NOTÍCIAS ETEC

Grupo teatral da ETEC levará ao palco o espetáculo “Laços”

A peça comporá a Mostra Estudantil de Teatro, em setembro, na Fundação Cultural

Reportagem: Enrique Augusto Rufino Lopes

Inserida no abrangente projeto "Arte e Cultura", a Mostra Estudantil de Teatro Adilson Nascimento assume o palco como um catalisador poderoso para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e para o estímulo à multidisciplinaridade no contexto escolar. Esta iniciativa busca iluminar a jornada de estudantes através do teatro, refletindo não apenas a arte dramática, mas também a construção de valores fundamentais. A estreia da peça "Laços", do grupo “Encanto” da Etec de Ilha Solteira, está marcada para o dia 25 de setembro deste ano, às 8 horas da manhã, na Fundação Cultural de Ilha Solteira (Antigo cinema), com apresentação exclusiva para os alunos da escola.

A magia do teatro transcende as cortinas, abrindo caminho para um verdadeiro autoconhecimento. A relação entre palco e plateia, uma espécie de "ágora" contemporânea, proporciona uma oportunidade única para os jovens artistas explorarem potencialidades internas enquanto encantam aqueles que assistem. Este encontro entre colegas no papel de atores, técnicos e produtores com o público que os reconhece projeta uma imagem vibrante de uma sociedade envolvente, participativa e autoempoderada, determinada a moldar seu destino.

Autonomia, autoconfiança, pensamento crítico e habilidades comunicativas inerentes ao teatro estendem-se naturalmente ao processo educacional. A Mostra Estudantil de Teatro se manifesta como um portal que fomenta a expressão artística nas escolas, erguendo uma plataforma relevante que enriquece as práticas pedagógicas.

Entre as diversas escolas que participam do projeto, a ETEC de Ilha Solteira destaca-se com a peça "Laços", uma criação dirigida e escrita pelo aluno Enrique Augusto do 2° EMIF. Esta emocionante peça de cenas curtas explora as complexidades das conexões humanas e como elas moldam nossas trajetórias individuais. A dedicação do corpo docente e o apoio irrestrito da administração escolar, representada pela Diretora Monique Dias Pinto, pelo Coordenador Pedagógico Luciano da Paz Santos e pelo Orientador Educacional Adauto Ferreira Siqueira (Responsável pelo grupo teatral), refletem o comprometimento em nutrir o talento e a criatividade dos estudantes.

Sob a orientação de professores experientes como Paulo Jordão e Melissa Nascimento, a produção de "Laços" ganha vida com o esforço coletivo dos alunos, incluindo o entusiasmo do professor de Artes Valdo Fernando Costa e da professora Nádia Aparecida Magalhães de Souza. O grupo de teatro “Encanto” se compromete a continuar inspirando a paixão artística na escola, continuando a promover o impacto positivo da arte após essa notável apresentação. Para obter mais informações sobre a programação da mostra, basta procurar a Secretaria Municipal de Cultura na Casa da Cultura, localizada na Praça dos Paiaguás.