NOTÍCIAS GERAIS 

Paixão pelo Teatro: A Mostra Estudantil de Ilha Solteira

Reportagem de: Enrique Augusto Rufino Lopes

A Mostra Estudantil de Teatro Adilson Nascimento é parte integrante da 9ª Mostra de Teatro de Ilha Solteira, na quais diversas escolas do município se apresentarão em produções teatrais. As escolas participantes abrangem desde o Ensino Fundamental 1 até o Ensino Médio. Fazem parte da programação 5 instituições de ensino da cidade: a EMEF Paulo Freire, que encenará a consagrada peça "Pluft, o Fantasminha"; a ETEC, que apresentará "Laços", uma série de cenas curtas baseadas em histórias conhecidas pelo público, como “Saltimbancos - A História de uma Gata”; a E.E. Urubupungá, com o espetáculo “Viver é lutar’’; o Colégio Euclides da Cunha, com a peça ”Adolescer’’ e a EE Arno Hausser, com “Reviravoltas: Esperança Insistente’’.

Este projeto visa estimular a autonomia, a autoconfiança, o pensamento crítico e as habilidades de comunicação dos alunos, que desempenharão papéis de atores, técnicos e produtores para seus colegas de escola. Cada apresentação é única, embora compartilhem algumas semelhanças, e todas são exclusivas para os colegas de escola. Além das apresentações das escolas municipais na 9ª Mostra de Teatro, também serão encenadas peças de outras origens, como "Êêêê... Boi!" do projeto Culturando, promovido pela prefeitura do município.

Rayssa Vitória, aluna da ETEC de Ilha Solteira, expressou seu entusiasmo ao participar das peças teatrais "Laços" e "Êêêê... Boi!". "Fazer parte da peça "Laços" está sendo uma experiência incrível! Principalmente por conhecer pessoas novas e, de certa forma, fazendo amizades, já que antes quase ninguém se falava, e hoje em dia todo mundo é mais próximo. E por mais que tenha tido desentendimentos ou falta de comprometimento de algumas pessoas, está sendo um momento que eu nunca vou esquecer. Além disso, estamos participando de um projeto nunca feito na ETEC antes, e que, com certeza, vai motivar outras pessoas a fazer parte do teatro também."

A Mostra de Teatro Estudantil Adilson Nascimento está agendada para ocorrer de 19 a 25 de setembro de 2023. A programação é composta por espetáculos teatrais diversos, voltados para todas as idades, que acontecem na Casa da Cultura “Rachel Dossi”, no Cine Paiaguás e na Praça dos Paiaguás de Ilha Solteira. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ilha Solteira, por meio da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, em colaboração com o Departamento de Cultura, Departamento da Juventude e com o apoio da Fundação Cultural de Ilha Solteira.

PROGRAMAÇÃO 9ª MOSTRA DE TEATRO DE ILHA SOLTEIRA

Mostra Estudantil “Adilson Nascimento”

Local: Anfiteatro do Museu e Sala de Convenções Nara Lúcia Donato / Cine Paiaguás

Horário: 09h00

19/09 – “Pluft, o Fantasminha’’ - EMEF Paulo Freire

20/09 – “Viver é lutar’’- E.E. Urubupungá

21/09 – “Adolescer’’ – Colégio Euclides da Cunha

22/09 – “Reviravoltas: Esperança Insistente’’ - EE Arno Hausser

25/09 – “Laços’’ - ETEC

9ª Mostra de Teatro de Ilha Solteira

22/09 – Sexta-Feira

19h00 – Contação de Histórias “A Bolsa Amarela”, com Franciellen Francese (Capitu)

Local: Praça dos Paiaguás

20h00 – “Êêêêê….Boi’’ – Projeto Culturando

Local: Casa da Cultura “Rachel Dossi”

23/09 – Sábado

16h00 – Quero ser Bitita (Cênica SJRP)

Local: Anfiteatro do Museu e Sala de Convenções Nara Lúcia Donato / Cine Paiaguás

21h00 “Virado a Paulista’’ (Cênica SJRP)

Local: Praça dos Paiaguás


Ensaios dos grupos participantes da Mostra

Projeto “Ilha Admirável” trabalha pelo desenvolvimento da cidade

Reportagem: Pablo Galan Silva e Cíntia Martins Sanches

No dia 11 de maio de 2023 foi lançado o novo projeto “Ilha Admirável”. O evento ocorreu na Unesp com diversas autoridades do município, que apresentaram o que seria o projeto aos atores da cidade, como membros da comunidade escolar, empresários, entre outros.

