Cartagena
Cartagena
Fotos aqui.
Do "nada" alguém sugeriu: Aruba, San Andrés ou Cartagena...assim de última hora. Conseguimos preços bons combinando passagem aérea de Submarino com hotéis de Expedia. Então vamos. De cara já escolhemos a cidade histórica de Cartagena de Índias em vez de ficar em sua parte mais moderna.
Saída no dia 04nov18 com volta no dia 10nov18. Chato é o horário do voo de ida: 3:15h. Chegamos cedo no aeroporto pensando em aproveitar a sala Vip mas ela só abre 2h antes da partida.....pena....mas mesmo assim ainda relaxamos lá.
Depois da espera na conexão, no aeroporto do Panamá chegamos a Cartagena no início da tarde. No aeroporto não existe Wi-Fi para chamarmos um aplicativo de transporte, então negociamos o preço do taxi para nos levar ao hotel. Os taxis não tem taxímetro. Negocie antes.
Foi com grande dificuldade que achamos o hotel. As ruas tem números e nomes e nem todos sabem a correspondência. O próprio taxista não conhecia. Mesmo com o "check-in" previsto para as 15h fizemos na hora que chegamos sem problemas e com bom atendimento do hotel Casa Alpha. Hotel bem localizado com restaurantes e supermercado próximo, além de ficar perto do centro e da muralha. Também com bom café da manhã.
De cara já achamos a cidade agradável, mesmo com o calor que fazia. Segundo o guia, é sempre quente.
Nas ruas praticamente não circulam carros. Fica bem tranquilo para passeios a pé.
Já estabelecidos, saímos para o almoço e passeios a pé. Minha primeira opção de almoço foi o prato típico da região. Consiste em um peixe (mojarra) com salada, arroz ao molho de coco e patacones (foto). Gostei.
As profusões de cores das fachadas alegravam o passeio. Chamou a atenção a insistência de vendedores ambulantes mas que levando "na esportiva" não perturbam os passeios. Por coincidência a semana que chegamos era uma semana de festas e muitas comemorações. Outro filme.
Existem várias opções de excursões e discutimos as principais para não perder muito tempo.
São muito boas mas sempre tem uma "armadilha" com pagamentos não previstos.
Visitamos o vulcão Tetumo e também a "melhor" praia pública de Cartagena: Playa Blanca a qual fomos de barco com bonita vista da cidade. Em relação a praias ainda acho Cancun bem superior.
Visitamos praticamente todos os museus (o do ouro estava em reforma), com destaque para as visitas ao Castelo de San Felipe de Barajas e ao Convento da Popa no local mais alto da região. Também fomos ao Teatro Heredia ou Adolfo Mejia. Muito bonito !!
No convento, sem conseguir taxi nem transporte por aplicativo, recebemos oferta de carona de um italiano (falando muito bem o português) que ia para o castelo de San Felipe que aceitamos de muito bom grado.
Vimos os ônibus típicos da Colômbia e também fizemos o passeio de "city tour" com parada no shopping Boca Grande com preços que não nos agradaram. Vale a pena esse passeio para conhecer a parte mais moderna da cidade, o bairro de Boca Grande. Tudo muito moderno.
Andamos muito a pé todos os dias e conhecemos bem a parte histórica da cidade, cercada pelas muralhas. Visitamos também Os Sapatos Viejos, e fomos algumas vezes às Bóvedas, onde funciona uma feira de artesanato.
Chegou o dia de voltar e o funcionário do hotel chamou um taxi que nos levou ao aeroporto para os voos de volta. De novo com escala no Panamá e logo depois da meia noite do dia 10nov chegamos em Brasília.
Comida comum típica de Cartagena.