Bioética: conhecer, compreender e compartilhar

Professor Alisson Baraúna (Ensino Religioso e Filosofia)

A bioética como uma das áreas de saber moral, desponta no cenário atual como uma pauta relevante frente aos desafios éticos de gestão da vida e, sobretudo, aos impactos gerados nas diversas formas de compreender a questão do respeito à vida em todos os seus aspectos. Surge no horizonte da educação missionária a pergunta de como articular este debate e favorecer um espaço de conhecimento, compreensão e compartilhamento de ideias no âmbito escolar?

O primeiro passo é conhecer os aspectos gerais que balizam as discussões no campo da bioética, tais como a preocupação com o respeito à vida humana em sua origem, observando as técnicas de reprodução artificial, anticoncepção, aborto, criogênese, estatuto do embrião humano, bem com a fase terminal, como a eutanásia, cuidados paliativos, dentre outras pautas voltadas à dimensão ecológica e ao cuidado com o planeta, até a investigação das questões de gênero.

O conhecimento desses temas implica no compromisso ético com a reflexão acerca de quais os impactos da evolução científica na vida. Assim, idealizamos um projeto que visava fornecer um espaço para a autonomia da pesquisa, leitura e análise das informações que culminaram no processo de compreensão de como se expressar no cenário atual.

O segundo passo foi compreender as origens dessa reflexão e de que forma ela contribui para a construção da cidadania por meio de um processo de investigação, que perpassa o campo das ciências da religião. O professor e pesquisador José Roque Junges comenta que “nas origens da bioética estavam implicados vários teólogos devido à sua longa expertise em argumentação ética e seu engajamento na discussão de problemas de ética médica no âmbito da moral católica”.

Nesse contexto, um projeto, idealizado e desenvolvido no componente curricular de Ensino Religioso, conduziu os estudantes a refletirem pelas vias do papel da teologia que é o de despertar e ativar uma sensibilidade ética acerca do respeito à vida e descartar usos ideológicos das mensagens religiosas nas suas diversas identidades, bem como do discurso cristão.

O terceiro passo foi o compartilhamento das informações. Vivemos num mundo plenamente conectado e com uma multiplicidade de ferramentas que nos garantem acesso a descobertas em todos os campos de atuação. Desse modo, nossa intenção foi transmitir à comunidade educativa informações que visavam conscientizar, esclarecer e conduzir a um processo de reflexão sobre a importância do debate no campo da bioética para os nossos tempos.

Ademais, a bioética em toda sua complexidade é o lugar do encontro e do diálogo entre as diversas formas de compreensão dos impactos gerados pelos avanços que envolvem a tecnologia e a ciência. É por meio desse conjunto de pesquisas, discursos e práticas que direcionamos nossa percepção à vida humana e à questão ecológica um olhar de cuidado e responsabilidade.