Estudantes do IFSP IST Participam das olimpíadas de Geografia e Redação e ganham medalhas
Por: Taís Vitória Martins de Souza
As medalhas de 2024 pela participação dos estudantes do IFSP Ilha Solteira já começaram a aparecer: tivemos medalhistas nas Olimpíadas de Redação e de Geografia. A Olimpíada de Redação ocorreu no dia 21 de maio de 2024 de forma online podendo ser realizada tanto no campus do Instituto federal de Ilha Solteira quanto em casa, por meio de um notebook ou computador. Já a Olimpíada de Geografia foi realizada em equipes de 3 integrantes da mesma escola, podendo ser de ano ou de cursos diferentes.
As olimpíadas tiveram uma boa participação de estudantes, visto que todos reconhecem a importância que elas têm em sua vida acadêmica, podendo trazer diversas oportunidades, como ingressar em uma boa universidade pela participação em olimpíadas, além de trazer novos aprendizados e ser como uma forma de preparação para vestibulares, expandindo cada vez mais o conhecimento do estudante e aumentando sua capacidade acadêmica.
Ambas as olimpíadas tiveram medalhistas: a de Geografia teve um total de 45 alunos participantes formando 15 equipes, entre elas 1 equipe conquistou a medalha de ouro (equipe Geógrafas), 4 equipes conquistaram a medalha de prata (equipes: Cartógrafas, Las Ninãs, Maglaw, Three Freshman 3.0) e 3 equipes conquistaram a medalha de bronze (equipes: Brazucas, Os Exterminadores, Eclipse), totalizando em 8 equipes medalhistas. A Olimpíada de Redação teve um total de 3 medalhistas sendo eles: Kauan Vinícios do 2º DCC que conquistou a medalha de bronze no ranking geral e a de ouro no ranking das escolas, o Luciano do 1º EDI que conquistou a medalha de prata no ranking das escolas e a Raiany do 1º DCC que conquistou a medalha de bronze também no ranking escolas.
De acordo com a aluna Raiany Mazoti do 1DCC, medalhista de bronze da olimpíada de redação, “garantir minha participação em olimpíadas científicas tem sido um dos meus maiores objetivos, uma vez que este ramo possibilita o acesso às vagas olímpicas e consequentemente, a entrada na universidade tão almejada. É uma honra colher os frutos de toda minha dedicação, persistir e buscar a evolução constante apesar de todos os obstáculos em prol de uma premiação, tem se tornado uma virtude em meu desenvolvimento acadêmico”
“A sensação é de dever cumprido, pois juntamente com minha equipe nos dedicamos bastante a realização da olimpíada. Chegar ao final de todo processo e ver que fomos recompensados por isso é muito gratificante”, diz o aluno Heitor Zanqueta do 3º EDI, membro da equipe Three Freshman e medalhista de prata.
Alisson, Rebeca e Heitor receberam medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Geografia
Luciano, Raiany e Kauan foram os medalhistas do IFSP na Olimpíada de Redação