Minecraft e ecologia

Professora Viviane R. L. Gadotti (Ciências - Ensino Fundamental - Anos Finais)

No âmbito escolar, é importante e necessário que se reflita sobre o processo educacional de formação do sujeito ecológico, principalmente diante da atual crise socioambiental na qual nos encontramos. Nesse contexto, está a escola com sua tarefa de formar cidadãos capazes e aptos para compreenderem o ambiente, interpretarem as relações, os conflitos e problemas presentes, a fim de agir em sociedade tornando-a mais justa e solidária. E por que não aliar todas essas ações e potencializá-las com o uso de jogos? Isso mesmo! O Minecraft pode ser utilizado para tratar de espaços sustentáveis de forma lúdica e prazerosa.

A incorporação de recursos tecnológicos na educação modifica não só a forma de aprender, mas também como o professor planeja as aulas e as atividades que serão realizadas pelos alunos. É um processo dinâmico, criativo e de pesquisa. O professor também aprende nesse processo. O emprego de “serious game”, ou jogo sério, envolve conteúdos do currículo escolar, não se limitando apenas ao entretenimento. Por meio do jogo, o aluno é estimulado a aprender, adquire iniciativa, autoconfiança e vivencia situações reais.

Adotar uma ferramenta como o Minecraft na escola pode significar oportunidades de aulas mais contextualizadas, para aquisição do conhecimento, ampliando a capacidade cognitiva para o desenvolvimento da criança e inclusive sobre as questões socioambientais. Os jovens exercem o comando e se relacionam com os quatro elementos da natureza presentes, sendo um potente veículo para o desenvolvimento de ambientes virtuais ecologicamente mais corretos e um poderoso instrumento que possibilita a reflexão na perspectiva da interação homem e ambiente.

No jogo, é possível vivenciar situações reais, interagir, permite o erro, oferecem desafios que fomentam a capacidade de solucionar problemas, estimulam a enfrentar conflitos semelhantes aos da vida real e assim, talvez, contribuir para serem capazes de enfrentar os conflitos sociais, éticos e estéticos da vida e estarem preparados para um projeto real de sustentabilidade comunitária e social.

O sujeito ecológico, nesse sentido, também pode ser estimulado diante de uma conduta individual que contagia grupos e pessoas, nas suas conexões e na conexão do sujeito com a natureza. Formar um sujeito ecológico significa contribuir para formação de uma escola sustentável. O Minecraft pode ser um coadjuvante no processo educativo de reflexão e ação e auxiliar no currículo, porém é imprescindível a mediação do professor.

Nesse caso, o docente pode abordar em sala de aula, dentro de um processo educativo dialógico e problematizador, momentos de reflexão sobre as interações do homem com o ambiente, estimulando uma ação consciente que promova a transformação social e neste ângulo também contribua com a transformação da escola em espaço educador sustentável, a partir do apoio oferecido pelo jogo para formação do sujeito ecológico.