Prova de Recuperação Paulista é aplicada na E. E. Urubupungá
Por: Luise Nascimento Martins
A Prova de Recuperação Paulista foi uma estratégia do governo estadual para recuperar as notas do primeiro semestre do ano. A prova foi destinada a alunos do 5° ao 9° ano e dos três anos do Ensino Médio. O público alvo foram os alunos que não alcançaram média 5 com as notas dos dois primeiros bimestres.
As provas aconteceram em dias distintos por áreas. O primeiro dia, 8 de agosto, foi destinado à área de humanas e linguagens, e o segundo dia, 9/08, foi dedicado às ciências da natureza e à matemática. No estado de São Paulo, 857 mil alunos participaram da prova, sendo que 34,7% garantiram melhora nas notas.
Para saber como foi o desenvolvimento das provas, conversamos com a Coordenadora Geral da E.E de Urubupungá, Jumma Miranda:"Nossos resultados não foram tão bons, a maior parte não conseguiu recuperar. Apesar da oportunidade, a gente percebeu que os alunos não se dedicaram, não deram valor à oportunidade que tiveram. A ideia é boa […], mas, na nossa escola, a experiência poderia ter sido melhor".
Para entendermos como foi a recuperação para os alunos, conversamos com uma aluna do 9° ano do ensino fundamental, Gabrielly Oliveira:“Acho que podia sim ajudar bastante na nota, mas se as pessoas tivessem uma dificuldade, não ajudava muito no aprendizado [...]. Eu me esforcei para fazer a prova, mas, por causa do aprendizado, eu não consegui recuperar a nota".
Aplicação da prova de recuperação