A ludicidade aplicada à Educação Física


Professora Karina Khristian Silva (Educação Física)


Os exercícios, os movimentos e as brincadeiras fazem parte do mundo da criança. Muito se fala em qualidade de vida e nos benefícios que a atividade física pode proporcionar às pessoas e ao se tratar das crianças essa ideia não é diferente. O que pode mudar em relação a elas é a metodologia e os materiais que serão utilizados para que os benefícios estejam presentes. Nas aulas de Educação Física, é possível trabalhar com o movimento de forma livre e criativa, promovendo uma integração entre: mente, corpo e mundo externo.

As crianças têm um modo diferente de ver as coisas, por meio de determinadas situações são capazes de fantasiar diversos mundos imaginários dentro de um mesmo contexto. A brincadeira é a melhor opção quando o assunto é desenvolvimento infantil. Ao brincar, a criança ativa muitos membros corporais, além de melhorar a coordenação motora e as habilidades fundamentais para os seus processos naturais de vida, como andar, correr, saltar, girar, arremessar, chutar etc.

Assim, a atividade lúdica deve ser trabalhada com crianças de todas as idades, pois ela produz entusiasmo e traz muitos benefícios para o desenvolvimento infantil. Por meio da ludicidade, a criança fica alegre, vence obstáculos, desafia seus limites, libera energia, trabalha a criatividade, aprimora os seus conhecimentos, entende como viver em sociedade, o que pode ou não ser feito, passa a perceber a existência de regras e normas que precisam ser obedecidas e aprende, também, sobre o respeito que deve ter aos seus companheiros sendo eles adversários ou não.

Toda brincadeira é uma imitação transformada, no plano das emoções e das ideias, de uma realidade anteriormente vivenciada. As brincadeiras infantis servem para que a criança de forma lúdica trabalhe com o mundo dos objetos, mas que também consiga agir em relação ao mundo adulto.

Por meio do brincar de faz de conta, a criança cria um elo com a realidade, socializa-se com o outro e, diante das situações decorrentes da brincadeira, atribui significados e sentidos aos seus atos. Para a criança, a brincadeira representa algo muito importante, pois ela enfrenta a realidade, seus medos e anseios, gerando possibilidades de se movimentar.

Dessa forma, a vivência lúdica nas aulas de Educação Física é extremamente importante, pois funciona como um espaço que permite à criança lidar com o crescer, a autonomia e os seus limites.