Depois de ver na Internet algumas indicações de castelos no Brasil para se visitar, resolvemos ver o Castelo Zé dos Montes.
Fotos aqui.
Com os convites aceitos e o povo animado fizemos a visita no dia 07set21. Ligamos antes para saber se estaria aberto. Tínhamos a indicação que o castelo ficava na cidade de Sítio Novo (RN).
Saída tranquila de João Pessoa com dois carros neste passeio. Pegamos a BR101 com destino a Natal e em Goaininha dobramos à esquerda em direção a Santo Antônio, São José do Campestre e Tangará que é a maior cidade do percurso. Em São José do Campestre vimos uma placa indicando a Casa de Cultura e fomos até lá a procura de curiosidades e artesanato. Estava Fechada.
Seguimos viagem, não sem antes parar para pequenas compras em um mercadinho.
Ao chegar em Sítio Novo, tiramos umas fotos num mirante e pedimos informação de como chegar ao castelo. Ficamos sabendo que ele fica no distrito de Serra da Tapuia e não na cidade de Sítio Novo. E já perguntamos também sobre a Pedra de São Bento e ficamos sabendo da Pedra do Letreiro (pedra com inscrições rupestres). Vamos até lá também !!.
Chegamos no castelo que tem uma boa estrutura para turistas, com restaurante, bar e boa acolhida. Ouvimos a narrativa sobre a origem do castelo e iniciamos a visita. Paga-se uma taxa de R$ 15,00 por pessoa.
Muito interessante !!. Uma região de sertão, com um calor danado e um castelo !. Muito cômodos e uma grande quantidade de caminhos para se andar. Alguns cômodos apresentam nichos com imagens religiosas. A vista do topo do castelo é maravilhosa. Muitas escadas, locais para andar.
No restaurante fizemos um lanche e seguimos para a Pedra de São Pedro. A fome "apertava" e não sabíamos onde seria o almoço. No retorno pega-se uma estrada de terra em boas condições e com algumas indicações chegamos à Pedra de São Pedro. Havia alguns carros e surpresa !!, uma mulher estava servindo almoço !. Pronto !. Poderíamos almoçar ?. Sim. Vamos então. Almoço com variedade de carnes incluindo bode, e bem servido !. Ambiente bem agradável embaixo de grandes mangueiras.
Vimos a pedra e as inscrições rupestres e nos arrumamos para voltar. Seguimos mais umas indicações e com o auxílio de outro carro voltamos a Sítio Novo e de volta a João Pessoa. Nova parada na Casa de Cultura em São José do Campestre que estava aberta, mas em reforma.