Saudades do jalapão........
Depois de muitos passeios em locais mais próximos: Lagoa Santa, Mambaí, Terra Ronca...... e como havia uma promessa a pagar.....
Viagem ao Jalapão em nov15. Fotos e vídeos.
Pequeno vídeo de parte da viagem:
A dúvida era em relação a chuva....será que atrapalharia o passeio ? Será que melhoraria as condições das estradas ?
Saída em17nov15 já com hotel reservado em Dianópolis. Sempre ficamos no Park Hotel mas desta vez resolvi reservar um outro mais novo e ainda não marcado no GPS. Hotel Rio Verde. Bem novo mesmo e ainda com funcionários em treinamento. Hotel bom, com estacionamento (descoberto) seguro.
A estrada piora um bocado no finalzinho do Estado de Goiás e na entrada em Tocantins. Asfalto mas com buracos.
Ainda passeei um pouco no final da tarde para esticar as pernas.
No dia seguinte depois de maravilhoso café da manhã, saímos com destino ao Jalapão. Antes abasteci o carro num posto que fica na entrada de Dianópolis.
Chuva ainda nada.
Depois de pequena parte de asfalto, que vai até o cânion, entramos na estrada de terra. Muita lama, mostrando que havia chovido muito naquela área. Panambi (uma fazenda) está virando um povoado. Restaurantes, muito movimento e até pousadas (quatro). Causou surpresa, mas é um ótimo ponto de apoio, onde antes não existia nada.
Fotos na Pedra da Baliza e chegamos a Mateiros no final da manhã. Já tinha reserva no Hotel Panela de Ferro e depois de feitos os procedimentos de praxe fomos a procura de local para almoço. Achamos o Restaurante de Dona Rosa. A comida havia acabado de ficar pronta, mas cerveja não estava bem gelada.
Á tarde passeamos um pouco a pé para conhecer Mateiros e comprar água.
No dia seguinte depois do café saímos para Cachoeira da Formiga e fervedouros. Depois de nos esbaldarmos na Cachoeira, fomos aconselhados a visitar o Encontro dos Rios e um novo fervedouro. Vamos lá !! Coisa nova para mim. O fervedouro é pequeno e não se compara ao fervedouro mais antigo (Bananeiras) mas merece um visita e o encontro dos rios é bem bonito. Depois da visita ao fervedouro das Bananeiras, com uma chuva torrencial, mas de curta duração, resolvemos voltar a Mateiros para o almoço. No caminho uma placa nos chamou a atenção. A fome havia apertado e a placa indicava restaurante à direita. Seguimos por essa estrada até chegarmos em uma fazenda. Almoço e outro fervedouro. Maior que o que fica no encontro dos rios, mas não entramos nesse. O almoço foi feito na hora e aqui sim a cerveja estava boa.
Voltamos para Mateiros por estradas fora da principal e passamos em mais um fervedouro com barzinho junto.
Em Mateiros tomamos um gostoso sorvete e nos preparamos para o dia seguinte: Dunas e Rio Novo. O dono da pousada Panela de Ferro desaconselhou a ida à Cachoeira da Velha por causa das condições da estrada.
A visita as Dunas aconteceu como previsto....sempre tudo muito belo. O calor estava grande, mas não atrapalhou. O riacho na base das dunas quase seco.....
Depois seguimos em direção ao Rio Novo e da ponte de concreto, avistamos um bonita prainha à direita. Paramos lá conversamos um pouco e seguimos para um restaurante logo a frente. Depois de combinado o almoço, voltamos a prainha vigiada pelo seu Abello. Água de temperatura agradabilíssima, mas muitos insetos.
Almoçamos onde já estava combinado e voltamos a Mateiros.
No dia seguinte abastecemos o carro no posto mais novo da cidade e pegamos a estrada de volta. Chuva e atoleiros....depois de Panambi encontramos alguns caminhoneiros impedidos de seguir viagem devido às condições da estrada.
Almoçamos em Dianópolis num restaurante no posto de abastecimento onde próximo tem um lava jato de ótima qualidade e preço.
O céu muito cinzento prometia muita chuva, o que logo aconteceu, com muitos raios. Sem condições de seguir viagem paramos em um hotel em Taguatinga (TO) e enquanto conversávamos com a dona a chuva foi diminuindo até parar. Como estava cedo resolvemos seguir viagem.
Pouco tempo depois novo "céu desabando" e paramos definitivamente em Aurora do Tocantins onde dormimos num hotel de qualidade sofrível. Mas, era tarde e o único hotel da cidade. Quebrou um galho.
Por causa da chuva passamos pelo Rio Azuis que eu não conhecia. Combinamos que se estivesse um tempo bom, voltaríamos para conhecer.
Voltamos no dia seguinte e como é bonito esse lugar !!! Voltaremos para um final de semana em jan16.
Seguindo o passeio almoçamos em Alto Paraíso e no final da tarde chegamos em Brasília.