Por: Lucas
No dia 4 de outubro de 2025, 19 alunos do Instituto Federal De São Paulo (IFSP), embarcaram em um avião no Aeroporto Internacional De Guarulhos, rumo ao Chile. Esses foram aprovados no edital de mobilidade internacional de curta duração que os levaria a uma experiência acadêmica a este país.
Foram abertos dois editais, um estadual e outro local, ou seja, um estudante de Ilha Solteira já estava garantido, dentro de nosso campus duas alunas foram selecionadas para essa viagem internacional, Maria Paula e Melina ambas do 3° ano de Edificações, Campus Ilha Solteira.
As experiências vividas pelos estudantes foram todas registradas em um blog que pode ser acessado em: ifspnochile2025.blogspot.com
Conversamos com uma das alunas que foi selecionada, Melina Saranti Mendes, para sabermos mais sobre a viagem e como foi sua experiência fora do país.
Jornal: "Como foi e funcionou o processo de seleção para decidir quem iria a está viagem?"
Melina: "Para a seleção dos estudantes que iriam realizar o intercâmbio, haviam 2 editais: o estadual e o local (do IF de Ilha Solteira), ou seja, um estudante do campus de Ilha já estava garantido. Eu participei dos dois editais e acabei sendo selecionada pelo edital do Estado de São Paulo, o que disponibilizou uma vaga no edital de Ilha Solteira, por isso duas alunas (eu e a Maria Paula do 3 EDI) realizamos o intercâmbio."
Jornal: "você já fez esse tipo de viagem com o IF antes? Como foi saber que você viajaria para outro país por conta da escola?"
Melina: "Posso dizer que o IF me deu diversas oportunidades de viagens e de conhecer novos lugares, porém nunca havia feito uma viagem internacional igual a essa. Sinceramente, quando eu descobri que iria para outro país pela primeira vez fiquei muito feliz e, do fundo do meu coração, agradeço o IF por me trazer essa oportunidade sensacional."
Jornal: "você acha que as experiências proporcionadas por essa viagem valem a pena? Por que?"
Melina: "As experiências proporcionadas por essa viagem valem muito a pena, pois além de termos contato com uma cultura diferente da nossa, pudemos conhecer instituições educacionais como
universidades no Chile, o que nos permite expandir nossos conhecimentos."
Jornal: "Que dicas ou conselhos você tem para aqueles que também desejam ter oportunidades como essa, dentro do Instituto Federal."
Melina: "Desde que eu entrei no IF, sempre tentei participar de tudo que me interessava como projetos de iniciação científica, eventos, feiras, olimpíadas, cursos de extensão e entre outras atividades. Então, a principal dica que eu aconselho àqueles que têm o desejo de fazer uma viagem internacional é: participe e seja um estudante de destaque.
Foi isso que eu tenho pra dizer sobre a viagem ao Chile. Tem muitos outros pontos importantes em relação ao intercâmbio, mas eu consegui resumir bem! Obrigada pelas perguntas."
Alunos no se preparando para viagem no Aeroporto Internacional De Guarulhos
Viagem dos Terceiros Anos do IFSP Ilha Solteira à USP e Pontos Culturais de São Paulo
Por: Maria Clara
No dia 20 de outubro de 2025, os estudantes dos terceiros anos do Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Ilha Solteira participaram de uma viagem à cidade de São Paulo (SP), com o objetivo de integrar o programa de ações universais por meio do projeto “Programa USP e as Profissões – Conheça a USP”.
A viagem teve duração de três dias de atividades, com saída no dia 20 (segunda-feira), visita à Universidade de São Paulo (USP) no dia 21 e um giro cultural por museus e pontos históricos da capital paulista no dia 22. O retorno ocorreu na quinta-feira, dia 23. As despesas de hospedagem e alimentação foram custeadas pela Assistência Estudantil do câmpus, e os docentes responsáveis pela atividade foram Eduardo Mendes, Fábio Akira e William Fernandes.
Segundo o professor Eduardo Mendes, do IFSP Ilha Solteira, “a viagem foi fundamental para o enriquecimento cultural e a vivência dos estudantes. Eles puderam sintetizar conhecimentos adquiridos ao longo dos anos ao visitarem locais de grande relevância social, econômica e cultural em São Paulo. A experiência incluiu o contato com obras artísticas de renome internacional e atividades interativas, consolidando aprendizados de forma dinâmica.”
Durante o primeiro dia de atividades, os estudantes visitaram a Universidade de São Paulo, no Câmpus Butantã, onde conheceram diversas faculdades e institutos, como o Instituto de Física (com o tradicional Show de Física), o Instituto Oceanográfico, o Instituto e Museu de Geociências, além da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) e da emblemática Praça do Relógio.
No segundo dia, o grupo utilizou o metrô para se deslocar entre as visitas ao Museu da Língua Portuguesa e ao Museu de Arte de São Paulo (MASP). Durante o percurso, os estudantes conheceram importantes pontos do Centro Histórico da cidade, como o Mosteiro de São Bento, o Teatro Municipal, o Edifício Martinelli, o Viaduto do Chá e a Praça da República.
A estudante Melina Saranti, do 3º ano do curso de Eletrotécnica Integrado, destacou que “a viagem foi incrível em diversos aspectos. Houve integração entre os alunos, risadas, momentos felizes e lembranças em nossas memórias. Acredito que todos os estudantes, em geral, gostaram da viagem. Esse tipo de experiência é muito importante para nós, pois nos permite conhecer a história, o contexto social, a educação e os monumentos do Brasil. Além disso, tivemos a oportunidade de estudar e vivenciar a Universidade de São Paulo.”