Copiar os esquemas abaixo e responder as questões 1 a 5:
A evolução do ser humano
1. O gênero Homo do qual fazemos parte, originou-se há cerca de 2 milhões de anos. Assinale a alternativa que traz nomes de espécies que fazem parte desse gênero:
a.( ) Homo habilis, Homo sapiens
b.( ) Homo savanas, Homo habilis
c.( ) Homo amdertal, Homo erectus
d.( ) Homo habilis, hominis
2. Esse gênero Homo tinha habilidades de fabricar utensílios simples de pedra. Alimentava-se de vegetais e carne e, provavelmente desenvolveu uma forma de linguagem. Trata-se do gênero:
a.( ) Homo habilis
b.( ) Homo erectus
c.( ) Homo sapiens
d.( ) Homo neanderthalensis
3. Leia:
I. Alguns grupos de homo erectus fabricavam utensílios de pedra lascada , como machados , eram bons caçadores.
II. O Homo neanderthalensis possuía uma língua própria. Sua alimentação era constituída 85% de carne. Produzia utensílios de pedra mais elaborados e finos. Utilizava, também, osso, dentes, chifres, madeira e outros materiais. Ele era parecido com o homem moderno.
III. Homo sapiens surgiu há pelo ao menos 150 mil anos, nas savanas africanas. Era caçador e coletor.
Assinale a alternativa correta:
a.( ) somente a alternativa I está correta.
b.( ) somente a alternativa II está correta.
c.( ) somente a alternativa III está correta.
d.( ) Todas as alternativas estão corretas.
4. Em oposição ao criacionismo, a ____________________________ parte do princípio de que o homem é o resultado de um lento processo de alterações (mudanças). Essa teoria foi proposta por Darwin e Wallace. Assinale a alternativa correta:
a.( ) teoria evolucionista
b.( ) teoria darwinística
c.( ) teoria wallaciana
d.( ) teoria criacionista
5. Observe a imagem a seguir:
A) Ela representa:
a.( ) a escala evolutiva dos hominídeos
b.( ) a escala evolutiva dos macacos
B) Analisando a imagem responda como vivia e quem era o gênero Homo mais evoluído que antecedeu o homem moderno.
OBJETIVO: COMPREENDER O PROCESSO DE EVOLUÇÃO QUE LEVOU AO HOMO SAPIENS MODERNO, DESENVOLVER A HABILIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE MODOS TRADICIONAIS (TEXTOS), DE IMAGENS E GRÁFICOS
TEMPO DE AULA: 90 MINUTOS
LEIA O TEXTO E FAÇA O QUE SE PEDE
COMO CHEGAMOS AO QUE SOMOS HOJE
O ser humano sempre se considerou acima dos outros animais, diante disso a pergunta de onde viemos? Ou, como surgimos? Sempre foi comum. Desde a antiguidade o homem busca responder essas questões
Por isso, desde o início da sociedade humana os grupos criaram histórias mitológicas que respondiam a essas questões. Geralmente, eram histórias que garantiam que seres míticos e divinos haviam criado o homem exatamente como somos hoje. O que chamamos de CRIACIONISMO
Contudo, com o passar dos séculos e o desenvolvimento de ciências como, a biologia, a genética, a paleontologia etc. surgiram questionamentos e uma nova onde de perguntas em torno das duvidas quanto ao surgimento da espécie humana.
Surgem então as teorias EVOLUCIONISTA, não só em relação ao homem, mas de todas as espécies
Em oposição ao criacionismo, a teoria evolucionista parte do princípio de que o homem é o resultado de um lento processo de alterações (mudanças). Esta é a ideia central da evolução: os seres vivos (vegetais e animais, incluindo os seres humanos) se originaram de seres mais simples, que foram se modificando ao longo do tempo.
Essa teoria, formulada na segunda metade do século XIX pelo cientista inglês Charles Darwin, tem sido aperfeiçoada pelos pesquisadores e hoje é aceita pela maioria dos cientistas.
CHARLES DARWIN
Após abandonar seus estudos em medicina, Charles Darwin (1809 – 1882) decidiu dedicar-se às pesquisas sobre a natureza. Em 1831 foi convidado a participar, como naturalista, de uma expedição de cinco anos ao redor do mundo organizada pela Marinha britânica.
