Expedição Brasília - San Pedro de Atacama
(SPA)
Carnaval de 2009
"Llegar donde sólo unos pocos han llegado, transitar caminos sin otra huella que la que dejan tus propios pasos, llegar tan alto que puedas tocar las nubes...el cielo con las manos."
Retirado de http://www.vivirenloscobres.com.ar/turismo.htm
A expedição compreende aproximadamente 8.000 km. Rotas e mapas aqui.
De Brasília até SPA são aproximadamente 3.600km, mas alguns querem ir até o oceano Pacífico (cidade de Tocopilla) distante 256 km de SPA, com uma cidade de porte razoável no caminho (Calama).
A saída está marcada para as 7:00h do dia 21fev09, sábado de carnaval, seguindo em direção a Goiânia, Itumbiara, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Maringá, Cascavel e a saída para a Argentina em Foz do Iguaçu. Não dirigiremos à noite.
Na fronteira normalmente existe demora, e passaportes são melhores que carteira de identidade para agilizar. Seguiremos então pela ruta 12 em direção a Posadas, Corrientes e chegaremos ao "chaco" argentino (ruta 16).
Aí teremos retas infindáveis e várias pequenas cidades. A maior delas é Presidencia Roque Saenz Pena. No final da grande reta (antigamente tinha 400km) teremos a cidade de Joaquin V Gonzalez com boa estrutura.
Depois de alguns quilômetros pegaremos estrada em pista dupla (ruta 9) até a entrada para Salta para onde seguiremos. Salta é um dos portais dos Andes.
É a última cidade de grande porte antes de chegarmos à pequena San Antonio de Los Cobres (SALC), via ruta 51, já com um pouco de estrada de terra, e onde dormiremos. A dormida aqui em SALC é quase obrigatória tanto para aclimatação quanto porque é o último ponto de abastecimento antes de SPA. No dia seguinte rodaremos 350km em velocidade baixa com 250km em estradas de terra com alguns areiões e travessias de riachos andinos. Previsão: 10h de viagem. Neste trajeto entraremos no Chile pelo Paso Sico. No Chile não é permitido entrar com alimentos perecíveis, principalmente frutas e nem sementes, mesmo em colares, brincos, etc.
Aproximadamente 100km antes de SPA, na cidade de Soccaire, encontraremos de novo estrada asfaltada. A primeira providência em SPA é passarmos na Aduana para os trâmites de fronteira e providenciarmos hotel. Para isto segue conosco Rafael, profundo conhecedor da língua hispânica. Clique aqui para um perfil de altitudes de SALC a SPA.
Em SPA tudo é muito caro. O turismo é feito para europeus. Além disto quase nada se produz lá e tudo vem de fora, principalmente a água.
Está prevista uma esticada (256km de SPA) até o Oceano Pacífico, nem que seja apenas para molhar os pés e dirigir em uma das mais belas estradas do mundo: montanhas de um lado e o oceano do outro.
A volta será por outras estradas todas em asfalto e entrada na Argentina pelo Paso de Jama, ruta 52, onde comumente além da demora, os policiais são intragáveis, para não dizer outra coisa. Clique aqui para perfil de altitudes.
Passaremos na pequenina cidade de Susques link (abastecimento obrigatório) e via Purmamarca e ruta 9, chegaremos à segunda maior cidade do noroeste argentino depois de Salta: San Salvador de Jujuy .
Daqui em pista dupla voltaremos em direção a Joaquin V Gonzalez na mesma estrada da ida, até Brasília.
A Viagem
A viagem é principalmente "visual", contemplativa. Nunca as fotos retratam o prazer e a sensação de estar lá. São paisagens belíssimas de tirar o fôlego.
Além da aventura de cruzar os Andes, uma das maiores cadeias de montanhas do mundo, e chegar em uma cidade (SPA), com história de civilização de 3.000 anos antes de Cristo.
A altitude máxima que atingiremos será de aproximadamente 4.830 mts acima do nível do mar.
Lembre-se que o pico mais alto do Brasil mede 2.993,78 mts e você ainda não esteve lá.
Na região do chaco a temperatura é muito alta nessa época do ano e teremos muita chuva. Na travessia dos Andes a temperatura vai ser baixa e exigirá o uso de blusões ou camiseta extra. No verão em SPA durante o dia a temperatura é similar a de Brasília, mas caindo muito à noite e madrugada, mas não é necessário o uso de casacos.
Em SPA que será nossa "base" teremos a chance de fazer vários passeios ou contratados ou em nossos próprios veículos. As cercanias de SPA , são repletas de atrações e sua vida noturna muito agitada.
