Maio / 2023

Imagine se todos os lugares e pessoas fossem iguais. Não haveria graça, não é mesmo? A grande riqueza do nosso planeta é a diversidade. Diversidade cultural, biológica étnica, linguística… Todas essas diversidades permitem que o mundo seja melhor e completo. 

No entanto, o grande desafio é fazer com que essa pluralidade seja valorizada e respeitada por todos. Hoje, temos muitas leis para determinar uma nova postura do ser humano na sua relação com o outro e com o mundo. Considerando que o próprio ser humano perde muito quando essas relações são desequilibradas, não precisaria lei para que houvesse o respeito. Contudo, a realidade é outra e, muitas vezes, nem mesmo as leis asseguram a convivência harmoniosa. 

Vivemos uma crise de valores. Na modernidade, as crenças, as formas de conduta, as tradições e as atitudes se relativizaram. A preocupação ética tornou-se universal e está presente em todos os âmbitos da vida humana. 

Pensando nisso, é certo de que precisamos formar nossos estudantes com um olhar de compaixão mais sensível para que desenvolvam uma postura de respeito e valorização da diversidade, compreendendo-a de forma legítima. É preciso resgatar alguns valores e virtudes, como respeito, solidariedade, altruísmo e tolerância que estão adormecidos e tornam-se imprescindíveis para uma convivência respeitosa e harmoniosa. Só assim construiremos um mundo mais justo e fraterno.

Nesta edição, apresentamos alguns textos sobre a diversidade e sua riqueza. Esperamos que você, leitor, promova transformações sociais e seja um multiplicador de ações éticas e coesas. 







O que é ser diferente para a psicanálise?


Conviver com o diferente 


A riqueza da pluralidade 


De onde vem a nossa diversidade social?