Em 1836, de volta à Inglaterra, trazia na bagagem milhares de espécimes animais e vegetais coletados em todos os continentes, além de uma enorme quantidade de anotações. Após vinte anos de pesquisas baseadas nesse material, saiu sua obra prima: A Origem das Espécies através da seleção natural, livro publicado em 1859.
A grande contribuição de Darwin para a teoria da evolução foi a ideia da seleção natural. Ele observou que os seres vivos sofrem modificações que podem ser passadas para as gerações seguintes.
No caso das girafas, ele imaginou que, antigamente, haveria animais de pescoço curto e pescoço longo. Com a oferta mais abundante de alimentos no alto das árvores, as girafas de pescoço longo tinham mais chance de sobreviver, de se reproduzir e assim transmitir essa característica favorável aos descendentes. A seleção natural nada mais é, portanto, do que o resultado da transmissão hereditária dos caracteres que melhor adaptam uma espécie ao meio ambiente. [...]
A ideia seleção natural não encontrou muita resistência, pois explicava a extinção de animais como os dinossauros, dos quais já haviam sido encontrados muitos vestígios. O que causou grande indignação, tanto nos meios religiosos quanto nos científicos, foi a afirmação de que o ser humano e o macaco teriam um parente em comum, que vivera há milhões de anos. Logo, porém surgiria a comprovação dessa teoria, à medida que os pesquisadores descobriam esqueletos com características intermediárias entre os humanos e os símios.
LAMARCK
Lamarck, naturalista francês, foi o primeiro a propor uma teoria sintética da evolução.
Sua teoria foi publicada em 1809, no livro Filosofia Zoológica. Ele dizia que formas de vida mais simples surgem a partir da matéria inanimada por geração espontânea e progridem a um estágio de maior complexidade e perfeição.
Em sua teoria, Lamarck sustentou que a progressão dos organismos era guiada pelo meio ambiente: se o ambiente sofre modificações, os organismos procuram adaptar-se a ele.
Nesse processo de adaptação, um ou mais órgãos são mais usados do que outros. O uso ou o desuso dos diferentes órgãos alterariam características do corpo, e estas características seriam transmitidas para as próximas gerações. Assim, ao longo do tempo os organismos se modificariam, podendo dar origem as novas espécies.
Segundo Lamarck, portanto, o princípio evolutivo estaria baseado em duas leis fundamentais:
Lei do uso ou desuso: no processo de adaptação ao meio, o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que elas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem;
Um exemplo clássico da lei do uso e do desuso é o crescimento do pescoço da girafa. Segundo Lamarck: Devido ao esforço da girafa para comer as folhas das arvores mais altas o pescoço do mesmo acabou crescendo.
Lei da transmissão dos caracteres adquiridos: alterações no corpo do organismo provocadas pelo uso ou desuso são transmitidas aos descendentes..
Na época, as ideias de Lamarck foram rejeitadas, não porque falavam na herança das características adquiridas, mas por falarem em evolução. Não se sabia nada sobre herança genética e acreditavam-se que as espécies eram imutáveis. Somente muito mais tarde os cientistas puderam contestar a herança dos caracteres adquiridos. Uma pessoa que pratica atividade física terá musculatura mais desenvolvida, mas essa condição não é transmitida aos seus descendentes.
Mesmo estando enganado quanto às suas interpretações, Lamarck merece ser respeitado, pois foi o primeiro cientista a questionar o fixismo e defender ideias sobre evolução. Ele introduziu também o conceito da adaptação dos organismos ao meio, muito importante para o entendimento da evolução.
1. DARWIN X LAMARCK
EXERCICIOS:
1) QUAL A DUAS TERORIAS CRIADA PARA EXPLICAR O SURGIMENTO DO HOMEM?
2) POR QUE O HOEMEM SEMPRE SE QUESTIONOU SOBRE SEU SURGIMENTO?
3) EXPLIQUE O COMO FUNCIONA A TEORIA CRIACISONISTA
4) O QUE SIGNIFICA A TEORIA EVOLUCIONISTA?
5) QUEM FOI CHARLES DAWIN?
6) QUEM FOI LAMARCK?
