Sul da Bahia
Fotos aqui.
Depois da viagem conhecendo algumas praias do norte da Bahia, resolvemos fazer o caminho inverso, partindo do sul e subindo pelo litoral até onde nosso tempo permitia. Escolhemos começar em Mucuri. Realizado no período de 04 a 13set20.
Saímos de Brasília às 7:40h do dia 04set20. Dia quente com trânsito não muito intenso. Logo no início discutimos muito sobre a passagem por Diamantina. Passaríamos um dia lá ?. Uns já conheciam a cidade, outros não. Como o nosso negócio eram as praias resolvemos deixar essa visita para outra oportunidade.
Dormimos na cidade de Gouveia no Hotel Kobu (atrás de um posto de combustíveis).
Saímos cedo e as curvas das estradas de Minas alegraram o ambiente.
No "contorno" de Governador Valadares em direção a Teófilo Otoni, um grande ferro velho de carros chamou a atenção. Praticamente todo tipo de carro, caminhões, ônibus, etc.
Depois de Teófilo Otoni, as curvas continuavam com belíssima visão dos montes e com uma "parada obrigatória" para ver a Pedra da Boca. Dormimos no Hotel Santana, na cidade de Posto da Mata já próximo a BR101. Estávamos a 58km do nosso destino inicial, a praia de Mucuri.
Sem achar "aquela praia", não empolgou. Muita coisa abandonada: casas, pousadas, condomínios, etc. Mucuri não nos marcou. Então resolvemos seguir até Nova Viçosa. Também por ser praias com foz de rio próximo, não foi do agrado de todos. Na estrada sempre parávamos para fotos e ver paisagens belíssimas.
Seguindo em direção norte fomos à Caravelas, mas sem entrar nela propriamente dita, seguindo logo direto à Barra de Caravelas. Também nada "daquela praia". Acho que estamos ficando exigentes !. rsrsrsrs.
Resolvemos seguir adiante para Alcobaça, onde chegamos no final da tarde. Era hora de parar, e pela primeira vez tivemos certa dificuldade em achar hospedagem. Com a ajuda de uma colega de Brasília conseguimos um chalé em Chalés Alcobaça (tem chalé de um, dois e três quartos, além de uma bela casa para hospedagem de famílias). Fomos muito bem atendidos por Sandra (telefone: 73 99157-2162) e Deusdete. A praia também era boa. Opa !!. É aqui que vamos ficar !. O chalé tinha dois quartos, cozinha completa, etc...e bem pertinho estava a Pizzaria Baiúca. À noite fizemos compras em um supermercado bem perto e ainda fizemos uma bela farra regada cerveja e cachaça, e pizza. Ficamos mais um dia passeando e tomando banho de mar.
Continuamos seguindo em direção norte visitando a praia de Guaratiba, que está cheia de grandes condomínios, e todas as pequenas praias do caminho até chegarmos em Prado. Resolvemos seguir caminho até Cumuruxatiba. Na estrada em uma das entradas quase que achávamos o paraíso. Na Praia da Paixão, a Barraca do Zeinho "forçou" uma parada mais prolongada. Fomos muito bem atendidos e enquanto tomávamos banho de mar avisaram que teria uma moqueca. Não resistimos depois de ver o peixe. Ficamos mais tempo para não perder a oportunidade.
A Praia do Tororão no caminho para Cumuruxatiba estava fechada assim como outras praias mais conhecidas. Chegamos no final da tarde e o hotel escolhido estava lotado. Começamos a procura por outros e terminamos na pousada Bella Cumuru.
No dia seguinte em um passeio a pé, encontramos um grupo de umas 20 pessoas na praia. Eita !!. O que significava aquilo ?. Era um grupo que faria um passeio para ver baleias jubarte. Já estava um pouco tarde e o grupo sairia em minutos. Reservamos então para o dia seguinte. Ainda nesse passeio a pé, encontramos melhores condições de hospedagem na Pousada Axé e nos mudamos. Ótimo atendimento por parte de Priscila, mas um atendimento bem sofrível feito por Inês (a moça que servia na praia).
Conforme combinado, acordamos e logo depois do café da manhã fomos ao passeio para ver as baleias. A organização do passeio fica perto da cooperativa dos pescadores de Cumuruxatiba e é feito pelo mestre Antônio Carlos.
Esse passeio é "coisa de cinema". Água do mar verdinha, muitas baleias, bom atendimento, e ainda do mar se vê o Monte Paschoal. Vale muito a pena !!!. No barco tem banheiro e água potável.
Continuamos na direção norte passando pela praia de Caraíva (não agradou) e chegamos no início da noite em Trancoso (onde tínhamos terminado a viagem anterior). Verificamos hospedagem em umas 3 pousadas conseguindo as melhores condições na Pousada Calypso com atendimento muito bom prestado por Gustavo. Sem dúvida as melhores acomodações de toda a viagem. De noite ainda fizemos um animado passeio pelo "quadrado" de Trancoso.
O tempo previsto para esse passeio estava acabando. No dia seguinte fomos à praia para o último banho de mar.
Começamos a viagem de volta com dormida na Pousada São Sebastião (Itambé). Surpresa !. Mesmo sendo na beira do asfalto, não houve barulhos e o café da manhã foi um dos melhores.
De novo a passagem pela Serra do Marçal no rumo de Vitória da Conquista, surpreendeu.
Final de tarde com última parada antes de chegar em casa: Hotel Schiavini no povoado Rosário, o que era desejo de um dos integrantes. Outra boa surpresa. Ótimas acomodações e ótimo atendimento.
Finalmente às 12:09h chegamos em casa.
Mas...novas praias já estão listadas e novo ânimo para uma repetição/continuação de praias da Bahia.