ÂNGULO é uma superfície bidimensional (uma porção do plano) que está compreendida entre duas semi-rectas (lados do ângulo) com direcções diferentes e a mesma extremidade (vérticedo ângulo)
ARESTA é um segmento de recta que é o lado comum aos polígonos de duas faces contíguas do poliedro, ou seja, é o segmento de recta segundo o qual se intersectam duas faces contíguas do poliedro.
ALFABETO do ponto - o estudo da representação de um ponto em função da sua localização no espaço, relativamente ao referencial.
AXONOMETRIA - representação de objetos em perspectiva através da sua projeção perpendicular a um plano
BISSECTRIZ de um ângulo é o lugar geométrico dos pontos do plano que estão equidistantes dos dois lados do ângulo - a figura geométrica resultante da condição atrás enunciada é uma recta que contém o vértice do ângulo e que divide o ângulo em dois ângulos geometricamente iguais.
BISSECTOR, PLANO BISSECTOR de um diedro é o lugar geométrico dos pontos do espaço equidistantes das faces do diedro - a figura geométrica resultante da condição atrás enunciada é um plano que contém a aresta do diedro e que divide o diedro em dois diedros geometricamente iguais.
COMPLANARES são rectas que estão contidas no mesmo plano e que, por isso, ou são paralelas ou são concorrentes.
CIRCUNFERÊNCIA é o lugar geométrico dos pontos do plano que estão equidistantes (à mesma distância - o raio) de um dado ponto, que é o centro da circunferência. Circunferência é a linha plana (curva) que delimita o círculo.
CÍRCULO é a figura plana limitada por uma linha que é a circunferência.
CORDA é todo o segmento de recta cujos extremos são dois pontos da circunferência.
CIRCUNSCRITO - Um polígono estar inscrito numa circunferência significa que todos os seus vértices são pontos de uma mesma circunferência. Nessa situação, a circunferência, por sua vez, está circunscrita ao polígono.
CILINDRO é o espaço limitado lateralmente por um troço de uma superfície cilíndrica e por dois planos (os planos que contêm as bases do sólido).
CILINDRO recto (ou de revolução) é um sólido limitado lateralmente por um troço de uma superfície cilíndrica de revolução e por dois planos, ortogonais ao eixo do sólido (eixo de rotação), que são os planos que contêm as duas bases do sólido (que são círculos). Os planos das bases são necessariamente ortogonais às geratrizes do sólido (que são paralelas ao eixo da superfície). Um cilindro oblíquo não é um sólido de revolução e o seu eixo é oblíquo aos planos das bases - é um sólido limitado lateralmente por um troço de uma superfície cilíndrica e por dois planos oblíquos em relação ao eixo da superfície (e às respectivas geratrizes).
COLINEAR - que se situa na mesma reta.
CONE é o espaço (um corpo com massa, volume e peso) limitado por uma folhade uma superfície cónicae por um plano que corta todas as geratrizes e não contém o vértice. Uma superfície cónica é uma figura geométrica sem massa, espessura ou peso, gerada pelo movimento de uma recta (geratriz) com um ponto fixo (o vértice) em torno de uma linha curva (a directriz), apresentando duas folhas simétricas em relação ao vértice da superfície.
CONTORNO aparente de um sólido é a linha fechada (curva, quebrada ou mista) que existe na superfície do sólido e que separa rigorosamente a parte visível da superfície que delimita o sólido da parte da mesma que é invisível (para um determinado observador).
CÍRCULO máximo de uma esfera é o corte (secção) produzido na esfera por qualquer plano que contenha o centro da esfera.
DIRECÇÃO de uma recta é a posição que a recta ocupa no campo visual (no plano ou no espaço), em relação a um determinado referencial (ou a determinadas referências visuais).
DIEDRO é a região (porção) do espaço compreendida entre dois semiplanos (faces do diedro) com a mesma recta limite ou recta de origem (esta denomina-se aresta do diedro).
DIAMETRO é toda a corda que contém o centro da circunferência, ou seja, é todo o segmento de recta que contém o centro da circunferência e cujos extremos são dois pontos da própria circunferência.
DIAGONAL - de um polígono é todo o segmento de recta que tem, por extremos, dois vértices não consecutivos do polígono.
DIRECTRIZ é a linha (regra, lei) que define (rege) o movimento da geratriz.
DIMETRIA -
ENVIESADAS são rectas que não estão contidas no mesmo plano (não pertencem ao mesmo plano), ou seja, têm direcções diferentes (não são paralelas) e não têm pontos em comum (não são concorrentes), pelo que são rectas que não são paralelas nem concorrentes.
ESFERA é o espaço (um corpo, com massa, volume e peso) limitado por uma superfície esférica.
EIXO
FAMÍLIA de rectas é o conjunto de todas as rectas (do plano ou do espaço) com uma mesma direcção.
FIGURA PLANA - toda a região do plano que está limitada por uma linha fechada, linha essa que pode ser quebrada, curva ou mista.
FRONTAL
FRONTO HORIZONTAL
GERATRIZ é toda a linha cujo movimento gera uma superfície.