7) EXPLIQUE A SELEÇÃO NATURAL DE DARWIN
8) QUAL A RELAÇÃO DE DAWIN COM A ILHA DE GALAPAGOS?
9) A PARTIR DA TEORIA DA GIRAFA EXPLIQUE A DIFERENÇA ENTRE AS TEORIAS DA EVOLUÇÃO DE DARWIN E LAMARCK
10) POR QUE A TEORIA DE DAWIN É MAIS ACEITA QUE A DE LAMARCK?
Pré-história - A Pré-história sul-americana, brasileira e regional - Analisar processos histórico-sociais aplicando conhecimentos de várias áreas do saber E Identificar características e conceitos relacionados às várias temporalidades históricas
OBJETIVO: O aluno compreender o que é a pré- história e qual sua importância para o desenvolvimento da humanidade
O TEXTO A SEGUIR CONTÉM PONTOS IMPOTANTES SOBRE O ASSUNTO ABORDADO NA AULA DO CENTRO DE MÍDIAS, COPIE EM SEU CADERNO DEPOIS FAÇA A ATIVIDADES
EVOLUÇÃO DOS HOMENS
PARA COMEÇAR A PRÉ-HISTÓRIA VAMOS FALAR DO SURGIMENTO DO HOMEM E SUAS EVOLUÇÕES.
· ACREDITASSE QUE OS PRIMEIROS SERES HUMANOS SURGIRAM A APROXIMADAMENTE 4 MILHÕES DE ANOS ATRÁS NA REGIÃO ONDE HOJE É A ETIÓPIA.
· EXISTEM VÁRIAS ESPÉCIES DE HOMINÍDEOS, PORÉM OS MAIS POPULOSOS E IMPORTANTE PARA A HISTÓRIA SÃO :
AUSTRALOPITECUS
Primeiro hominídeo, viva nas florestas da Etiópia, não possuía inteligência racional e vivia de restos caçados por animais maiores ( carniceiros) e coletas de frutas e raízes andava com o apoio das mãos no chão.
Fóssil mais antigo é a Lucy encontrada na década de 70
Considerado o primeiro Homo, ou seja, um hominídeos que possui inteligência racional,. Seu cérebro cresceu e o crânio também. Passou utilizar ferramentas rudimentares feitas de pedras para caçar pequenos animais ( roedores, por exemplo) e colhia raízes e frutas. Vivia no noroeste da África. Ainda andava com apoio de braços no chão.
HOMO ERECTUS
O primeiro homo a andar ereto, sem apoio de mão no chão. Conseguiu controlar o fogo com pedras e gravetos. Com isso passou a caçar animais maiores , também se protegiam, aqueciam e viviam mais pela utilização da nova descoberta. Se espalhou por todo território africano com migrações atrás de alimento ( nomadismo)
HOMO NEANDERTAL
Homo da Era Glacial, resistente ao frio. Grande caçador, se alimentavam de grandes caças da mega fauna, como o Mamute. Espalharam-se pela Europa. Acreditasse que o genes ruivo seja uma herança que os neandertal deixaram e a prova que os homens antigos se misturavam.
HOMO SAPIENS
Considerado o homem sábio é o homo mais próximo de nós (somos sapiens sapiens) . Se espalhou por todo mundo em grandes fluxos migratórios. São os seres humanos que desenvolveram a agricultura, a roda e começaram a viver em sociedades.
Esquema evolutivo e formação dos cérebros
Um crânio maior significa um cérebro maior, o que demonstra o desenvolvimento da inteligência humana pelos milênios.
COPIE E RESPONDA NO CADERNO:
1) QUANDO SURGIU O PRIMEIRO SER HUMANO?
2) EM QUAL LOCAL SURGIU O SER HUMANO?
3) QUAL A RELAÇÃO DO TAMANHO DO CEREBRO COM O DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA RACIONAL HUMANA?
4) QUAL PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE OS AUSTRALOPITHECUS E O HOMOS?
5) QUAL A IMPORTANCIA DO CONTROLE DO FOGO PARA O HOMO ERECTUS?
