Passeio por Vassouras, Paraty e Teresópolis.
Saída um pouco antes do horário previsto, de Brasília. Pequeno engarrafamento o que já é uma constante na saída. Tarde da noite logo depois de Congonhas achamos um pousada bem simples. Cansados resolvemos dormir ali mesmo. De manhã cedo, depois do café da manhã continuamos até Vassouras um dos pontos previstos para conhecer. A cidade surpreendeu e como ninguém é de ferro.....num barzinho, Salão Brasil, bebemos algumas garrafas de Itaipaiva Premium e surpresa !!! O bar também é restaurante. Resultado, almoçamos lá mesmo e deixamos para continuar a viagem no dia seguinte. a tarde foi proveitosa para andanças na cidade, visitas ao pontos turísticos e ainda uma boa esticada de pernas visitando pousadas indicadas pelo garçom. A cidade não estava tão cheia mesmo sendo época de Carnaval....Ficamos numa pousada bem simples com um café da manhã sofrível.
Pé na estrada de novo e lá vamos nós ao destino inicial: Paraty.
Agora sim !! A estrada foi ficando cada vez mais bonita !! A partir de Lídice então, que maravilha. Mata atlântica e túneis. Curvas e mais curvas !! Até as paradas valem a pena. Me chamou a atenção o porto de Bracuhy ou Bracuí. Deve ser um local bom para se morar. As vistas da estrada são de tirar o fôlego.
Chegamos cedo em Paraty e aí sim. Cidade cheia (Carnaval). Passeamos um pouco a pé e almoçamos. Depois saímos a procurar um local para ficar. Cinco, seis pousadas lotadas, "onde iríamos dormir ?", começamos a achar vagas na parte norte da cidade. Por fim achamos uma muito boa: Pousada Estação do Sol. Bom preço, boa localização e muito agradável. Sugiro fortemente. Com o enorme calor o ar condicionado foi de grande valia. Logo depois de nos instalarmos fomos tomar banho de mar e depois à piscina. A praia em frente a pousada não é boa, mas.....
Acertamos no próprio hotel o passeio de barco para o dia seguinte. Escolhemos a Banzay, só que a saída era as 11h.
Com tempo "sobrando" aproveitamos para conhecer as redondezas de Paraty. Seguimos pela estrada que leva a Cunha. Estrada muito interessante com vários marcos da Estrada Real, pousadas e locais para visitação, inclusive um alambique de cachaça famosa na região. Na volta a cidade estava ainda mais cheia e corremos para chegar à escuna da Banzay. O passeio vale mesmo a pena. O retorno foi um pouco fora do previsto (mais tarde) e dali mesmo seguimos para Teresópolis. Infelizmente parte da estrada Rio-Santos que deve ser também muito bonita não foi bem vista porque já era noite. Um engarrafamento chato também perturbou a saída de Paraty.
Chegamos tarde em Teresópolis, mas pelo menos não precisaríamos procurar hotel. Ficamos na casa de um dos participantes. Uma parada um pouco antes nos brindou com a visão do Dedo de Deus à noite.
Depois de uma boa dormida, o dia seguinte começou cedo com um passeio de carro por Teresópolis. Depois do almoço já pegamos de novo a estrada com destino a Itaipava, por uma estrada das mais belas, por entre os morros. Alguns mirantes merecem a parada....estica-se as pernas e deleita-se com o visual.
Chegamos à noite em João Pinheiro onde ficamos no Hotel Lícia.
No dia seguinte como planejado, chegamos no final da manhã em casa.