12.6 - 07. Carolina Martins

Básicos das Layers

Criação de um postal alusivo ao Havai

Objetivo:

O objetivo deste tutorial é aprender os básicos de trabalhar com layers(ou camadas) no Photoshop. Com a ajuda deste tutorial, vai criar um postal alusivo ao Havai com os ficheiros fornecidos usando as diversas funcionalidades da ferramenta das layers.

O resultado final:

Antes de iniciar o tutorial, faça download dos ficheiros necessários:

Passo 1 - Início

Comece por abrir o ficheiro 04Start.psd

Aparece a imagem de um ananás sobre um fundo branco:

Passo 2 - Layers e ícones de visualização

Repare que, apesar de apenas ser visível o ananás existem cinco layers no painel à direita, cada uma com o seu indicador de visualização. Isto são os pequenos ícones à esquerda de cada miniatura de cada layer. Quando uma layer está visível, este irá assumir a forma de um olho. Quando não, um quadrado vazio. Faça clique neste ícone para esconder uma layer visível ou visualizar uma layer escondida.

Por agora, clique em todos os quadrados vazios para visualizar todas as layers ao mesmo tempo e selecione a layer Background.

Passo 3 - Beach.jpeg

Abra o documento Beach.jpeg. Repare que apenas se encontra visível uma layer no painel. Não se preocupe, o outro documento não foi fechado. Se olhar para o canto superior esquerdo da janela de edição, verá que há agora dois separadores abertos. Pode mudar o ficheiro que está a editar clicando no respetivo separador ou com a tecla de atalho Ctrl + ~.

Para trabalhar com a Layer 1 do documento Beach.jpeg juntamente com o documento inicial, terá de copiá-la para 04Start.psd. Para tal, terá de fazer clique com o botão direito do rato no nome da layer (tendo atenção para não clicar na miniatura) e selecionar "Duplicate layer..." (ou através da barra de menu com Layer > Duplicate Layer...). Seguidamente, é-lhe pedido que escolha o documento para onde enviar a cópia. Na janela que surge, selecione 04Start.psd, como no exemplo abaixo sugerido.

Passo 4 - Editando Beach

Pode agora fechar o separador do documento Beach.psd sem guardar as alterações (Atalho: Ctrl+W para fechar o separador atual).

Visto que todas as layers deste documento já têm nomes, dê agora também um nome à layer que acabou de adicionar. Basta fazer duplo clique sobre o seu nome atual, escrever um nome fácil de lembrar, como Beach, e carregar no Enter.

No painel das layers, arraste a nova layer Beach para cima da layer Pineapple:

Agora, vai adicionar uma margem à volta de Beach para criar a ilusão de que é uma fotografia.

Primeiro, esconda todas as layers em que não vai trabalhar fazendo Alt+Clique no indicador de visualização de Beach.

De seguida, faça duplo clique sobre a sua miniatura (ou clique no botão "Add a layer style" na parte inferior do painel das layers e selecione "Stroke..." ou ainda através de Layer > Layer Style > Stroke...) para abrir a janela Layer Style.

Na janela que é aberta, certifique-se de que a opção "Stroke" está selecionada no menu da esquerda e introduza as seguintes opções:

Size: 5 px

Position: Inside

Blend Mode: Normal

Opacity: 100%

Color: Branco (Clique na caixa colorida e escolha branco, depois clique em OK)

Clique em OK para fechar a janela.

Vai agora mudar o tamanho de Beach e posicioná-la num local apropriado.

Primeiramente, torne visível Pineapple. Depois, carregue em Ctrl+T (ou Edit > Free Transform) e redimensione Beach para cerca de metade do tamanho. Para isto, pode especificar 50% da altura na barra de opções (Clique primeiro no botão entre altura e largura para manter as proporções), ou então arrastar um dos cantos até à posição do anterior centro da imagem (Lembre-se que se segurar a tecla Shift enquanto redimensiona uma imagem, ela manterá as suas proporções). Ainda na barra de opções, altere o ângulo de inclinação para 15º.

Reposicione a imagem para ficar aproximadamente como no exemplo, e carregue em Enter para aceitar todas as alterações.

Passo 5 - Blending modes

Esconda a layer Beach. Note que a imagem de Pineapple parece um pouco desbotada. Para aumentar a intensidade das cores nesta layer, faça o seguinte:

Crie uma cópia da layer com Ctrl+J (ou através de um clique direito no seu nome e clicando em "Duplicate Layer..." ou ainda através da barra de menu com Layer > Duplicate Layer...).

Com a cópia selecionada, clique no botão do Blending Mode, visível no topo do painel das layers (Deve

dizer "Normal" por predefinição), e selecione "Overlay".

O ananás ficou com cores muito mais ricas:

Torne agora visível Postage e altere a sua opacidade para 25%, e o seu Blending Mode para "Multiply", ambas as opções no topo do painel das layers.

O símbolo de correio ficou mais desvanecido:

Passo 6 - Utilização de um filtro

Selecione Background e crie uma nova layer com o botão localizado na parte inferior do painel das layers (ou Ctrl+Shift+N; ou Layer > New > Layer...).

Mude a cor selecionada para um tom azul celeste com o seletor de cores e vá a Filter > Render > Clouds.

Acabou de adicionar nuvens semi-realistas ao fundo da imagem:

Não se esqueça de dar um nome à nova layer, por exemplo, Clouds.

