IFSP reorganiza calendário após fim da greve
Por: Beatriz Piquera Marques Pereira
No dia 23 de junho de 2024 (domingo) foi decidido o encerramento da greve nos Institutos Federais através de uma decisão geral. “Não foi uma decisão local. Ela aconteceu após diversas reuniões com servidores e, posteriormente, esses servidores fizeram assembleias em seus próprios Campi. Em seguida, o resultado dessas assembleias foi encaminhado para o sindicato, no nosso caso, o sindicato de São Paulo, e, a partir dessas decisões, o sindicato de São Paulo, junto com os outros sindicatos do país, elaboraram em conjunto a decisão de finalizar a greve”,diz Janaina Soares, servidora participante do comando de greve do Instituto Federal de Ilha Solteira.
Posteriormente, no dia 02 de Julho, ocorreu no Campus de Ilha Solteira uma reunião entre a gestão e a comunidade (pais/ responsáveis) para esclarecer as dúvidas e discutir três opções de calendários. No primeiro calendário, os alunos teriam uma semana de férias e reposição das aulas ocorreriam nos horários das janelas, sendo que a cada 10 janelas 6 seriam com reposição, tendo apenas um sábado letivo durante o segundo semestre. No segundo calendário, a proposta era de continuar normalmente com as férias, reposição em janelas e todos os sábados letivos até o final do ano. No terceiro calendário, a proposta era ter uma semana de férias, um sábado letivo por mês e aulas estendidas até janeiro de 2025.
Após a primeira opção de calendário ser escolhida, os alunos do Instituto Federal de Ilha Solteira entraram de férias no dia 8 de julho, e retornaram no dia 15 de julho. Concentrando reposições nas duas próximas semanas (sem tardes livres) e com uma tarde livre por turma a partir de 5 de agosto para todas as turmas. O calendário atualizado pode ser consultado no site do campus: http://ist.ifsp.edu.br/.
Reunião da gestão da escola com responsáveis e estudantes para escolha do novo calendário com reposições