Adaptação de sensor de nível de água no reservatório de expansão. Troller 2010/11
Material necessário:
Reservatório de expansão da água do radiador
Sensor de nível LA16M40. Existe outra opção usando o sensor: LF122E-40. O ruim é que este exige maior furo no reservatório.
Um "Mini Spot" (LED de alto brilho). Foto abaixo.
Furadeira e brocas
Lixa fina ou lima
Chave de fenda
Resistor de 60 ohms/1/4 watt. Opcional. Este valor não é crítico, testei de 10 a 150 ohms sem problemas.
Alicate
Chave cachimbo 6mm
Chave de boca 10mm (2)
Comece com um furo pequeno para apenas marcar o local no reservatório, na posição vista na figura acima ou um pouco mais abaixo. Verifique a altura do "nível mínimo". Depois com uma broca maior (usei uma de 10mm) e uma de madeira (figura abaixo) aumente o tamanho do furo para o adequado: 16mm. Verifique que o sensor de nível tem uma ranhura para evitar que o mesmo gire ao apertar a porca. Se possível faça o furo um pouco menor que 16mm e depois com a lima aumente o furo, deixando uma pequena lingueta para encaixe no sensor.
Sem pressa lime/lixe as bordas do furo para que não fique rebarbas do plástico. Lave bem o reservatório.
Coloque o sensor dentro do reservatório com o lado dos fios para dentro, pela entrada de água. Nesta operação, movimente e force um pouco o sensor pois ele não entra sem uma certa resistência.
Puxe inicialmente os fios para que o sensor encaixe pelo lado de dentro com a parte fixa (sem a bóia) para baixo, depois ajuste mais forte puxando pela base onde os fios ficam encaixados.
Aperte a porca.
Lave de novo o reservatório. Não custa nada e evita que fique alguma sujeira dentro. Lembre-se que o reservatório é compartimentado, então é necessário balançá-lo várias vezes para que toda a água saia.
Agora a parte elétrica.
Escolha o local onde vai ficar o "Mini spot". Ainda não prenda.
Procure um fio positivo dependente da chave. Isto é, um fio que só seja positivo (tenha tensão) com a chave do carro ligada. Usei o da buzina.
Ligue o fio positivo do "Mini spot" nesse fio positivo.
Leve o fio negativo do "Mini spot" (necessário emenda) até ao lado do reservatório de água, passando-o pelo local "padrão" de passagem de fios do Troller: atrás do porta luvas.
Ligue um dos fios do sensor a um "terra" e o outro ao negativo que vem do "Mini spot".
Fixe o "mini spot" em local a sua escolha. Ele vem com fita dupla face.
Instale o reservatório.
Pronto.
OBS: Claro que você também pode colocar um dispositivo sonoro (observando o consumo) no lugar do "Mini spot", ou até mesmo os dois tipos. Exemplo de indicador sonoro: Aqui
Sugiro que a furação seja um pouco mais em baixo do que a minha. Ou utilizar o sensor de maneira invertida: a parte da bóia para baixo. Neste caso é necessário um circuito elétrico adicional.
Fiz isso em meu Troller e está funcionando certinho. Não posso opinar sobre a durabilidade do esquema pois terminei tudo só no dia 06jul14.
Um problema: nas curvas para a esquerda o "Mini spot" acende devido a detecção de baixo nível da água por causa do movimento dela dentro do reservatório. Talvez no reservatório original não haja tal problema, pois a circulação interna da água é diferente. Antes de montar um circuito de retardo, resolvi isto colocando um pouco mais de água no depósito. Outra opção é colocar o sensor um pouco mais baixo.
Tentando resolver isto tenho mais alguns circuitos elétricos mais elaborados, abaixo, (testados apenas em computador) que retarda o tempo para o aviso.
Troller vendido em ago16, sem problemas.
Brocas para madeira. Circuito original como descrito no texto.
Circuito com retardo de uns 7 segundos. Circuito com retardo de uns 15 segundos (observe o valor do capacitor)
Circuito "De luxe" com integrado.