6) O gênero Homo do qual fazemos parte, originou-se há cerca de 2 milhões de anos. Assinale a alternativa que traz nomes de espécies que fazem parte desse gênero:
a.( ) Homo habilis, Homo sapiens
b.( ) Homo savanas, Homo habilis
c.( ) Homo amdertal, Homo erectus
d.( ) Homo habilis, hominis
7) Esse gênero Homo tinha habilidades de fabricar utensílios simples de pedra. Alimentava-se de vegetais e carne e, provavelmente desenvolveu uma forma de linguagem. Trata-se do gênero:
a.( ) Homo habilis
b.( ) Homo erectus
c.( ) Homo sapiens
d.( ) Homo neanderthalensis
8) Leia:
I.Alguns grupos de homo erectus fabricavam utensílios de pedra lascada, como machados , eram bons caçadores.
II.O Homo neanderthalensis possuía uma língua própria. Sua alimentação era constituída 85% de carne. Produzia utensílios de pedra mais elaborados e finos. Utilizava, também, osso, dentes, chifres, madeira e outros materiais. Ele era parecido com o homem moderno.
III. Homo sapiens surgiu há pelo ao menos 150 mil anos, nas savanas africanas. Era caçador e coletor.
Assinale a alternativa correta:
a.( ) somente a alternativa I está correta.
b.( ) somente a alternativa II está correta.
c.( ) somente a alternativa III está correta.
d.( ) Todas as alternativas estão corretas.
9) Em oposição ao criacionismo, a parte do princípio de que o homem é o resultado de um lento processo de alterações (mudanças). Essa teoria foi proposta por Darwin e Wallace. Assinale a alternativa correta:
a.( ) teoria evolucionista
b.( ) teoria darwinística
c.( ) teoria wallaciana
d.( ) teoria criacionista
10) Observe a imagem a seguir:
A) Ela representa:
a.( ) a escala evolutiva dos hominídeos
b.( ) a escala evolutiva dos macacos
B) Analisando a imagem responda como vivia e quem era o gênero Homo mais evoluído que antecedeu o homem moderno.
TEMA: PRÉ-HISTÓRIA SUL AMERICANA E BRASILEIRA
HABILIDADES: Pré-história - A Pré-história sul-americana, brasileira e regional- Reconhecer a importância de submeter à crítica o conceito de Pré-história, com base na crítica ao viés eurocêntrico e à delimitação pela ausência da escrita
COPIE ESSAS INFORMAÇÕES NO CADERNO, SÃO O RESUMO DA VÍDEO- AULA DO DIA 07/05. POR ÚLTIMO, RESPONDA AS ATIVIDADES.
PRÉ-HISTÓRIA: PERÍODO ANTERIOR A HISTÓRIA ESCRITA, PERÍODO IMPORTANTE
DIVIDIDO EM TRÊS PERÍODO:
● PALEOLÍTICO
● NEOLÍTICO
● IDADE DOS METAIS
FORMAÇÃO DA SOCIEDADES- INTRODUÇÃO A VIDA EM COLETIVO.
AGRUPAMENTO PELA SOBREVIVÊNCIA.
PALEOLÍTICO: PERÍODO DA PEDRA LASCADA
● NOMADISMO ( NÃO TEM MORADIA FIXA)
● FOGO ESPONTÂNEO
● ARTE RUPESTRE
● CAÇADORES E COLETORES
NEOLÍTICOS: PEDRA POLIDA
● SEDENTARISMOS ( MORADIA FIXA)
● CONTROLE DO FOGO
● REVOLUÇÃO AGRÍCOLA ( CRIAÇÃO DA AGRICULTURA)
● DOMESTICAÇÃO DE ANIMAIS
IDADE DOS METAIS:
● SOCIEDADE COMPLETAMENTE SEDENTARIZADA
● ORGANIZADA EM FAMÍLIA
● PRODUÇÃO E MANIPULAÇÃO DE METAIS
MARCO DIVISOR DA PRÉ- HISTÓRIA PARA HISTÓRIA É A CRIAÇÃO DA ESCRITA
TRATAMOS OS POVOS DA AMÉRICA DE PRÉ-COLOMBIANOS POIS ESSES POVOS JÁ VIVIAM AQUI NO CONTINENTE ANTES DA CHEGADA DE CRISTÓVÃO COLOMBO NO SÉCULO XV. POVO ANTERIORES A COLONIZAÇÃO EUROPEIA
OS GRUPOS QUE VIVIAM AQUI EM SUA MAIORIA VIVIAM EM AGRUPAMENTO DENOMINADO DE TRIBO. ATÉ HOJE O BRASIL POSSUI DIVERSAS TRIBOS QUE VIVEM EM SISTEMAS SEMELHANTES A CHEGADA DE CABRAL.
