Um amigo pediu que arranjasse uma viagem de uns mil km para testar o carro e dar uma "esfriada" na cabeça.
Surgiram como opções: Inhotim, Itaimbezinho, Alter do Cháo, Banho de mar em Salvador, Ponta Porã. Depois de discussões a escolha foi banho de mar em Salvador, até porque para quem mora em Brasília um banho de mar para repor o iodo é bom !.
Fotos aqui.
A previsão de saída ficou para o dia 05dez, mas por problemas com um dos participantes saímos somente no dia 06dez. Sem um dia certo para a volta. A ideia era passar uns dias em Salvador.
Saímos cedo e com estrada boa rodamos até umas 20:30h. Ainda desviamos um pouco para a estrada de Lençois. Dormimos em Itaberaba na Pousada do posto Puma. Perdemos a vista da Chapada Diamantina porque já era noite.
No dia seguinte chegamos no meio da tarde em Salvador e graças ao GPS sem nenhum erro. Como sempre usamos os mapas de TrackSource. Com tempo "sobrando" ainda fomos à praia de Amaralina antes de começarmos a procura por hotéis. Escolhemos o Salvador Express Praia Hotel, onde tivemos a melhor negociação e tinha garagem.
Já durante a ida, avaliamos a possibilidade de em vez de visitar só Salvador, poderíamos depois visitar as praias da Bahia.
Depois da entrada no hotel saímos para passeios nos principais pontos turísticos da cidade, e praticamente com a decisão tomada de no dia seguinte (08dez) sairmos para Itacaré (sugestão de vários amigos).
Era feriado em Salvador e a fila do "ferry boat" estava muito grande, decidimos então fazer a volta pela estrada, e no final da tarde chegamos em Itacaré, onde havia uma festa de Papai Noel para crianças. Muita animação !!
Ficamos na Pousada Raisis. Estranhamos a praia......água parada, foz de rio.....e muita gente tinha falado que era uma ótima praia da Bahia (????). Perguntamos na pousada....e depois disseram que a praias mesmo ficavam fora da cidade. Ah...... Então vamos por elas amanhã !. Sentimos falta no café da manhã da pousada, de tapioca e/ou cuscuz.
Rodamos pouco neste dia e depois da visita ao Mirante 2 em Serra Grande onde tivemos uma vista maravilhosa de praias resolvemos ficar em uma das praias que vimos de cima. Andamos um pouco na praia e na primeira pousada conseguimos bom preço. Pousada Canto du Mar de propriedade de Gil. Simples, sem café da manhã mas agradável. Depois dos procedimentos de entrada voltamos para Serra Grande com almoço maravilhoso no Restaurante da Nice. Não deixe de ir lá !.
Mesmo com o clima não muito propício, nublado, foi o primeiro banho de mar propriamente dito. Água boa, praia calma e com ótimas condições. Falando em clima, desde o início da viagem não havíamos tido um dia sequer de sol.
Depois de uma noite bem dormida seguimos em direção sul, sempre parando em praias de dar "água na boca". Passeamos um pouco em Ilhéus com visitas ao centro histórico e mirantes e seguimos pela estrada margeando praias e mais praias. Em Canavieiras começamos a procurar pousada enquanto íamos visitando praias. Aqui, ficamos na Pousada Vila de Atalaia.
De novo a falta de tapioca e/ou cuscuz no café da manhã, nos deixou uma sensação de falta de Bahia.
O clima continuava contrário à banhos de mar, mas resolvemos descer mais ainda ao sul. Tivemos que nos afastar do litoral e pegar a BR101 para depois seguir em direção a Belmonte e começar de novo o turismo de praias.Em Santa Cruz Cabrália ficamos no melhor hotel de toda a viagem: Porto Bali Hotel. Novas visitas à praias locais com destaque para Coroa Vermelha.
Dia 12dez vamos continuar descendo......em Porto Seguro rodamos um bocado conhecendo suas atrações e depois pegamos a balsa em direção à Arraial D´Ajuda (cidade da qual já tínhamos ouvido falar). Em seguida nos afastamos de novo das praias e seguimos para Trancoso (também famosa). Chegamos lá debaixo de forte chuva o que causou certo desânimo. Ficamos na Pousada Campestre. Muito interessante essa pousada. Mas no café da manhã de novo faltaram tapioca e cuscuz. A visita ao "quadrado" é muito bacana ".
Com as chuvas que segundo as previsões iam aumentar, e sem saber as condições das estradas de volta, resolvemos voltar no dia seguinte.
Dia de começar a volta, acordamos mais cedo que o comum e seguimos. Como temíamos pegamos muita chuva e alguns trecho com "meia pista" e queda de barreiras. Mas o que atrasou muito a viagem foi um trecho da BA680 que está em recuperação, mas ainda muito ruim. De 58km tem pelo menos uns 30km em péssimas condições.
Chegamos no começo da noite em Vitória da Conquista. Hospedagem no Hotel Seabra (novinho, novinho). Recém inaugurado ainda não tem "site" próprio, mas MUITO bom e logo ao lado da rodovia.
De novo acordamos cedo e surpresa !!! No café da manhã, tapioca e cuscuz !!! rsrsrsrs. Tinha até pão de queijo......estávamos perto de Brasília !
No caminho de volta vimos os parques de geração de energia eólica onde paramos um pouco e passeamos na Gruta de Bom Jesus da Lapa.
Ainda com tempo nublado e chuvas chegamos em Brasília ao redor de 20:30h.
Chamou à atenção o bom atendimento prestado em todos os locais que passamos, com ressalva ao uso de celular: em alguns lugares tivemos que levantar os braços e gritar para sermos atendidos. Os mais jovens ficam olhando para o celular e rindo, sem prestar atenção ao que se passa ao redor.
Também causou espanto a quantidade de praias "privatizadas".
Parte do trajeto da viagem em amarelo.