Dinheiro
Nas estrada em nenhum lugar se aceita real ou dólar, que podem ser trocados por pesos argentinos ou chilenos com certa facilidade em casas de câmbio na fronteira em Foz do Iguaçu e em SPA. O dólar é mais facilmente aceito nas cidades. Nos hotéis os cartões de crédito são aceitos.
Pode ser trocado já no Brasil ou na fronteira da Argentina. Em Brasilia troquei em Confidence Câmbio (3034 4999) no Brasília
Shopping. Normalmente tem poucos pesos chilenos.
Na Argentina troquei em Libres Cambio (03757-421-566) na fronteira. Em San Pedro troca-se com facilidade, mas só uma casa de câmbio e um cambista aceitaram reais. Nao troquei dólares. Levei alguns para casos de emergência.
Carros
Além dos equipamentos obrigatórios no Brasil é obrigatório na Argentina: cambão, kit de primeiros socorros e DOIS triângulos.
Lembrar de levar fusíveis e lâmpadas de farol, extra. É obrigatório o uso de faróis acesos na Argentina. Também é aconselhável levar palhetas extra de limpador de para-brisas, teremos muita chuva.
Teremos pelo menos uma troca de óleo. Quem quiser pode levar. Ou comprar na Argentina que está bem mais barato. É boa providência também, colocar tela anti-inseto, para proteger o radiador.
Na Argentina o limite legal de velocidade nas estradas é de 110 km/h, e não tem quebra molas. Portanto as Bandeirantes deverão utlizar o limitador eletrônico de velocidade ou o freio de mão acionado.
Nas pequenas cidades existem placas para reduzir: 40 ou 60 km/h. Algumas com fiscalização eletrônica (sinalizada).
A comunicação será feita por rádios VHF na frequência usual: 145.180mhz.
Documentação
Para a Argentina os documentos necessários são: Carteira de Identidade ou passaporte (aconselhável), documento do
carro. O carro deve estar em nome do condutor, se não a burocracia dobra e perderemos muito tempo.
Em cada entrada de país, é entregue um papelzinho que DEVE ser devolvido na saída. Danado é que esse papelzinho é bem fácil de perder.
No Chile se exige a Carteira Internacional de Habilitacao. Pelo menos na teoria, de fato alguns vão sem ela e nunca
tiveram problemas. No Chile tudo flui muito bem. So é EXPRESSAMENTE proibido entrar no país com perecíveis e principalmente frutas. Para a entrada, pode ser passaporte (aconselhável) ou carteira de identidade com menos de 10 anos da emissão. Também é OBRIGATÓRIA a parada, nas placas de sinalização de "Pare".
A Carteira Internacional de Habilitacao se consegue no Detran (SIA). Leva-se a atual, paga-se uma taxa e em 4-5 dias ela está pronta.
Carta Verde (seguro) - obrigatória. Me pediram várias vezes. Seu corretor de seguros consegue uma, em menos de um dia. Também pode ser tirada pela Internet. http://www.lumaseguros.com//?s=carta+verde
Saúde
Nao tive problemas com a altitude e acho que ninguém vai ter. Em todo caso, o remédio é chá de coca ou mascar
folhas de coca. ATENCAO: não dá barato !! Dizem que pílulas de alho também servem para combater esse mal. Aspirina também ajuda.
Cada um deve levar seus remédios pessoais e de uso continuado. Como de costume levarei minha "sacola médica" que não inclui: antiácidos, "engov", pastilhas....Protetor solar, óculos escuros e chapéu são obrigatórios.
Eletrônicos
Sugiro levar o que tem nota fiscal. Filmadoras serão MUITO úteis. As paisagens são grandiosas e uma foto normal não mostra nada. Ou se usa lentes grande angulares ou se filma. Uma teleobjetiva também terá sua utilidade. Em nenhum local criaram caso com o rádio VHF ou GPS.
Na Argentina e Chile a voltagem elétrica é 220v e 50 ciclos. Precisamos levar adaptadores para tomadas, por causa dos pinos. Modelos de tomadas da Argentina e do Chile. Nossas tomadas "macho" de 2 pinos redondos normalmente encaixam nas do Chile de 3 pinos redondos.
GPS
Arquivo para GPS, para quem quiser ir olhando. Clique aqui para baixá-lo, em formato para Mapsource.
Sites de mapas para GPS:
http://www.proyectomapear.com.ar - Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile
http://viajeros.freeservers. com/ViajerosMapas/index.html - Argentina, Brasil (pequena área), Bolívia, Chile, Paraguai e Peru (com curvas de nível)
http://www.tracksource.org.br - Brasil
Site bom para a rota dentro da Argentina e Chile:
Mapas em papel
Já tenho um mapa bem completo, portanto ninguém precisa comprar.