NOTÍCIAS GERAIS
Inscrições para a Olimpíada de Humanas estão abertas até 25 de setembro
Escolas e pessoas de todo o Brasil podem se inscrever
Reportagem: Cíntia Martins Sanches
A 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Ciências Humanas (OBCH) está com inscrições abertas até 25 de setembro de 2023. Podem se inscrever gratuitamente quaisquer estudantes, escolas e pessoas em geral, de todo o Brasil, nas seguintes categorias: 9º ano, Ensino Médio, Estudantes EJA (Educação para Jovens e Adultos) e LIVRE (qualquer pessoa, sem restrição). A inscrição pode ser realizada pela escola/ instituição ou individualmente, pela pessoa interessada em participar - por meio da plataforma Stocks. Instruções podem ser obtidas no edital, disponível no site https://www.obch.com.br/.
A OBCH é organizada por estudantes e docentes do IFSP Campus Guarulhos e teve sua primeira edição no ano passado, em 2022, quando quase 1200 pessoas de todos os estados do Brasil participaram e mais de 200 participantes foram premiados. Para este ano, espera-se um número de inscritos ainda maior, para que seja atingido o propósito da valorização das ciências humanas no Brasil, segundo os próprios organizadores da olimpíada.
Esta olimpíada aborda temas das áreas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia, mas também inclui tópicos de atualidade. A prova é composta por 21 questões objetivas e será realizada em apenas uma fase e totalmente online, sendo individual e sem consulta. A realização da prova se dará no período entre 9 e 15 de outubro. No site da OBCH é possível acessar os conteúdos da edição anterior e se preparar para a prova deste ano. Interessados também podem seguir a página no Instagram @obchoficial.
De acordo com Mariana Amorim, Diretora Executiva da OBCH, os vencedores serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze e cristal, conforme sua colocação. Haverá, também, certificação de Prêmio Escola Pública e Prêmio Menina Olímpica. Os ganhadores serão anunciados no dia 24 de novembro em uma cerimônia virtual no YouTube da OBCH, e serão divulgados, posteriormente, nas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn) e no site oficial da olimpíada (www.obch.com.br).