Junho / 2023

Tecnologia, educação e inovação


A sociedade, em qualquer época, sempre foi muito marcada pelas transformações, algumas quase imperceptíveis, outras mais intensas e profundas. Todavia, a pós-modernidade, caracterizada pelo avanço tecnológico e sua crescente popularização que anularam a distância e o tempo, intensificou essas transformações. 

Vivemos, não só uma mudança de paradigmas, mas uma verdadeira mudança epocal, expressão utilizada pelo teólogo Carlos Palacio, que provoca uma crise de sentido, afeta todos os aspectos da vida humana e acomete as diferentes esferas sociais, sem deixar, também, de impactar profundamente a escolar.

Com certeza, todas essas alterações trazem um grande desafio para a educação: formar pessoas para um mundo em constante evolução, dinâmico, diverso e para um tempo que não sabemos como será. Emily Dickinson, poetisa, em um de seus versos nos fala de “um lugar chamado amanhã”, não como algo que remotamente virá, mas que já é potência de realização e nos convida a habitá-lo. 

Neste novo cenário, devemos buscar diferentes metodologias que preparem os estudantes para um futuro desconhecido, no qual eles sobreviverão, não pelo que sabem, mas pelas habilidades e competências desenvolvidas para a aplicação do conhecimento.  A escola, enquanto espaço propício para aprendizagens, deixou de ser lugar de transmissão e assimilação do conhecimento e passou a ser um ambiente de experimentação, de criação, de recriação e de autoaprendizagem.  

Não sabemos o que realmente virá, mas temos a certeza de que o relacionamento do sujeito humano com a realidade, hoje, passa necessariamente pela tecnologia, em especial as tecnologias da informação, em todos os seus modos de realização e, esse mesmo sujeito que faz uso da tecnologia é quem a cria, pois é dotado de uma capacidade infinita de inventividade e inovação. Pode parecer paradoxal, mas a mesma tecnologia que transforma as relações humanas é constantemente transformada por elas. 

Assim, mais do que tratar de assuntos comumente reconhecidos no cotidiano escolar, optamos por trazer, nesta edição, uma contribuição amplificada. Reunimos textos, cuidadosamente escritos, que tratam de questões pertinentes sobre práticas pedagógicas e novas tecnologias.

Boa leitura!

Mais educação midiática, por favor!


Renovando a forma de aprender

Tecnologia e nativos digitais

Reconfigurando a sala de aula

Educação em transformação