Funcionamento dos sistemas de bolsas no IFSP - Campus de Ilha Solteira
Por: Kamylly Vitória da Silva Carvalho e
Luise Nascimento Martins.
A princípio, existem três modalidades de bolsas disponíveis para os estudantes do Instituto Federal no campus de Ilha Solteira, com intuito de fornecer renda extra, conhecimento e experiências adquiridas ao longo do processo. Sendo elas: os projetos de pesquisa; de extensão e de ensino. Dentro da modalidade de pesquisa, há projetos em processo de escolha dos alunos, como as bolsas pelo PIBIFSP, com o edital aberto em dezembro do ano passado.
As bolsas de ensino são focadas naquilo que se desenvolve em sala de aula, liderada pelo diretor da Junta Educacional, Robson. Projetos de extensão têm o objetivo de trazer a comunidade para esse meio acadêmico, não se restringindo ao Instituto, organizadas pelo professor representante Marcos. O foco dos projetos de pesquisa é voltado para inovação, tecnologia, novos produtos e processos.
As bolsas de extensão são desenvolvidas pelos próprios professores do IFSP, após a seleção, os estudantes devem cumprir as atividades com a orientação do responsável pelo projeto, sendo 4 bolsas para o campus de Ilha Solteira. O processo de avaliação e escolha dos projetos já estão em andamento, sendo selecionadas algumas propostas que provavelmente serão divulgadas entre abril ou maio e com isso, abre as inscrições. O processo de seleção dos alunos será feito através da preferência do próprio professor, sendo: atividades, desempenho em sala, simulados ou notas. Essas bolsas visam à interação entre o Instituto com a comunidade, promovendo atividades que complementam o aprendizado dos alunos e beneficiam a sociedade. Além disso, as bolsas buscam o desenvolvimento na área realizada, o que estimula ações extensionistas que favorecem na formação profissional.
Para as modalidades de pesquisa e ensino, é oferecido três especificidades: pelo PIBIFSP, PIBIC-EM do Instituto Federal e PIBIC-EM da Unesp, para que os estudantes tenham a oportunidade de vivenciar a iniciação científica dentro do campus. As bolsas do PIBIFSP, estão em andamento desde de dezembro de 2024, avançando até a escolha dos alunos, que serão contemplados durante nove meses com 350 reais. A segunda modalidade, é o PIBIC-EM, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento de Pesquisa, gerido pela reitoria, que distribuirá e definirá o número de projetos que estarão disponíveis apenas ao ensino médio. Essa oferece bolsas de 300 reais durante um ano e dentro do Instituto Federal, o edital será lançado em abril ou maio. Para terminar, há outra bolsa oferecida pelo PIBIC-EM, essa se refere ao Programa Institucional de Bolsa e Administração Científica do CNPQ com orientadores da Unesp. Portanto, a Unesp fornece essas bolsas para os estudantes de todas as escolas da cidade, que também têm a oportunidade de desenvolver essa experiência. As escolas selecionam os alunos engajados para os projetos e os docentes da Unesp definem os alunos classificados.
Em suma, os alunos devem buscar ativamente a orientação dos professores e manter-se atentos aos prazos e requisitos informados nos editais. Dessa forma, poderão maximizar suas oportunidades de participação em projetos e iniciativas oferecidas pela instituição, melhorando suas habilidades e seu currículo, garantindo que estejam bem preparados e informados para aproveitar as experiências acadêmicas disponíveis.