Tema: Impacto e Reflexões sobre a IA Generativa
Regressão à Média: Discussão sobre como a IA generativa, ao se basear em dados existentes, pode levar a uma homogeneização da produção criativa, perdendo nuances e originalidade. Luciano Duro mencionou o risco de "retroalimentar a mesmice" e a necessidade de calibrar a IA para tarefas específicas. Guilherme Cintra compartilhou um podcast sobre o equilíbrio entre criatividade e IA.
Criatividade e Singularidade: Debate sobre o papel da criatividade humana em contraste com a IA. Guilherme Cintra citou um artigo que usa obras de arte (Da Vinci e Mantegna) para ilustrar como a IA "reduz à média". Luciano Meira mencionou Bakhtin e a importância da "perspectivação e alteridade" na criatividade.
IA em Educação: Discussão sobre os usos da IA no contexto educacional, incluindo o possível impacto negativo como "muleta" (Ricardo, Motrix) e a necessidade de artigos científicos revisados por pares (Fabio Campos). Guilherme Silveira alertou sobre o risco de a IA generativa "jogar a mediana humana para baixo".
Influenciadores de IA: Giselle Santos, levantou a questão de que existem AI influencers que são coaches e professores de línguas e como funciona a monetização
Tema: Avaliação e IA
Sistemas de Avaliação (PISA, ENEM): Discussão sobre a relevância e os parâmetros desses sistemas de avaliação em um contexto de IA. Paulo Milet questionou o que o PISA mede e se os parâmetros são adequados. André Neves afirmou que os modelos de IA superam os humanos nesses testes, defendendo a revisão dos sistemas.
Framework AIAS: Guilherme Cintra compartilhou um framework (AIAS) para avaliações em um mundo com IA, destacando sua adaptação para diferentes níveis de ensino. Houve interesse em uma tradução para o português.
Detectores de IA: Guilherme Cintra e outros membros enfatizaram a ineficácia dos detectores de IA em escrita, recomendando foco em novas formas de avaliar a escrita como processo.
Resolução da SEEDUC RJ: Juliana Lima, citou uma resolução que estabeleceu novas normas de avaliação de desempenho escolar sem citar a IA.
Tema: Design Educacional e IA
Design de Experiências de Aprendizagem: Tanci Simões Gomes anunciou a intenção de criar um grupo de estudos/trabalho sobre o tema, com foco em tecnologias e IA, visando transbordar para além da academia.
Prompt Engineering: Savio Ferraz buscou aprofundamento em técnicas de prompt engineering. Membros compartilharam recursos e experiências.
Recursos e Ferramentas: Discussão sobre ferramentas para organizar a comunidade (Padlet, Airtable, Typeform + Notion, GPT personalizado). Luciano Duro sugeriu um GPT para buscar informações e repositório de experiências.
Tema: Apresentações e Onboarding
Apresentações: Muitos novos membros se apresentaram, compartilhando suas áreas de atuação e links para o LinkedIn.
Onboarding: Guilherme Cintra e Tanci Simões Gomes realizaram mensagens de boas-vindas e explicaram o funcionamento da comunidade.
Organização: Foi levantada a questão de como organizar um repositório.
Tema: Eventos e Oportunidades
Eventos: Guilherme Cintra sugeriu a organização para um encontro no Hacktown em Santa Rita do Sapucaí.
Vagas: Foi divulgada uma vaga de Talent Development na Scaffold Education.
Oportunidades UNICEF: Mila divulgou uma oportunidade para startups em digitech e emerging tech.
Artigos e Blogs:
Artigo sobre IA e obras de arte clássicas: Análise de como a IA generativa "reduz à média" obras de arte com distorções intencionais. (Relevância: Discussão sobre criatividade e IA).
Perfil de LinkedIn de professor com postagens sobre IA: Fonte de artigos e reflexões sobre IA. (Relevância: Complemento à discussão sobre IA e arte).
Postagem sobre transformação de artigo em audiocurso: Exemplo de aplicação de IA na criação de conteúdo educacional. (Relevância: Discussão sobre design educacional).
Artigo sobre o declínio do desempenho da Finlândia no PISA: Reflexão sobre modelos educacionais e o impacto da tecnologia. (Relevância: Discussão sobre avaliação e IA).
Artigo sobre livros didáticos de IA na Coreia do Sul: Discussão sobre a transição para livros didáticos de IA e os desafios regulatórios. (Relevância: Discussão sobre IA em educação).
Artigo: "Are we ready for the AI revolution?": Artigo sobre a revolução da IA. (Relevância: Discussão geral sobre IA).
Artigo: "Updating the AI Assessment Scale": Framework para avaliações em um mundo com IA. (Relevância: Discussão sobre avaliação e IA).
Artigo: "Mystery AI Hype Theater 3000: Ep. 45 - Billionaires"
Artigo: "Mark All As Read": Artigo sobre a otimização e a redução da fricção no aprendizado.
Artigo: "Quando Máquinas Aprendem Demais: Notas sobre Singularidade e Superinteligência": Reflexão sobre o futuro da IA.
Artigo: "The Economic Case for AI-Enabled Education" e versão estendida
Artigo: "But there’s no evidence that AI improves learning outcomes"
Artigo: "Reminder for the new semester: You can’t depend on AI detectors to catch AI writing"
Artigo: "Estonia proves that AI education isn't about coding or algorithms"
Artigo: "Metas AI Insta shuts character Instagram, FB accounts after user outcry"
LinkedIn (Perfis e Postagens):
Diversos perfis do LinkedIn foram compartilhados, principalmente durante as apresentações dos novos membros.
Post sobre o framework AIAS adaptado para ensino de inglês: Aprofundamento do framework AIAS. (Relevância: Discussão sobre avaliação e IA).
Post sobre desafio para entender a árvore de decisão em Machine Learning
Outros:
Podcast (Spotify) sobre criatividade e IA: Discussão sobre o equilíbrio entre criatividade e IA. (Relevância: Discussão sobre criatividade e IA).
Oportunidade UNICEF para startups: Divulgação de oportunidade. (Relevância: Oportunidades).
Jogo de cartas sobre algoritmos (d.school / Stanford): Recurso para entender algoritmos. (Relevância: Discussão sobre IA em educação).