Jornalista da BBC Brasil agradece alunos da Arno Hausser por instalação inspirada em sua reportagem
Por: Anna Julhya Mazoli da Silva
Alunos e professores da Escola Estadual Arno Hausser receberam uma surpresa emocionante: um vídeo de agradecimento enviado por Daniel Salomão Roque, jornalista da BBC Brasil, reconhecendo o trabalho da escola com a instalação artístico-literária “Os Caminhos por Onde Passei”, inspirada em uma reportagem sua.
A reportagem, publicada em 2022, conta a história de um chinelo remendado encontrado durante a reforma do Museu do Ipiranga, em São Paulo. O objeto, aparentemente sem valor, se transformou em símbolo de resistência e memória da classe trabalhadora. Como escreveu Daniel: "O chinelo é um registro histórico, revela que a construção tem sangue da classe trabalhadora."
O texto tocou profundamente alunos e professores da Arno Hausser, que decidiram transformá-lo em ponto de partida para uma intervenção artística apresentada na FLIS – Festa Literária de Ilha Solteira. A escola mobilizou a comunidade em uma campanha de arrecadação de chinelos velhos — muitos deles gastos, sem pares, quebrados pelo tempo — e os reuniu numa instalação que atravessava histórias, memórias e trajetórias de vida. O projeto contou ainda com textos literários, desenhos e trechos de autores como Fernando Pessoa, Mia Couto, Leminski e muitos outros.
Ao saber do impacto da sua reportagem, Daniel gravou um vídeo especial para os alunos e profissionais da escola, no qual se disse comovido:
“Se aos 13 anos de idade eu ouvisse de alguém que em algum momento isso ia acontecer comigo, eu nunca ia acreditar. É realmente incrível e me deixa muito orgulhoso.”
Durante a gravação, feita de sua casa em Osasco, Daniel expressou surpresa e alegria ao conhecer a FLIS:
“Esse evento lindo que eu desconhecia totalmente até o último sábado... Estou muito agradecido porque para mim é uma alegria e uma honra estar aqui com vocês, mesmo que à distância e aos 45 do segundo tempo.”
Ele também refletiu sobre o significado de ter sua reportagem estudada na escola:
“Vocês nadam contra a corrente. Convidam a molecada a desacelerar, refletir sobre si mesma, mergulhar na essência das coisas... E a sentir prazer com tudo isso através de uma reportagem mais longa do que a média e que, por acaso, é minha.”
Daniel reconheceu o trabalho de professores e professoras envolvidos no projeto e elogiou a criatividade e sensibilidade da instalação:
“Fiquei chocado, no bom sentido, com a quantidade de chinelos arrecadados e com a beleza dos desenhos e textos reunidos. Perto desses autores todos que vocês citaram, quem sou eu na fila do pão?”
A homenagem emocionou os estudantes e reforçou a importância de projetos que conectam leitura, escuta e criação coletiva. A reportagem virou arte. A arte virou memória. E a escola, mais uma vez, virou um espaço onde vozes ecoam longe — até Osasco, até a BBC Brasil, até onde a poesia e a educação forem capazes de alcançar.
“Quando a notícia vira inspiração, surge algo maior: um reencontro com quem somos e com o que podemos construir juntos.”
Se quiser conferir o vídeo enviado por Daniel, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=MUh9ASR3B9I
Confira as fotos abaixo:
Alunos assistindo ao vídeo na escola
Campanha em vídeo para arrecadar os chinelos
Montagem da Instalação