TRIBOS SÃO ORGANIZAÇÕES SIMPLES, PORÉM SÃO SOCIEDADES, POIS POSSUEM:
● RELIGIÃO
● LIDERANÇA
● TRONCO LINGUÍSTICO
● CRIAÇÃO DE UTENSÍLIOS
● FAMÍLIA
BRASIL ENCONTRADO POR PORTUGUESES: POVOS SIMPLES COMO OS TUPIS, OS JÊS E OS SAMBAQUIS
● VIVIAM EM TRIBOS
● DIVISÃO SOCIAL NAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
● AUSÊNCIA DE DINHEIRO
● AUSÊNCIA DE COMÉRCIO.
OS ESPANHÓIS ENCONTRARAM POVOS MAIS COMPLEXOS, COM FORMAÇÃO D IMPÉRIOS E CIDADES- ESTADOS: MAIAS, INCAS E ASTECAS
● POSSUÍAM DIVISÃO SOCIAL POR CLASSES
● FAZIAM COMÉRCIO
● TINHA UMA PRODUÇÃO TECNOLÓGICA
● FAZIAM FUNDIÇÃO DO METAL
SÃO DESENVOLVIMENTO DIFERENTES, PORÉM NEM UM MELHOR OU PIOR QUE O OUTRO. NÃO EXISTE POVO OU CULTURA MELHOR OU MAIS DESENVOLVIDA. SÓ DIFERENTE
● OS POVOS AMERICANOS SÃO SEDENTÁRIOS ENTÃO EM QUALQUER MOMENTO JÁ FAZEM PARTE DO NEOLÍTICO PARA FRENTE
ORIGEM DOS HABITANTES DA AMÉRICA:
DUAS TEORIAS PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS POVOS AMERICANOS:
● TEORIA DE CLÓVIS: DURANTE A ERA GLACIAL OS HOMO SAPIENS TERIAM ATRAVESSADO O ESTREITO DE BERING VINDO DA ÁSIA PARA AMERICA. ENTRANDO PELA REGIÃO QUE HOJE É CONHECIDO COMO ALASCA
O HOMEM SURGIU A ÁFRICA E FOI SE ESPALHANDO EM BUSCA DE ALIMENTO, CHEGOU NA ÁSIA E POSTERIORMENTE MIGRARAM PARA A AMÉRICA.
●TEORIA TRANSOCEÂNICA
ESSA TEORIA COMEÇOU A SER FORMULADA A PARTIR DO ACHADO DE FÓSSEIS NA REGIÃO CENTRAL DO BRASIL. EM LAGOA SANTA MINAS GERAIS, QUE ERAM MAIS ANTIGOS QUE OS VESTÍGIOS DA REGIÃO DE CLÓVIS. O QUE DAVA A ENTENDER QUE NÃO ERA POSSÍVEL SEREM OS MESMO GRUPOS.
ACREDITASSE QUE OS HOMENS TENHAM FEITO DOIS CAMINHOS DIFERENTES. O PELA ÁSIA ( TEORIA DE CLÓVIS) E OUTRO POR ILHAS DO PACÍFICO E ENTRANDO PELO CHILE.
É POSSÍVEL VERIFICAR AS DUAS TEORIAS NA IMAGEM ACIMA.
UMA TEORIA NÃO EXCLUI A OUTRA, ACREDITASSE QUE O HOMEM FEZ DIVERSOS CAMINHOS DIFERENTES
OS FÓSSEIS ENCONTRADOS NOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DE CLÓVIS TEM CARACTERÍSTICAS ASIÁTICAS
OS FÓSSEIS ENCONTRADOS NOS SÍTIOS HISTÓRICOS DE LAGOA SANTA E LAPA VERMELHA ( TEORIA TRANSOCEÂNICA) TEM CARACTERÍSTICAS AFRICANAS.
