Ressignificando sentimentos e poetizando

Professora Mariana Liz Soares Moura da Silva (Ensino Fundamental - anos iniciais)


Trabalhar com poemas, em sala de aula, é ampliar o domínio da linguagem e capacitar o leitor a construir o seu conhecimento, pois, por meio do texto poético, é possível conhecer a si e ao outro, desenvolver diversos aspectos cognitivos, como leitura, interpretação, criação e aprimorar o lado criativo e reflexivo.

A partir do ludismo sonoro, das imagens simbólicas e da riqueza da linguagem figurada presente nos poemas, nos deparamos com uma fantasia e começamos a sonhar, ao mesmo tempo em que vivenciamos a realidade e começamos a descobrir novos caminhos de construção de pensamentos.

Compreendendo que o poema é a voz da alma, que possibilita o encontro da criança com o prazer, com a fantasia, com a realidade e que, ao sentir e apreciar um poema o leitor se sensibiliza ante o mundo e usufrui dele como um meio de comunicação, foi desenvolvido um projeto no qual os alunos dos quartos anos receberam o desafio de escrever sobre os seus sentimentos e criar poemas totalmente autorais.

Em um momento de distanciamento e adaptações, o poema surgiu como uma terapia para os discentes que puderam liberar a criatividade, o imaginário e criar lindos textos poéticos. Tendo as palavras como matéria-prima, eles expressaram suas ideias, angústias, sonhos e sentimentos que carregam em um momento repleto de questionamentos e atípico para todos. A poesia, presente nos poemas, com sua licença imaginária, possibilitou aos alunos declamarem versos sobre a tristeza de uma viagem que não aconteceu, a alegria da visita a um parente após meses de isolamento, a felicidade da chegada de um animalzinho para ser companheiro, dentre outras situações do cotidiano que ganharam ritmo, rimas e nos envolveram com a ludicidade e com a realidade.

Os sentimentos ganharam uma nova roupagem, concretizados em versos e digitados em documentos; e a compilação de todos os textos poéticos, também, passou por uma adaptação. Em um momento em que a tecnologia é a protagonista do ensino remoto, os alunos puderam ver os seus poemas publicados em um livro on-line, democratizando o acesso, visto que a possibilidade de compartilhar a obra foi ampliada.

A união do imaginário poético, da tecnologia e do conhecimento dos alunos resultou em um projeto capaz de ultrapassar as barreiras do distanciamento e unir as pessoas no mundo literário; mas isso só foi possível, porque falamos de nós, seres humanos capazes de sentir.