Península de Maraú
Período: 11 a 19jan25.
Fotos e vídeos.
Continuando nossa exploração das praias da Bahia, Sul da Bahia e Salvador17, desta vez resolvemos conhecer a Península de Maraú, mas sem se resumir a ela e também explorar praias próximas principalmente as praias ao sul da cidade de Serra Grande.
Saímos de Brasília umas 7h da manhã de 11jan25. Como sempre mapas do TrackSource carregados no GPS.
Tempo nublado e chuvoso. A estrada estava menos cheia do que esperávamos e a grande chatice foi a passagem por Formosa: obras inacabadas e desvios que já fazem alguns aniversários. Parada rotineira no Povoado JK para esticar as pernas e tomar um café. Próxima parada e aí já foi mais chata e demorada no Posto Rosário. Reabastecendo os caros e passageiros. A fila estava grande!.
Na ponte sobre o Rio São Francisco o nível do rio chamou atenção: bem alto com inundações e áreas próximas.
Entre Igaporã e Caetité os parques eólicos são muito bonitos de ver. Uma parada é sempre boa.
Chegamos em Brumado perto de 21h e estranhamente os hotéis estavam lotados. Em um deles tivemos a explicação: um concurso havia lotado a cidade com procura frenéticas por quartos em hotéis. Em um deles recebemos a sugestão para rodar mais 36km e procurar hospedagem em Aracatu, o que fizemos e conseguimos hotel, Serra Valle Hotel e Churrascaria, onde já tinha gente chegando a todo momento. Hora: 21h30. Tudo devido ao concurso em Brumado. Hotel bom, bom café da manhã e boa localização. Faltou água quente no dia seguinte mas foi resolvido rápido.
12jan25 - Saímos um pouco antes da 8h, e depois de Vitória da Conquista a Serra do Marçal embora um pouco perigosa é agradável para passear.
Almoçamos em Firmino Alves num ótimo restaurante: Novilho de Prata, na beira da pista. Boa variedade, bom atendimento e provamos um queijo delicioso. Perguntamos ao dono que informou ser o queijo de Itapetinga de laticínios Pytty próxima dali.
Próximo de Itabuna começamos a procurar cacau (fruta) e suco de cacau para beber: era um de nossos desejos. Nada!. Até que em uma loja de sucos naturais, que não tinha suco de cacau, recebemos a explicação: o cacau se tornou raro e cobiçado pelo preço internacional alto (a produção é exportada) e as pessoas começaram a plantar açaí.
Passamos rapidamente em Itabuna (tem anel rodoviário) e tivemos a primeira vista do mar em Ilhéus, onde paramos um pouco para respirar a brisa marinha tão desejada. Já começamos também alguma explorações em praias. E seguimos com desvios da estrada principal (para ver praias) e procurando um local para noite. Mesmo sendo cedo umas 16h, se encontrássemos um local bom seria esse!.
Depois de mais uns passeios aos mirantes de Serra Grande, por fim escolhemos a pousada Boca da Praça em Serra Grande. Boa localização, mas sem café da manhã (tem uma padaria bem perto) e com muitos insetos no apartamento. Também sem ar condicionado, só ventiladores. Geladeira, fogão e quarto bem amplo.
13jan25 - Saímos para outros passeios nas praias e almoçamos num restaurante sugerido na estrada. Resolvemos ficar mais um dia em Serra Grande onde fizemos algumas compras e provei a GengiBreja, refrigerante à base de gengibre de produção local.
14jan25 - Dia de ir à Península de Maraú, nosso destino planejado. Muitas visitas às praias do caminho e enquanto isso íamos procurando locais de hospedagem. Fomos ao Farol de Taipú com uma vista panorâmica de tirar o fôlego. A estrada continua ruim com muitos buracos e agora se paga uma taxa de R$ 20,00 para entrar na península. Mas o que chamou mesmo a atenção é a quantidade de praias privativas o que ocorre em quase todo o litoral baiano. Praias que antes eram acessíveis da estrada principal agora estão fechadas com porteiras e algumas viraram condomínios fechados. Uma pena.
Ficamos na Pousada Tulum onde chegamos cedo e fomos logo à praia de Ponta do Mutá. É uma praia mista de rio/mar. Estava bom na pousada, então ficamos mais um dia. Vários passeios na cidade de Barra Grande e explorações por perto incluindo a praia de Taipú de Fora, que ficamos de voltar. Finalmente tomamos o suco de cacau em um restaurante na estrada.
Voltamos para Taipú de Fora e nos hospedamos na Pousada San Sebastian. No café da manhã uma marca de leite causou espanto pelo gosto: muito bom!. Leite Damare.
Para mim essa é uma praia muito boa, talvez a melhor desta viagem. Ficamos mais um dia. Em 17jan saímos de carro apenas para almoço que como sempre foi regado à cervejas.
18jan25 - Já pensando na volta, resolvemos ir até o fim da BR030 para ver como era, e iniciamos a viagem com almoço no mesmo restaurante da vinda, Novilho de Prata e dormimos no Hotel São Lázaro em Brumado onde chegamos às 19h15. Melhor hotel da viagem!. O trânsito na Serra do Marçal estava muito lento!. Vários caminhões subindo a serra.
Também na volta, na cidade de Banco da Vitória, paramos em banca de beira de estrada, provamos e compramos o mel de cacau, e compramos cacaus (frutas) e bananas que não estavam muito boas. Acho que o mel de cacau que é fácil de encontrar é apenas uma variante do suco de cacau.
19jan25 - Saímos sem pressa com almoço em Correntina e de novo no Posto Rosário filas grandes para abastecer.
Chegamos umas 21h em Brasília.
Em resumo a península de Maraú é uma síntese das praias da Bahia. Tem praias calmas, agitadas, rasas, fundas, com peixinhos coloridos, praia de rio, praticamente todo tipo de praia. Com águas quentes e quase transparentes. Talvez por ser época de férias tinha muita gente, mas com praias desertas também. A escolha fica com você.