NOTÍCIAS GERAIS

II Feira de Ciências das Escolas movimenta Praça Paiaguás em 20 de outubro

Reportagem: Cíntia Martins Sanches

A E. E. Urubupungá organizou a II Feira de Ciências das Escolas de Ilha Solteira, com apoio do Departamento Municipal da Juventude e da UNESP. O evento está marcado para a próxima sexta-feira, dia 20 de outubro, na Praça Paiaguás. O público alvo são estudantes de todas as escolas públicas de Ilha Solteira e a inscrição foi gratuita por meio do site do evento. O apoio da UNESP se estendeu à comissão científica e à impressão de painéis para os inscritos se apresentarem no evento.

O evento tem duas modalidades de participação: Mostra de Trabalhos e Feira de Ciências. Segundo os organizadores, “A Mostra de Trabalhos inclui a apresentação de qualquer atividade desenvolvida no âmbito escolar, como produção de cartazes, maquetes, aulas práticas, seminários etc. A Feira de Ciências permite a apresentação de trabalhos resultantes de projetos de natureza científica (iniciação científica, experimentos etc.)”.

Toda a comunidade poderá comparecer à Praça Paiaguás a partir das 9h da manhã para prestigiar estudantes e para conhecer os projetos desenvolvidos nas escolas. As apresentações irão acontecer das 9h às 16h e haverá diferentes apresentações no período da manhã e da tarde. O espaço será de bastante troca de conhecimentos e compartilhamento e ideias. Trata-se de uma possibilidade de enriquecimento tanto para os apresentadores quanto para o público em geral.

Um dos projetos a serem apresentados na Mostra de Trabalhos é o próprio Jornal Uma Arara me Contou. Quem falará sobre ele são os estudantes Matheus, Pablo, Livia e Rafaela, do IFSP, que fazem parte da equipe de produção deste veículo de comunicação voltado para o público escolar de Ensino Médio da cidade e para toda a comunidade local. A ideia do projeto é servir de veículo para contar à comunidade os projetos desenvolvidos dentro das escolas.

A feira teve sua primeira edição no ano passado e foi um sucesso. No total foram apresentados 65 trabalhos, de diferentes níveis e áreas do conhecimento, com pôsteres, experimentos, jogos, protótipos, mostra de trabalhos, entre outros. A ideia é que a feira vá crescendo e seja um evento de integração entre as instituições escolares, para valorizar a educação e levar a escola para dentro da comunidade.

Jumma Miranda Araújo Chagas é Coordenadora de Gestão Pedagógica Geral - EE de Urubupungá, integrante da organização da Feira e uma das idealizadoras do projeto, juntamente com o professor Marcelo Sanches da UNESP. De acordo com a Jumma, na edição do ano passado articiparam cinco escolas (E. E. de Urubupungá, EE Profª. Lea Silva Moraes, EE Arno Hausser, ETEC e IF de Ilha Solteira) e três grupos de estudantes/Professores de outras escolas da diretoria de ensino (E.E. Dr. Edgar Raimundo da Costa/Mirandópolis, E. E. C. Francisco Schmidt/ Pereira Barreto e E.E. Armel Miranda/ Castilho), que também apresentaram seus projetos.  Dentre os visitantes não expositores, contamos com a participação de diversas Escolas públicas e privadas (do município e de municípios vizinhos), além de escolas de anos iniciais e da comunidade em geral”.


Imagens da I Feira de Ciências, em 2022 (foto 1) e cartaz de divulgação de 2023 (foto 2)

Feira do Empreendedor 2023: Instituições de Ilha Solteira enviam representantes para o evento Sebrae em São Paulo

IFSP, ETEC, E. E. Urubupungá, E. E. Arno Hausser, entre outras instituições, participaram do evento

 

Reportagem: Matheus Sthephano Kupkovski Miranda e Cíntia Martins Sanches

A Feira do Empreendedor 2023, evento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que reúne empreendedores, empresas e especialistas, realizou-se de 16 a 19 de outubro de 2023, das 10h às 20h, na São Paulo Expo. O evento foi gratuito e aberto ao público. O evento ofereceu uma variedade de atrações, incluindo palestras, workshops, consultorias e exposições. Entre os temas abordados na Feira do Empreendedor estavam: Empreendedorismo, Gestão de negócios, Marketing, Vendas, Finanças, Inovação, Tecnologia.

A cidade de Ilha Solteira teve diversos representantes na Feira do Empreendedor 2023. O projeto “Ilha Admirável” foi lançado durante a feira e teve um stand próprio para divulgação de projetos. O projeto "Ilha Admirável" é uma parceria entre diversas instituições da cidade, inclusive a Prefeitura, o IFSP, a UNESP e a ETEC. Esse projeto tem como propósito a promoção do desenvolvimento sustentável da cidade, tendo em vista a harmonia entre o crescimento econômico e a preservação do meio ambiente, bem como a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.

A Feira do Empreendedor contou com a participação de projetos desenvolvidos por alunos de instituições parceiras do Ilha Admirável e de outras instituições de ensino da cidade. As apresentações na Feira do Empreendedor foram uma oportunidade para os alunos mostrarem seu trabalho e receberem feedback de especialistas.

