O mundo não acabou......a culpa não foi minha....então passeio planejado e cumprido: Seio de Minas: passeio a algumas cidades históricas de Minas.
Dez/12/Jan/13
Fotos aqui.
Como sempre mapas do Tracksource no GPS.
Saímos um pouco antes do previsto com destino inicial a Congonhas.
Clima agradável...sem calor....sem chuvas....sem muito trânsito. Apenas a saída de Brasília um pouco demorada como já se tornou rotina.
Percorridos um tanto de quilômetros, a dormida foi escolhida para ser em Tres Marias. Esperávamos encontrar hotéis na beira da estrada, mas só no finalzinho da cidade encontramos o HotelFazenda Mar Doce que ainda nos forneceu um desconto.
Saímos no dia seguinte sem pressa, mas sem perda de tempo. Carros abastecidos no próprio posto (Ipiranga) e "pé na estrada".
O clima continuava bom, sem calor e a passagem por Belo Horizonte, embora com trânsito intenso, não causou atrasos. Em compensação logo depois de pegarmos novamente a BR040 um engarrafamento descomunal surgiu. Trânsito MUITO lento com várias paradas...isso durou uns 40km e foi com alívio que entramos no acesso norte de Congonhas, que ainda não constava no mapa do Tracksource.
Sem maiores erros chegamos no Hotel Colonial onde já tínhamos reservas. Ótima localização, em frente a Basílica do Bom Jesus de Matosinhos com as principais obras de Aleijadinho em sua porta. Almoçamos em um restaurante em frente ao hotel e saímos para caminhar e ver as atrações.
No dia seguinte depois do café da manhã, saímos para Tiradentes e São João del Rei. De novo um pedaço da BR040 ainda um pouco congestionada e logo depois (5km), entramos na estrada para aquelas cidades. De repente o GPS avisa: Atenção, marco da estrada real. Só aí, embora soubéssemos que ela estava por aí foi que vimos que estávamos na própria !. Por várias vezes vimos os marcos quando a Estrada Real cruzava de um lado para outro a estrada que íamos. Pronto. Além da estrada belíssima ainda tínhamos o bônus da Estrada Real. A ideia que foi mudada era para chegarmos a Tiradentes, mas com tempo suficiente resolvemos visitar logo São João del Rei. Cidade bem interessante.
Entre São João del Rei e Tiradentes seguimos pela antiga estrada para vermos o primeiro marco da Estrada Real (Foto). Em Tiradentes a animação rolava solta !!. As ruas cheias com muita gente e trânsito e aí tivemos nossa primeira demora para achar o hotel onde tínhamos reserva: Pousada Vagalume, difícil de encontrar. Depois de um bom passeio, nada como um banho de piscina para tirar o cansaço do dia. No final da tarde a pousada serve um "chá da tarde", com café, chá, bolos e biscoitos.
Novo dia. Novas estradas. De Tiradentes seguimos para um dos nossos destinos de final de dia: Mariana. Novamente passamos na bela estrada que liga a BR040 a São João del Rei/Tiradentes. Passamos sem sobressaltos por Ouro Branco e nova surpresa: a estrada que liga Ouro Branco a Ouro Preto também é lindíssima !. Os marcos da Estrada Real se sucediam.
Passando pelo contorno de Ouro Preto logo chegamos a Mariana onde reservamos o Hotel Muller. Passeamos na cidade e foi combinado irmos de trem para Ouro Preto. Infelizmente o trem não circulava nestes dias e resolvemos ir de ônibus. Decisão muito acertada. Ouro Preto não foi feita para a circulação de carros. São ruas intricadas que parecem uma macarronada em contraste com a retidão das ruas de Brasília. As vezes dá a impressão que as ruas se voltam e terminam nelas próprias. Saímos então da retidão e sopa de letrinhas que é Brasília para uma deliciosa macarronada. Ouro Preto também não foi feita para se andar a pé. Não existe planura. É um constante sobe e desce. Ótima oportunidade para se exercitar. Uma feira de artesanato em frente a Igreja São Francisco chamou a atenção. Um destaque muito positivo de Ouro Preto é o restaurante Acaso 85, ótima localização, comida soberba, decoração espetacular e a melhor cerveja de todas: e não foram poucas.
Visitamos ainda a Mina Chico Rei e como já estávamos no negócio de minas, decidimos visitar também a Mina da Passagem na estrada entre Ouro Preto e Mariana. Dizem que é de bom augúrio visitar mina de ouro no início do ano. Por via das dúvidas visitamos logo duas.
De Mariana seguimos para Sabará, a última etapa da viagem, que nesta altura já tinha sido reduzida deixando Catas Altas e Caetés para outra oportunidade. Outra surpresa: a estrada para Belo Horizonte via Itabirito, novamente surpreendeu pela beleza. As curvas e os altos e baixos das Minas Gerais, mostram toda sua beleza. Novamente pegamos o contorno de Belo Horizonte e no final do dia chegamos a Sabará. Procurando no GPS seguimos em direção ao que foi o melhor hotel de toda a viagem: Solar Corte Real. Logo, logo, saímos para passear até porque uma grande festa de posse do prefeito estava acontecendo. Depois dos passeios e umas cervejas na praça, voltamos ao hotel.
Dia seguinte, acordamos e preparamos a viagem de volta. De novo passamos pelo contorno de Belo Horizonte com trânsito intenso.
Almoçamos no Restaurante Mar Doce em Tres Marias e no final da tarde chegamos em Brasília.
Total: 2030km