TODOS OS HOMINÍDEOS QUE OCUPARAM A AMÉRICA ERAM HOMO SAPIENS , NÃO HÁ ANCESTRAIS ANTERIORES
EM LAGOA SANTA FOI ENCONTRADO O FÓSSIL HUMANO MAIS ANTIGO DA AMÉRICA. UMA MULHER CHAMADA DE LUZIA.
LEMBRANDO QUE O FÓSSIL MAIS ANTIGO DO MUNDO É A LUCY ENCONTRADA NA ETIÓPIA.
SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE RAIMUNDO NONATO- PI:
ESSE SÍTIO POSSUI VESTÍGIOS HUMANOS DE 40 MIL ANOS, QUASE 30 MIL ANTES DOS ANTERIORES. PORÉM, É UM TEMA COMPLEXO, POIS EM RAIMUNDO NONATO NÃO TEM FÓSSIL HUMANO SÓ VESTÍGIOS COMO FOGUEIRAS, INSTRUMENTOS E DESENHOS RUPESTRE.
OS POVOS SAMBAQUIS:
SAMBAQUIS SÃO GRANDES MONTANHAS DE DEJETOS NO LITORAL DA AMÉRICA. SÃO MONTES DE CONCHAS, OSSOS, TERRAS, OBJETOS. OS POVOS QUE VIVIAM NESSAS REGIÕES SÃO CHAMADOS DE SAMBAQUIEROS.
NÃO SE SABE COM TODA CERTEZA QUAL ERA A FUNÇÃO DO SAMBAQUIS, ELES PODIAM SER TÚMULOS, PROTEÇÃO E MORADIA EM ÉPOCAS DE FRIO. DENTRO DELES SÃO ENCONTRADO OBJETOS, RESTOS DE FOGUEIRAS, OSSOS HUMANOS
OS SAMBAQUIS SÃO COMUNS NO LITORAL SUL DO BRASIL.
1) QUE PERÍODO CORRESPONDE A PRÉ-HISTÓRIA?
2) POR QUE A PRÉ- HISTÓRIA RECEBE ESSE NOME?
3) QUAIS SÃO OS TRÊS PERÍODOS QUE DIVIDEM A PRÉ-HISTÓRIA?
4) QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DO PALEOLÍTICO?
5) QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DO NEOLÍTICO?
6) QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DO PERÍODO DA IDADE DOS METAIS?
7) QUAIS SÃO AS DUAS TEORIAS DA CHEGADA DO HOMEM NA AMÉRICA? CITE E EXPLIQUE CADA UMA.
8) A EXISTÊNCIA DA TEORIA DE CLÓVIS EXCLUI AUTOMATICAMENTE A TEORIA TRANSOCEÂNICA? EXPLIQUE.
9) QUE FOI LUZIA? QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA OS ESTUDOS DO HOMEM NA AMÉRICA?
10) EXISTEM SOCIEDADES MELHORES QUE AS OUTRAS? EXPLIQUE ESSA AFIRMAÇÃO.
POVOS PRÉ-HISTÓRICOS DO BRASIL
QUEM FORAM OS PALEOÍNDIOS?
SÃO OS POVOS QUE VIVERAM NA AMÉRICA COM CARACTERÍSTICAS DO PERÍODO DO PALEOLÍTICO . É UM TERMO GENÉRICO, QUE INCLUI GRUPOS DE CARACTERÍSTICAS INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS.
CARACTERÍSTICAS:
● 2 MILHÕES A 10 MIL A.C
● USO DE PEDRA LASCADA
● CAÇA E COLETA
● NOMADISMO
● USO E DOMÍNIO DO FOGO
● ABRIGOS EM CAVERNAS
● PINTURAS RUPESTRES
ESSAS CARACTERÍSTICAS SÃO ENCONTRADAS NO PRIMEIROS POVOS BRASILEIROS.
OS PRIMEIROS POVOS DO BRASIL ELES VIVIAM NA ÁREA DE CAATINGA E CERRADO.
