Página para alguma coisa sobre modificações e reparos.
Página de modificações no Troller
Hilux - Saidas 12v sempre ligadas.
Hilux - alteração na embreagem viscosa da hélice do radiador. Serviço feito também em um Suzuki Vitara.
Testes:
Motor parado frio. A hélice gira com certa resistência. Logo que se liga o carro e sai, a hélice gira presa por uns segundos, porque o óleo está acumulado, sem circulação, depois ela fica mais "livre".
Motor parado quente. Hélice dura, não deve dar mais de uma volta quando impulsionada com a mão.
Motor quente desligando....imediatamente a hélice deve parar.
Motor acelerando, a hélice deve acompanhar a aceleração do motor ou ter apenas uma pequena diferença de velocidade.
Como fazer:
1 - Soltar a coifa do radiador. São quatro parafusos.
2 - Soltar as quatro porcas que prendem a base do conjunto hélice/embreagem viscosa à bomba d´água.
Essas porcas são frágeis. Use a chave apropriada. Mesmo assim verifique se tem algumas de reserva.
3 - Soltar a mangueira superior do radiador.
4 - Com o conjunto e a coifa soltos levantá-los e retirar do carro.
5 - Soltar as quatro porcas que prendem a hélice à embreagem viscosa.
O conjunto então deve estar assim. Observe no centro o "caracol", lâmina bi-metálica, que sente a temperatura.
Para separar as duas metades da embreagem viscosa temos oito parafusos "philips". Esses parafusos estão BEM apertados e é sugerido usar uma chave de impacto (foto abaixo). Mesmo assim tenha em mãos alguns de reserva.
Depois de soltos os parafusos as metades estarão ainda um pouco presas, pois existe um certo vácuo no interior. A melhor maneira de separá-las é forçando um pouco a rotação entre elas.
Depois de separadas elas aparecem assim:
O anel de borracha, tipo retentor, normalmente cai nesta etapa. É chato para colocar de volta, mas nada que uns 20 dedos não consigam. Observe na segunda figura que o anel de borracha já está fora de sua sede.
Na marcação em amarelo estão os parafusos que servem para regular a lâmina bi-metálica que configura a temperatura de início de abertura das portas. Em uma das metades fica o óleo de silicone, no caso acima é na metade da esquerda.
A outra metade tem os parafusos de regulagem da lâmina bi-metálica e as portas por onde passa o óleo.
Nesta etapa do processo é interessante você verificar se as portas estão abrindo normalmente. Basta esquentar um pouco a lâmina bi-metálica (do outro lado) e vê-las abrindo.
A porta A abre primeiro, depois a B e por fim todas, incluindo a C estarão abertas. O formato dessas portas pode ser diferente do apresentado na fotografia.
Limpe todas peças com gasolina e seque bem no final do processo, de preferência com jatos de ar.
Depois preencha com óleo de silicone. Este óleo existe em vários níveis de viscosidade, variando de uns 100 cst (centistokes) a 100.000 cst. Quanto mais viscoso (maior número) mais a embreagem ficará "presa". Segundo os foruns, algumas concessionárias Toyota indicam o óleo 3.000 cst enquanto outras (na Austrália por exemplo) indicam o óleo 10.000. Inclusive na Austrália as concessionárias recomendam completar o nível desse óleo a cada 60 mil km. Esse óleo pode ser encontrado em lojas de carros rádio controle e é o óleo usado em diferenciais desses carros. Não serve o óleo de silicone usado em amortecedores, pois estes são geralmente de viscosidade bem mais baixa.
Nível do óleo: 10.000 cst. Existe uma certa discrepância na quantidade de óleo a ser colocada. Quanto mais óleo, mais a embreagem ficará "travada". O nível deve ser na base inferior do orifício mostrado abaixo (seta).
Depois é só fechar as duas metades e em ordem inversa remontar o conjunto. Cuidado para que o anel de borracha não fique fora do lugar correto.