Educação em transformação

Professora Christiane Rodrigues Fernandes

Atualmente, nos deparamos com constantes mudanças inseridas em nosso cotidiano: meios de comunicação eficientes, inovações científicas e tecnológicas, acesso irrestrito às informações. Esse acelerado progresso nos faz, também, repensar a educação no que se refere a uma alteração de paradigma.

É fundamental a ampliação no processo de ensino, com maior envolvimento e interação entre alunos e entre estes e o professor que assume um novo papel. O ambiente de aprendizagem eficiente promove uma verdadeira troca entre todos os envolvidos; não mais uma via de mão única em que o professor “transfere” seu conhecimento e o aluno “recebe”.

Facilitadores desse processo são as estratégias de comunicação e os recursos tecnológicos usados em nossas aulas. Essa aprendizagem colaborativa aumenta a capacidade cognitiva ao passo que estimula as habilidades exigidas, entre outras, de definir, comparar, argumentar, inferir, analisar, sintetizar, relacionar e respeitar opiniões. O uso constante dessas habilidades em aula permite conexões cerebrais muito mais profundas e, por isso, efetivas.

Podemos destacar inúmeros projetos desenvolvidos pelos alunos que envolvem várias disciplinas e recursos, como a utilização de computadores, lousa digital, projeções, pesquisas biográficas puderam combinar imagens e palavras, possibilitando pesquisas e análises mais dinâmicas e participativas.

O caminho percorrido pelo aluno e professor, em um ambiente no qual interagem, acessam informações e participam ativamente do processo educativo, promove a construção de saberes muito mais significativos e consolidados.


“A aprendizagem pode se dar com o envolvimento integral do indivíduo, isto é, do emocional, do racional, do seu imaginário, do intuitivo, do sensorial em interação, a partir de desafios, da exploração de possibilidades, do assumir de responsabilidades, do criar e do refletir juntos.”

Vani Moreira Kenski