Alunos do IFSP fazem projeto científico na UNESP
Por: Ana Laura Fazzan
Foto enviada por Raiany Mazoti - Alunos participando do projeto científico.
Os alunos Raiany dos Anjos Mazoti e Gabriel Neiris Nascimento, estudantes do curso Técnico de Desenho de Construção Civil do Instituto Federal de Ilha Solteira, participam de um projeto de iniciação científica intitulado como "Sílica gel organofuncionalizada com amino, piridil, triazol, tiol (APTT) e complexação com metais de transição", que consiste no desenvolvimento de Eletrodos Quimicamente Modificados (EQM) por um material que envolve a funcionalização da sílica gel com metais de transição, com auxílio e orientação do professor Devaney Ribeiro do Carmo.
De modo geral, os participantes envolvidos preparam soluções, montam sistemas para reação de materiais e reagentes e aplicam os experimentos nas técnicas de análise de resultados, montam sistemas eletroquímicos e organizam o laboratório.
O projeto foi-lhes apresentado por um membro do grupo GAMN (Grupo de Analítica Ambiental de Materiais Nanoestruturados) - que faz estudos voltados à química e envolve determinação de substâncias de interesse biológico através de técnicas eletroquímicas – depois de entrar em contato com a professora Adriana Maria Pereira, do Instituto Federal de Ilha Solteira, que os recomendou para a participação.
"Estar envolvida com o projeto me trouxe diversos aprendizados não como estudante apenas, mas também me despertou o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Para lidar com o ambiente, precisei de muita tolerância à frustração, além de responsabilidade, assertividade, foco e, principalmente, persistência" comenta Raiany.
"Me envolver com o projeto alterou minha forma de agir em relação aos estudos, exigindo maiores responsabilidades, além de aprofundar meus conhecimentos no âmbito da química, trazendo a oportunidade de trabalhar em laboratório, no ramo da pesquisa", relata Gabriel.
Essa atividade se iniciou em setembro de 2024 e, por estar em vigência por um ano, prevê-se que será finalizado também em setembro de 2025. Os encontros acontecem às segundas e quartas feiras, no campus 4 da UNESP, em período letivo, totalizando 6 horas semanais. Em períodos de recesso escolar, frequentam todos os dias das 8:00h às 16:00h, ou em alguns casos, até as 17:50h, totalizando 8 ou 9 horas e 50 minutos diárias.