Maio/ 2021

Editorial - Vamos juntos escrever a nossa História?


Inúmeros debates sobre o papel da História na sociedade contemporânea têm sido crescentes. Alguns questionamentos, como: o que ensinar? Como ensinar?, têm instigado professores e historiadores. Contudo, a ideia de que somos sujeitos históricos e agentes de nossa própria história é inquestionável; sendo assim, a contribuição da História também é. O conhecimento histórico é extremamente importante para garantir a permanência de valores universais, como democracia, direitos humanos e respeito às minorias. Se a História só nos auxiliasse nessas questões já teríamos motivos suficientes para estudá-la, pois quando conhecemos o passado histórico, temos condições de agir sobre a realidade; mas sabemos que a História ultrapassa essas questões.

Contribuir para que o contato com diversos tempos históricos venha a ser o mais próximo possível da nossa realidade e gerar a percepção de que tudo que vivenciamos foi construído por outros seres humanos semelhantes a nós, com dificuldades, conflitos e que estiveram inseridos em contextos cujas características humanas, sociais, culturais e políticas podem ter sido diferentes, mas que vieram a possibilitar que fossem sujeitos históricos da mesma maneira que somos hoje; são objetivos do ensinar e aprender História. Mais do que encontrar respostas, estudar História é aprender a fazer perguntas, a fim de compreendermos melhor a sociedade para entendê-la, preservar o que ela tem de bom ou transformá-la.

Nesta edição da Revista Gênesis, convidamos os leitores a navegarem pelos mares da História e a descobrirem a importância dessa disciplina na contemporaneidade.

“Ontem semeamos a realidade de hoje, hoje semeamos a de amanhã. A História pode nos ajudar a realizar esta semeadura com lucidez, anunciando um futuro mais justo e fraterno” (Caio Boschi).

Vamos juntos escrever a nossa História?

Clarice Aparecida Monreal Pereira Cavalcanti


Vivendo a História nas séries iniciais

História e construção da cidadania

A consciência histórica na sala de aula

Por que estudar História?