GREGO - alfabeto letras minúsculas: α -alfa, β -beta, γ -gama, δ -delta, ε -epsilon, ζ -zeta, η -eta, θ -teta, ι -iota, κ -kapa, λ -lambda, μ -mu, ν -niu, ξ -xi, ο -omicron, π -pi, ρ -ró, σ - sigma, ς -sigma , τ -tau, υ -upsilon, φ -fi, χ -chi, ψ -psi, ω-omega.
HORIZONTAL
INTERSEÇÃO
LADO de um polígono é todo o segmento que tem, por extremos, dois vértices consecutivos do polígono.
MEDIATRIZ - de um segmento de recta é o lugar geométrico dos pontos do plano que estão equidistantes dos extremos do segmento; a figura geométrica resultante da condição atrás enunciada é uma recta perpendicular ao segmento e que divide o segmento em duas partes iguais, pois contém o ponto médio do segmento de recta.
NORMAS ISO são as normas estabelecidas pela Organização Internacional de Normalização, sendo que aquela sigla provém das iniciais do nome do organismo em inglês - International Standardization Organization.
ORTOGONAL - o mesmo que perpendicular
Rectas ortogonais são rectas cujas direcções são também ortogonais mas que não são concorrentes, ou seja, são rectas não complanares cujas direcções são ortogonais.
Planos ortogonais são planos secantes que fazem, entre si, diedros de rectilíneos de 90°, ou seja, planos secantes cujas orientações são ortogonais.
PERPENDICULAR - Que faz um ângulo de 90°, o mesmo que ângulo recto.
Rectas perpendiculares são rectas concorrentes que fazem, entre si, quatro ângulos rectos (ângulos de 90°).
Rectas perpendiculares são rectas concorrentes (complanares) cujas direcções são ortogonais.
PONTO - Como elemento geométrico, é a unidade base da Geometria, não possui qualquer dimensão física real, sendo uma forma infinitamente pequena que assinala uma determinada posição no plano ou no espaço.
PROJECÇÃO ORTOGONAL - Em geometria, uma projecção ortogonal é uma representação num plano de um objeto que tem dimensões. A projecção é obtida a partir da intersecção de planos perpendiculares (ortogonais) a cada ponto do objecto, com o plano de representação.
Este tipo de projecção é bastante utilizado em cartografia e como técnica de análise em algumas disciplinas de geologia como a geologia estrutural.
PROJECÇÃO frontal - projecção do ponto no Plano Frontal de Projecção.
PROJECÇÃO horizontal - projecção do ponto no Plano horizontal de projecção.
PLANO - é uma superfície puramente bidimensional, gerada pela deslocação de uma recta, paralelamente a si mesma, ao longo de uma outra recta.
POLÍGONO - é uma figura plana limitada por uma linha quebrada (uma linha poligonal). POLÍGONO regular é todo o polígono com todos os lados iguais e todos os ângulos iguais que é, necessariamente, inscrito numa circunferência.
PIRÂMIDE é o espaço limitado lateralmente por um troço de uma superfície piramidal e por um plano que corta todas as geratrizes da superfície (o plano que contém a base da pirâmide).
PIRÂMIDE RECTA é toda a pirâmide cujo eixo é ortogonal ao plano da base, e pode ser regular ou não. Uma pirâmide regular é uma pirâmide recta cuja base é um polígono regular, pelo que as suas faces laterais são triângulos isósceles, todos iguais entre si. Numa pirâmide recta, a base pode não ser um polígono regular, pelo que as faces laterais, embora sendo triângulos isósceles, não são todas iguais.
PRISMA RECTO é todo o prisma cujo eixo é ortogonal aos planos das bases, e pode ser regular ou não. Um prisma regular é um prisma recto cujas bases são polígonos regulares, pelo que as suas faces laterais são rectângulos todos iguais entre si. Num prisma recto, as bases podem não ser polígonos regulares, pelo que as faces laterais, embora sendo rectângulos, não são todas iguais.
POLIEDRO é um sólido geométrico limitado apenas por polígonos, ou seja, é um sólido limitado apenas por superfícies planas (as faces do poliedro) que se intersectam entre si segundo linhas rectas (as arestasdo poliedro).
POLIEDRO regular é todo o poliedro cujas faces são polígonos regulares todos iguais e que é inscritível numa superfície esférica. Conhecem-se 5 (cinco) poliedros regulares - o tetraedro, o hexaedro (o cubo), o octaedro, o dodecaedro e o icosaedro.
PERSPECTIVA distingue-se das restantes representações estudadas por fornecer, numa única representação do objecto, uma informação visual global sobre as três dimensões do objecto. Uma perspectiva permite, dessa forma, uma percepção empírica e instantânea da tridimensionalidade do objecto, ao passo que as restantes representações exigem algum treino de visualização.
PASSANTE Reta passante é toda a reta que contém um ponto do eixo x.
PASSANTE Plano passante é todo o plano que contém o eixo x.