O projeto é uma parceria entre diversas instituições, tais como a Prefeitura de Ilha Solteira, o SEBRAE, a UNESP, a ETEC e o IFSP, a Voti Valley e a ACEIS (Associação Comercial) com o objetivo de converter o município em um Centro de Tecnologia e Inovação, com foco no fomento ao empreendedorismo e na promoção da educação de excelência, desde o Ensino fundamental até o Superior. Além disso, busca-se apoiar iniciativas que impulsionam a geração de empregos e a captação de recursos para o município, bem como implementar políticas públicas sustentáveis ​​para promover o desenvolvimento progressivo de nossa cidade.

O programa nasceu para desenvolver economicamente Ilha Solteira e garantir para a cidade um arranjo produtivo eficiente, aumentando o número de empregos e melhorando a renda da população. Então, o objetivo desse programa é fomentar o empreendedorismo inovador para que Ilha Solteira seja uma formadora de mão de obra qualificada e de desenvolvimento tecnológico”, é o que afirma Maurício Santini, Diretor Adjunto Educacional do IFSP e representante da instituição na parceria com o Ilha Admirável.

O projeto toma como base o modelo de desenvolvimento da cidade de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, que tem muitas semelhanças com Ilha Solteira. A partir daí, o SEBRAE está fazendo formações com membros das instituições parceiras do programa para que seja possível alcançar as metas previstas. Desde seu estágio inicial, o Programa já engloba uma variedade de iniciativas, como a capacitação pelo SEBRAE de 56 Professores da Rede Municipal para ensinar os jovens a empreender.

As instituições participantes estão empenhadas em conquistar novos parceiros e em trazer novas possibilidades para a cidade, como a criação de um polo de inovação na UNESP. De acordo com Maurício Santini, “As instituições de ensino que estão dentro do projeto têm o papel primordial de fomentar a inovação e também o empreendedorismo desde o ensino fundamental até a pós-graduação, mostrando que o desenvolvimento tecnológico produzido em Ilha pode e deve ficar na cidade. A ideia é deixar esse território propício ao desenvolvimento de empresas, à melhora na qualidade de vida, no emprego e na renda de todos os habitantes”.

Membros das instituições parceiras durante o lançamento do projeto Ilha Admirável



Escolas públicas de Ilha contam com o CIEBP: inovação e tecnologia como aliadas da educação


O Centro de Inovação da Educação Básica Paulista tem como objetivo tornar-se referência de educação pública no Brasil e de posicioná-la entre as redes que mais avançam na aprendizagem no mundo, por meio de experiências de aprendizagem ativas, pessoais e colaborativas que sejam atraentes às crianças e jovens do Século XXI, conta com 7 espaços de aprendizagem focados na educação 5.0 onde estudantes e professores serão os criadores e vivenciarão ações relacionadas à ideação, cultura Maker, programação, robótica reciclável, educomunicação, educação midiática, prototipação, entre outros. Está de portas abertas para atender as escolas públicas da cidade e região. Há formações para os professores para que possam entender bem o funcionamento dos espaços e trilhas formativas aos estudantes, percorrem 3 salas e realizam atividades de acordo com a temática do dia, e ainda as mentorias que são focadas no projeto de interesse de cada um deles, seja professores ou alunos. O CIEBP URUBUPUNGÁ Está instalado dentro da escola Urubupungá na Av. Brasil Sul, 920 em Ilha Solteira/SP.

PROGRAMAÇÃO

TRILHAS FORMATIVAS

Segunda-feira

Sustentabilidade e Meio-Ambiente

Quarta-feira

Educação 5.0 e Internet das Coisas (IoT)

Sexta-feira

Mundo do Trabalho e Projeto de Vida

12 trilhas – Das 8h às 10h / Das 10h às 12h / Das 14h às 16h / Das 16h às 18h



FORMAÇÕES DE PROFESSORES E MENTORIAS DIVERSAS

Terça-feira

Formação de Professores

Das 8h às 10h / Das 10h às 12h

Mentoria

Das 14h às 16h / Das 16h às 18h


Quinta-feira

Mentoria

Das 8h às 10h / Das 10h às 12h

Formação de Professores

Das 14h às 16h / Das 16h às 18h

Conheça mais sobre: https://centrodeinovacao.educacao.sp.gov.br


Registro de uma formação de professores do IFSP no CIEBP no início de 2023