A eletiva S.O.S Clima leva consciência ambiental para a E. E.Urubupungá
Por: Luise Nascimento Martins
S.O.S Climaé uma disciplina eletiva da E.E Urubupungá, idealizada pelas as professoras Isabeli Azevedo e Lorena Oliveira. Essa atividade foi pensada para se adequar à realidade da escola, visto que a cidade de Ilha Solteira é bem quente. Então, nessa eletiva, os alunos e as professoras buscam o conforto térmico.
Conversamos com a professora de História, Lorena, para entender como foi o desenvolvimento da eletiva: “Queríamos mostrar para os alunos conceitos básicos de clima e tempo, e que, quando temos um ambiente com mais plantas, vamos ter mais conforto.
Jornal Uma Arara me Contou: Como foi a integração das matérias dadas por vocês na escola e a eletiva?
Lorena: A princípio, trabalhamos a geografia através dos conceitos aprendidos e, depois, mostramos como chegamos na emergência climática, passando por quando surgiram as indústrias e a poluição em massa, trabalhando a parte de história.
Jornal Uma Arara me Contou: Quais foram as aulas práticas na eletiva?
Lorena: Depois de aprender sobre os conceitos, na primeira aula prática, eles se dividiram em grupo para analisar o conforto térmico em diversas áreas da cidade, começando pela escola e terminando na Área de Lazer. Já a segunda, foi uma parceria com o Rotaract, quando, em conjunto com o professor da Unesp Alexandre, aconteceu o plantio de mais de 13 árvores.
Jornal Uma Arara me Contou: Como a eletiva irá contribuir para a escola no futuro?
Lorena: Daqui uns anos, vamos ter mais de 10 árvores a mais na escola, o que ajudará no conforto dentro da escola. Obviamente, não irá resolver todo o problema, mas de alguma forma vai ajudar.
Jornal Uma Arara me Contou: Para a Cuminância, quais projetos vocês apresentaram?
Lorena: Separamos algumas pessoas para cuidar das mudas das plantas, além de que outros grupos fizeram uma estação meteorológica e a separaram em várias partes e cada grupo ficou com uma parte dela.
Outro projeto que se destacou na Cuminância, foi uma maquete de casa sustentável, a qual foi feita por alunas do nono ano. Conversamos com a Maria Eduarda Paranhoz, uma das alunas responsáveis pela maquete. Segundo ela, “A maquete explica um modelo de casa que tenha alto conforto térmico. Uma casa em uma área verde, perto de água seria uma casa mais fresca, além da manta vegetal na laje. [...] Foi bem divertido fazer a maquete e aprender sobre”.
Apresentação dos trabalhos durante o evento de Culminância das eletivas