Em Ilha Solteira, a Secretaria Municipal da Juventude realizou recentemente o Programa Jovem Empreendedor, que incentivou estudantes a empreender e selecionou os melhores competidores para levar para a Feira de Empreendedorismo do Sebrae. Assim, diversas instituições da cidade conseguiram enviar representantes para o evento: IFSP, ETEC, APAE, E. E. Urubupungá, E. E. Arno Hausser, Legião Mirim, Projeto Agrícola Social e da Ilha de papel.

O Secretário Municipal da Juventude Fernandes Carvalho Ferraz, conhecido como Amarelinho, acompanhou tanto o Programa Jovem Empreendedor quanto a participação da cidade na Feira do Sebrae. Segundo ele, essa ida à Feira de Empreendedorismo foi muito importante para os estudantes e também para a cidade: “Foi uma oportunidade única, ainda que rápida. Graças às parcerias com as instituições, estamos desenvolvendo vários projetos de suma importância para os nossos jovens”.

O IFSP Ilha Solteira teve 9 estudantes classificados entre os melhores no Projeto Jovem Empreendedor. Todos foram contemplados com a possibilidade de apresentarem seus projetos na feira do Sebrae em São Paulo. São eles: Ana Julia Ribeiro Silva, Gabriel Vincenzo Dias Chiqueto, Gabrieli Alves Dourado, Gustavo Samuel Pessoa Gonçalves, Heitor Silva Zanqueta, José Eduardo Azevedo Dutra Pereira, Julia Sordi Silva de Souza, Laura Fermino de Oliveira, Pedro Henrique Marangoni Silva. Além desses, outras duas estudantes do IFSP compareceram para apresentar um projeto relacionado ao Ilha Admirável: Yasmin Rodrigues Dutra e Isabele Cristina Gomes Maia. O projeto, apresentado no stand do Ilha Adminável, é coordenado pelo professor Wilhan Donizete Goncalves Nunes e consiste no resultado parcial de uma iniciação científica. Eles produziram um "copo inteligente" batizado de "C-IF Drink", capaz de identificar adulterações nas bebidas, evitando os golpes conhecidos como "Boa noite, Cinderela". O copo foi fabricado por meio de impressora 3D no Laboratório IF Maker, no IFSP Ilha Solteira, e utiliza o Arduino na parte eletrônica. O projeto se liga ao Programa Ilha Admirável por envolver tecnologia e empreendedorismo a favor da educação e do bem-estar social.

Outras instituições ilhenses também tiveram participantes entre os melhores Jovens Empreendedores e conquistaram vagas para a Feira de Empreendedorismo do Sebrae em São Paulo. Da E. E. Urubupungá vem o primeiro lugar do Projeto Jovem empreendedor: o Kaio Kaleb de Souza Dantas. Da APAE, foi classificado o aluno Luiz Gustavo Gregório Calado da Silva; Da E. E. Arno Hausser, classificaram-se 4 estudantes: Adriel Aparecido da Rocha Marcelino, João Henrique Lino de Lima, Patrick Rodrigo de Souza e Thaislara dos Santos. Da ETEC, 6 alunos estão entre os classificados: Beatriz dos Santos Rezende, Carlos Eduardo Lino de Lima, Cecília Gili Motta, Eduardo Aciony Teixeira Regis, Nicolly Isabela Santos Oliveira e Isabela Venâncio Moreno dos Santos. Da Legião Mirim de Ilha Solteira, a classificada foi a Isabelli Ribeiro Attilio. Do Projeto Agrícola Social e da Ilha de papel, classificaram-se Cauã da Costa Clemente e Thyago Lourival Romão Silva.


Participantes de Ilha Solteira na Feira de Empreendedorismo do Sebrae

Eclipse ocorre depois de 24 anos e pôde ser visto em Ilha Solteira

Reportagem: Rafaela Yumi Kuroiwa

Milhares de pessoas ao redor do mundo miraram o céu neste dia 14 de outubro para observar o fenômeno astronômico que pôde ser visto inclusive no Brasil.

O eclipse solar anular ocorre quando a Lua passa em frente ao Sol na nossa visão terrestre. Devido ao posicionamento da Lua estar mais distante, ela acaba não cobrindo completamente o disco do Sol, deixando assim um anel de luz solar visível ao seu redor.  Isso cria o efeito de um "anel de fogo" no céu, diferenciando-se assim do eclipse solar total, no qual a Lua cobre completamente o Sol.    

O evento total foi visto em estados do Norte e Nordeste do Brasil, enquanto aqui no Sudeste ele foi parcial, com encobrimento de aproximadamente 50%. O fenômeno pôde ser vislumbrado em Ilha Solteira das 15:30 às 18:00, com seu pico às 16:45. Apesar do dia bastante nublado, com a ajuda de óculos e filtros especializados para observar eclipses ou lentes de solda N° 14, encontradas facilmente em lojas de material de construção, foi possível vislumbrar com segurança esse belo e raro fenômeno que ocorreu anteriormente no Brasil em 1994.

O eclipse visto de Ilha Solteira e o instrumento usado para observação segura (fotos de Rafaela Yumi e Pablo Galan)