PERFIL
RECTA - Uma recta, em Geometria, pode ser entendida como um conjunto infinito de pontos dispostos sucessivamente e infinitamente próximos uns dos outros ao longo de uma determinada direcção ou, segundo outros autores, como a sequência de posições que um dado ponto ocupa quando se movimenta ao longo de uma dada direcção.
RAIO de uma circunferência é todo o segmento de recta que tem um extremo no centro da circunferência e o outro num ponto qualquer da circunferência. Por outro lado, por raio da circunferênciapode entender-se, também, a distância de qualquer ponto da circunferência ao centro da circunferência, ou seja, o comprimentode todo e qualquer segmento de recta a que se aplique a definição de raio da circunferência.
RECTÂNGULO é um polígono irregular, pois, apesar de ter todos os seus ângulos iguais (são quatro ângulos rectos) e de ser inscritível numa circunferência, não tem todos os seus lados iguais.
RECTAS NOTÁVEIS DO PLANO - São todas as rectas do plano que permitem reconhecer e estudar qualquer plano sem que seja necessário determinar os seus traços. Rectas notáveis do plano <=> todas as rectas paralelas ou perpendiculares aos seus traços <=> São exemplo deste tipo de rectas as frontais, as horizontais, as de maior inclinação e as de maior declive REFERENCIAL é um conjunto de elementos (rectas ou planos) relacionados entre si, que organizam/estruturam uma determinada realidade bidimensional (o plano) ou tridimensional (o espaço) e ao qual são referenciados os objectos existentes nessa realidade. Um referencial no plano tem duas dimensões, porque o plano é uma superfície bidimensional. Um referencial no espaço tem três dimensões, porque o espaço é tridimensional. O referencial, em Geometria Descritiva, divide o espaço em quatro partes, que se chamam Diedros.
RAMPA é o local da escola onde se poderia fumar, não só tabaco mas também outros sólidos geométricos
SEGMENTO de recta é um troço (uma porção) de uma recta, ou seja, é uma linha recta com princípio e fim (os extremos do segmento)
SECANTE - Por planos secantes entendem-se planos com orientações diferentes e que se intersectam segundo uma recta - a recta de intersecção dos dois planos. Assim, dois planos secantes são planos que têm uma única "família" de rectas em comum e a recta de intersecção dos dois planos é necessariamenteuma recta dessa "família" de rectas.
SECÇÃO plana de um poliedro é o polígono limitado pelas intersecções de um plano (plano secante) com as faces de um poliedro.
SÓLIDO TRUNCADO (ou sólido resultante da secção) é uma determinada parte do sólido compreendida entre o plano secante e uma base ou o vértice. Por figura da secção entende-se, apenas, o polígono resultante da secção produzida no sólido pelo plano secante.
SOMBRA PROJETADA
SOMBRA PRÓPRIA
SUPERFÍCIE é uma figura geométrica infinita (sem limites) e sem espessura, resultante do movimento de uma linha (geratriz) em torno de um eixo ou ao longo de uma directriz
SÓLIDO é o espaço limitado por superfícies (qualquer tipo de superfícies, nas quais se podem incluir planos), resultando num corpo, com massa, volume e peso. A título de exemplo referem-se a superfície esférica e a esfera, em que a primeira é uma superfície e a segunda é um sólido limitado pela primeira.
SUPERFÍCIE regrada é toda a superfície cuja geratriz é uma linha recta.
SUPERFÍCIE curva é toda a superfície cuja geratriz é uma linha curva.
SUPERFÍCIE planificável é toda a superfície regrada em que quaisquer duas geratrizes são complanares, pode ser rebatida ao plano, pode ser planificada.
SUPERFÍCIE empenada é toda a superfície em que existem pelo menos duas geratrizes que não são complanares, não pode ser planificada.
SUPERFÍCIE de revolução é gerada pelo movimento rotativo de uma linha (geratriz) em torno de um eixo, de tal forma que qualquer ponto da geratriz, no seu movimento, descreve uma circunferência contida num plano ortogonal ao eixo e cujo centro é o ponto de intersecção desse plano com o eixo.
SPHA - Semi-Plano Horizontal Anterior.
SPHP - Semi-Plano Horizontal Posterior.
SPFS - Semi-Plano Frontal Superior.
SPFI - Semi-Plano Frontal Inferior.
SEPARATRIZ a linha que separa as zonas de um sólido iluminadas das zonas em sombra própria.
TRAÇADO, em Geometria Descritiva, refere-se genericamente às diferentes formas de utilização da linha, como elemento fundamental de expressão em Geometria Descritiva - essas formas de utilização podem ter a ver com convenções ao nível do uso da linha (traço interrompido, tracejado, etc.) ou com a expressividade (intensidade) da linha (leve, médio, forte).
TOPO Reta - são de topo todas as retas perpendiculares ao Plano Frontal de Projeção vistas de frente na projeção 2 representam-se apenas por um ponto, essa designação deve ser (t2) para se poder perceber que ali está mais do que um ponto.
TOPO Plano - são os planos que são perpendiculares ao Plano Frontal de Projeção, mas oblíquos aos restantes planos de projeção.
VERTICAL