SOMBRAS-2

SOMBRA PROJECTADA POR SEGMENTOS DE RECTA

1 -

É dado um segmento de recta [AB], sendo A(3;2;4) e B(-2;3;7).

Determine a sombra projectada (real) do segmento nos planos de projecção considerando a direcção luminosa convencional. Onde se situa a sombra do segmento?

2 -

É dado um segmento de recta [CD], sendo C(3;4;1) e D(2;7;5).

Determine a sombra projectada (real) do segmento nos planos de projecção, considerando a direcção luminosa convencional. Onde se situa a sombra do segmento?

3 -

É dado um segmento de recta [MN], sendo M(2;5;1) e N(4;3;6). Determine a sombra do segmento no Plano Horizontal de Projecção, considerando a direcção convenciona da luz.

Determine, agora, a sombra projectada do segmento no Plano Frontal de Projecção, considerando a direcção convencional da luz.

Assinale, finalmente, a Sombra Real do segmento nos planos de projecção.

4 -

É dado um segmento de recta [AB], sendo A(1;1;7) e B(5;5;3).

Determine a sombra (real) que o segmento produz sobre os planos de projecção, considerando a direcção convencional da luz.

5 -

Considere o segmento de recta [AB], sendo A(1;1;7) e B(5;5;3).

Determine a sombra projectada do segmento, considerando uma direcção luminosa Frontal (de frente) que faz, com o Plano Horizontal de Projecção, ângulos de 50° (a.e.).

6 -

Considere, mais uma vez o segmento de recta [AB], sendo A(1;1;7) e B(5;5;3).

Determine a sombra projectada do segmento nos planos de projecção, considerando uma direcção luminosa cujas projecções Frontal e Horizontal Fazem, respectivamente, ângulos de 60° e 30° (ambos a.e.) com o eixo x.

7 -

É dado um segmento de recta [RS], horizontal, situado no 1° Diedro, de que se sabe:

R(2;7);

O segmento faz, em projecção horizontal, um ângulo de 45° com o eixo x (a.d.):

O segmento mede 8 cm.

Determine a sombra que o segmento produz nos planos de projecção considerando para o efeito, a direcção luminosa convencional.

8 -

Considere um segmento de recta [AB] horizontal (de nível), sendo A(3;4;2) e B(1;7;2), e a direcção luminosa convencional.

Determine a sombra projectada pelo segmento nos planos de projecção. Escreva as conclusões que se podem extrair deste exercício, justificando.

9 -

Considere um segmento de recta [CD] Frontal (de Frente) sendo C(3;2;4) e D(1;2;8), e a direcção luminosa convencional.

Determine a sombra projectada pelo segmento nos planos de projecção.

Escreva as conclusões que se podem extrair deste exercício justificando.

10 -

É dado um segmento de recta horizontal (de nível) [RS] com 7 cm de comprimento e situado no 1° Diedro sendo:

R(3;2;4);

A recta suporte do segmento faz um ângulo de 60° (a.d.) com o Plano Frontal de Projecção.

Considerando a direcção convencional da luz, determine a sombra projectada do segmento nos planos de projecção.

11 -

Considerando a direcção luminosa convencional, determine a sombra projectada de um segmento de recta Frontal (de Frente) [MN] nos planos de projecção, sabendo:

M(2;4:2);

N tem -3 de abcissa;

O segmento mede 8 cm.

12 -

É dado um segmento de recta [AB], de topo com 6 cm de comprimento e situado no 1° Diedro, sendo A(2;4).

Determine a sombra projectada do segmento nos Planos de projecção, considerando a direcção convencional.

13 -

É dado um segmento de recta [RS] de perfil, sendo R(2;5) e S(5;2).

Considerando a direcção luminosa convencional, determine a sombra projectada pelo segmento de recta nos planos de projecção.

14 -

São dados dois segmentos de recta concorrentes e situados no 1° Diedro.

O segmento [AB] horizontal (de nível), e o segmento [CD], frontal (de Frente).

O segmento [AB] tem 4 cm de cota, mede 7 cm e faz um ângulo de 45° (a.d.) com o Plano Frontal de Projecção sendo que A tem 1 cm de afastamento.

O segmento [CD] mede 7 cm tem 4 cm de afastamento e faz um ângulo de 45° (a.d.) com o Plano Horizontal de Projecção, sendo que C tem 1 cm de cola.

Desenhe as projecções dos dois segmentos e determine a sombra projectada dos segmentos nos Planos de projecção considerando a direcção convencional da luz.

15 -

São dados dois segmentos de recta [AB] e [CD] concorrentes.

O segmento [AB] é de perfil, sendo A(2; 6) e B(6; 2);

O segmento [CD] é horizontal (de nível), faz um ângulo de 45° (a.d.) com o Plano Frontal de Projecção e mede 1 cm.

0s dois segmentos bissectam-se (dividem-se simultaneamente ao meio).

Considerando a direcção luminosa convencional, determine a sombra projectada dos dois segmentos nos planos de projecção.

16 - 

Desenhe as projecções de um segmento de recta frontal (de frente), sabendo que os seus extremos são os pontos A(4;2;2) e B, com -2  cm de abcissa e 6 cm de cota. Considere a direcção luminosa convencional e determine a sombra projectada (real) do segmento [AB].

17 - 

Desenhe as projecções do segmento de recta [CD], horizontal (de nível). O ponto D(-1;6;3) é o extremo de maior afastamento do segmento e o ponto C tem 4,5 cm de abcissa. O segmento mede 7cm. Considere a direcção luminosa convencional e determine a sombra projectada (real) do segmento [CD] nos planos de projecção.

18 - 

Desenhe as projecções de um segmento de recta vertical, sabendo que os seus extremos são os pontos A(2;4;2) e B, com 9 cm de cota. Considere a direcção luminosa convencional e determine a sombra projectada do segmento [AB] nos planos de projecção.

19 - 

Desenhe as projecções do segmento de recta [PQ], de topo, sabendo que P(3;2;7) e Q pertence ao bissector dos diedros ímpares. Determine a sombra projectada do segmento, considerando a direcção luminosa convencional.

20 - 

Desenhe as projecções do segmento de recta [AB] definido pelos pontos A(0;3;6) e B(4;5;2). Considere a direcção luminosa convencional e determine a sombra projectada (real) do segmento nos planos de projecção