Passo 7 - Aplicar um gradiente a uma layer

Selecione e torne visível a layer HAWAII.

Faça clique com o botão direito do rato na miniatura da layer e escolha "Select Pixels".

Agora, selecione a "Gradient Tool" (G) na barra de ferramentas e escolha um laranja vibrante com o selector de cores.

Para aplicar um gradiente, basta fazer clique e arrastar o rato de um local para outro. Para o aplicar numa direção cardinal, terá de segurar a tecla Shift enquanto arrasta. Aplique um gradiente de baixo para cima nesta layer

Passo 8 - Adicionar texto

Desselecione tudo com Ctrl+D ou através de Select > Deselect. Agora, utilize o seletor de cores para escolher um verde cor-de-relva.

Selecione a "Type Tool" (T) e na barra de menu, selecione Window > Character.

Introduza as seguintes opções na janela:

Nota: Pode utilizar qualquer tipo de letra serifada que desejar, sendo Palatino Linotype uma boa escolha.

Faça clique por baixo da letra 'H' de HAWAII e escreva "Island Paradise". Não se preocupe se o texto não ficar perfeitamente alinhado.

Quando terminar de escrever, clique no botão "Comit any current edits", presente na barra de opções ou carregue na tecla ENTER do teclado numérico. Posteriormente, pode fechar a janela Character.

Alinhe o texto que acabou de escrever com a "Move Tool" (V) para que fique centrado por baixo de HAWAII:

Passo 9 - Aplicar Layer Styles

Anteriormente, já adicionou um Layer Style a Beach. Agora, vai adicionar sombras às layers de texto.

Ainda com a layer Island Paradise selecionada, clique no botão "Add a layer style" na parte inferior do painel das layers e escolha "Drop Shadow..."(ou Layer > Layer Style > Drop Shadow...).

Certifique-se de que a pré-visualização está activada e escolha as seguintes opções:

Blend Mode: Multiply

Opacity: 75%

Angle: 78º

Distance: 5 px

Spread: 30%

Size: 10 px

Clique em OK.

Para aplicar o mesmo efeito à layer HAWAII, basta manter premida a tecla Alt + Clicar e Arrastar o símbolo fx de uma layer para a outra.

Agora, vai editar ambas as flores.

Torne visível as layers Flower e Flower2.

Comece por reposicionar (V) Flower2 no canto inferior esquerdo da janela de edição, de modo a apenas ficar visível uma parte da flor. É aconselhável que seja também diminuído ligeiramente o seu tamanho (Ctrl+T ou Edit > Free Transform).

Use o exemplo como guia:

Adicionará agora um efeito de cetim a Flower.

Selecione Flower, abra a janela Layer Style (Duplo clique na miniatura; Botão na parte inferior do painel das layers; Layer > Layer Style > Satin...) e escolha "Satin" no menu da esquerda.

Faça clique na caixa colorida e escolha uma cor que complemente a flor. Depois, defina as restantes opções:

Passo 10 - Criar uma layer de ajuste

Uma layer de ajuste serve para aplicar correções de cor que sejam fáceis de reverter a outras layers. Uma layer de ajuste afeta todas as layers que estão por baixo dela na ordem do painel das layers.

Selecione a layer Flower2 e clique no ícone "Hue/Saturation" no painel "Adjustments".

Introduza as seguintes opções:

  • Hue: 43

  • Saturation: 19

  • Lightness: 0

O efeito é aplicado a todas as layers por baixo da layer de ajuste. Como um ananás radioativo não combina muito bem com o nosso postal, irá fazer com que o efeito seja aplicado apenas aFlower2. Para tal, faça clique direito sobre a nova layer e escolha "Create Clipping Mask".

Passo 11 - Toques finais

O postal está quase pronto. Para finalizar, vai reposicionar o carimbo do correio e adicionar uma margem branca de postal.

Reposicione Postage para uma localização aproximada à que se vê aqui:

Para a margem, crie uma nova layer (Ctrl+Shift+N; Botão na parte inferior do painel das layers; Layer > New > Layer...) e desloque-a para o topo de todas as outras se ainda não lá estiver.

A seguir, faça Ctrl+A (ou Select > All) para selecionar todos os conteúdos visíveis na janela de edição. Depois, escolha Select > Modify > Border... na barra de menu, e na janela Border Selection que aparece, especifique 10 pixels para a largura.

Selecione branco com o seletor de cores e faça Shift+F5 (ou Edit > Fill...).

Selecione as seguintes opções (são as opções predefinidas):

Para terminar, dê um nome à layer, por exemplo, Border.

O resultado final:

Passo 12 - Flattening

Quando acabar de editar todas as layers na sua imagem, pode uni-las de modo a reduzir o tamanho do ficheiro. Não deve fazer isto até estar certo de que não serão necessárias mais alterações, pois não poderá voltar a editar nenhuma layer. É portanto aconselhável salvar o ficheiro antes de fazer um "Flatten".

O espaço que o ficheiro ocuparia se fosse "Flattened" está presente à esquerda do espaço total no canto inferior esquerdo da janela de edição:

Para realizar esta ação, pode fazer clique com o botão direito do rato em qualquer layer e escolher "Flatten Image".

Bom trabalho, parabéns por completar este tutorial.