POVOS DO BRASIL
● UMBU E HUMAITÁ
● LAGOA SANTA
● SAMBAQUI
● AMAZÔNICOS E MARAJOARAS
UMBU - SUL E SUDESTE
CAÇADORES E COLETORES
HABILIDOSOS NA PRODUÇÃO DE FERRAMENTAS DE PEDRAS
ALIMENTAÇÃO BASEADA NA PROTEINAS, ARCADA DENTÁRIA COMPROVAM A ALIMENTAÇÃO DE CARNE
USAVAM ARCO E FLECHAS
HUMAITÁ- SUL E SUDESTE
CAÇADORES E COLETORES
VIVIAM PRÓXIMOS DE RIOS
NÃO TINHAM MUITO CONHECIMENTO DE FERRAMENTAS
NÃO USAVAM ARCO E FLECHA
SE ALIMENTAVAM DE FRUTOS E RAÍZES
HOMEM DE LAGOA SANTA - MINAS GERAIS
PRATICAVAM RITUAIS FUNERÁRIOS - COMPREENSÃO DA MORTE
ERAM NÔMADES
ALIMENTAÇÃO POBRES EM PROTEÍNAS E RICA EM CARBOIDRATOS, ARCADA COM MUITAS CÁRIES O QUE MOSTRA O CONSUMO DE CARBOIDRATOS, QUE SE TRANSFORMA EM AÇÚCAR EM NOSSO CORPO
BAIXA EXPECTATIVA DE VIDA - LUZIA MORREU AOS 23 ANOS MAIS OU MENOS
POVO COM CARACTERÍSTICAS NEGRÓIDE
SAMBAQUIS- POVOS DO LITORAL BRASILEIROS
DO TUPI - SIGNIFICA MONTES DE CONCHAS
SE ALIMENTAVAM DE FRUTOS DO MAR DEVIDO AO SUA LOCALIZAÇÃO
CONSTRUÍAM SUAS MORADIAS SOBRE MONTES DE CONCHAS
SEDENTÁRIOS- VIVIAM EM ALDEIAS
PRATICAVAM RITUAIS FUNERÁRIOS
PRODUÇÃO ARTÍSTICAS- ESCULTURAS EM PEDRAS ( ZOÓLITOS)
DESAPARECEU A CERCA DE 2 MIL ANOS
EXISTEM POVOS DO SAMBAQUIS EM MUITAS REGIÕES LITORÂNEAS DO PLANETAS
POVOS AMAZÔNICOS
VIVIAM DA AGRICULTURA, CULTIVAVAM A PUPUNHA E MANDIOCA
ERAM SEDENTÁRIOS
CONSTRUÍAM SUAS MORADIAS SOBRE MORROS ARTIFICIAIS (TESOS) PRÓXIMOS ÀS MARGENS DO RIOS
AS CERÂMICAS SÃO AS PRINCIPAIS FONTE HISTÓRICO DESSE POVO. ARTE GRANDE DETALHAMENTO.
NÃO PODEMOS ESQUECER QUE A HISTÓRIA, PRINCIPALMENTE A DA PRÉ-HISTÓRIA E ANTIGA, NÃO TRABALHA SOZINHA. ELA VEM ACOMPANHADA DE OUTROS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS. COMO A QUÍMICA, ARQUEOLOGIA, BIOLOGIA, ODONTOLOGIA, GEOGRAFIA.
EXERCICIO:
1) O QUE SÃO PALEOÍNDIOS?
2) QUAIS SÃO OS POVOS PALEOÍNDIOS DO BRASIL?
3) QUAIS AS PRINCIPAIS REGIÕES QUE VIVIAM OS PRIMEIROS POVOS DO BRASIL?
4) COMO CONSEGUIMOS DESCOBRIR QUE OS POVOS DE UMBU SÃO HÁBEIS CRIADORES DE FERRAMENTAS E CAÇADORES?
5) O QUE SIGNIFICA FAZER UM RITO FÚNEBRE PARA ESSES POVOS?
6) QUAL A RELAÇÃO DA ODONTOLOGIA COM OS ESTUDOS DE POVOS PRÉ-HISTÓRICO? DE EXEMPLOS
7) O QUE ERAM OS SAMBAQUIS? POR QUE A CRIAÇÃO DOS SAMBAQUIS TEM RELAÇÃO COM O SEDENTARISMO?
8) QUAL A PRINCIPAL FONTE HISTÓRICA DOS POVOS AMAZÔNICOS ?