1) Exercicio Individual, copiar o texto e fazer uma pesquisa no caderno.
Leitura
Num país onde a diversidade cultural tem na dança uma de suas expressões mais significativas, constituindo um amplo leque de possibilidades de aprendizagem, não se concebe a não inclusão da dança popular como fator de fundamental importância nas escolas brasileiras. Desta forma a dança na escola pode contribuir para a melhoria da aprendizagem do educando, visto que trabalha a percepção do próprio corpo, elemento indispensável à aquisição das habilidades: leitura e escrita, ela possibilita ao educando a ampliação da sua capacidade de interação social fazendo-o conhecer e respeitar a diversidade.
Escolher 1 ou 2 temas abaixo:
As dança Primitivas
As danças Milenares
A dança Moderna
A dança Contemporânea
As danças Brasileiras
Danças polares brasileiras e seus ritmos
Coco de roda
Samba
Samba de roda
Frevo
Xaxado
Capoeira
Dança de rua
Hip hipo
Carimbó
Ciranda
Observação: Fazer uma pesquisa sobre a Origem da dança e qual a sua importância para a nossa sociedade, suas principais influências naquele período . A pesquisa deve ser feita no caderno!!
2) Atividade: leia o texto e faça um pesquisa sobre a Origem do teatro para os dias atuais, qual a sua importância para a nossa cultura. A pesquisa é no caderno e é individual.
O TEATRO
A origem do teatro refere-se às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência. Em seu desenvolvimento, o teatro passa a representar lendas referentes aos deuses e heróis. O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria. A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o prédio onde se apresenta a mesma. O teatro designa o local físico do espectador e o local onde realiza o drama frente à audiência. A implantação do teatro no Brasil ocorreu devido ao empenho dos jesuítas em catequizar os índios.
Por Patrícia Lopes Equipe Brasil Escola
Texto retirado do site: http://www.brasilescola.com/artes/teatro.htm
CORONAVÍRUS
A Organização Mundial de Saúde decretou na última quarta-feira (11) o estado de pandemia do Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Ao redor do mundo, medidas de prevenção estão sendo tomadas, como o decreto de isolamento de cidades na China e a suspensão de serviços considerados não essenciais, como lojas e bares, na Itália.
Por aqui, o Ministério da Saúde recomendou a redução do contato social e anunciou o isolamento domiciliar ou hospitalar de pessoas com sintomas da doença por até 14 dias. Em São Paulo, o governador João Doria (PSDB) confirmou a interrupção das aulas na rede estadual de ensino, enquanto o secretário de Saúde do Rio de Janeiro afirmou, em entrevista à TV Globo, que “as pessoas devem ficar em casa”.
Diante desse cenário de mudanças, a especialista em tendências de moda e design Li Edelkoort acredita que nem tudo é motivo para pânico e que é possível ter esperança. “Parece que estamos entrando em uma quarentena do consumo, em que aprenderemos a ser felizes apenas com um vestido simples, um livro e uma refeição caseira”, afirma, em entrevista ao site Dezeen.
Para Li, este momento é uma página em branco para um novo começo. Um exemplo dado pela designer é que a emissão de gás carbônico e a poluição advindas da indústria chinesa diminuíram desde o surgimento da doença. “O vírus mostrará como desacelerar e desligar podem produzir um ambiente melhor", afirma.
Empresas ao redor do mundo estão decretando o regime de home office para tentar conter o avanço da Covid-19 e, com isso, as pessoas devem passar mais tempo em casa nas próximas semanas.
Responda:
1 – Como você e sua família estão enfrentando essa situação?
2 – Selecione atividades simples para desocupar a mente nesta época conturbada
3 – Na sua opinião, como será o mundo após o término do isolamento social?
4 – Você acredita que teremos um novo recomeço?
1) Atividade (1º etapa): Copie o texto sobre os fatores principiais da Árvore da Vida.
2) (2º etapa): Responder as questões referente a árvore da vida.
SIGNIFICADO DA ÁRVORE DA VIDA
A Árvore da Vida possui um significado para cada cultura. No território brasileiro, por exemplo, o símbolo é frequentemente encontrado em desenhos e tatuagens.
Para os assírios, a árvore não é a única que conta com significados celestiais, contudo, é a mais conhecida. Para eles, a árvore está ligada à divindade mais importante para o povo da Mesopotâmia, a deusa Ishtar.
Na Bíblia cristã, a Árvore da Vida aparece no livro de Gênesis e Apocalipse.
SÍMBOLO DA ÁRVORE DA VIDA
Para muitas culturas, a Árvore da Vida é um símbolo sagrado, visto que está associada a assuntos espirituais e materiais. Essa árvore tende a ser vista como um elo entre o céu, a terra e o mundo inferior, que se justifica através das folhas, caule e/ou tronco e raízes.
No que versa às culturas que consideram essa árvore como símbolo sagrado, para tais, essas folhas crescem para o alto, isso é, em direção ao céu, o tronco é relacionado com a terra e suas raízes são profundas o bastante para encontrar o mundo inferior. Diante disso, a árvore representa a imortalidade, fecundidade e criação.
3) No seu caderno faça um desenho de uma mandala com a Árvore da Vida, dentro do desenho coloque os nomes das pessoas que você tem mais afinidades, pessoas que você convive.
4) Estas pessoas que você coloca no seu desenho são importantes para você? (Explique)
5) Se você quiser pode colocar o que você gosta de fazer no tempo livre na árvore da vida. Pode pintar o desenho ou fazer colagens.
6) Veja o exemplo abaixo para ter uma ideia.
Série: 8º Ano do Ensino Fundamental
Habilidades
Promover a reflexão e leitura crítica da mensagem de um filme, apontando as características expostas
Estimular nos alunos a observação, capacidade de julgamento, a sensibilidade e experiência estética
Questões referentes ao filme: “O menino que descobriu o vento”
1. Onde se passa a história mostrada no filme?
2. Quem é o protagonista da história?
3. O que o garoto faz para ganhar alguns trocados?
4. Como se chamam os pais de William?
5. Qual é o drama que dá início a história?
6. Qual é a consequência dessa situação para os moradores?
7. O que William faz para ajudar a comunidade?
8. Como seu pai reage diante da atitude de William?.
9. O que o governo faz?
10. Como termina a história?
1) Atividade Individual, copiar o texto e as questões e responder no caderno.
Empreendedorismo: É o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.
Exercicio:
1) O que ser um jovem empreendedor para você?
2) Faça uma pesquisa sobre quais países que tem lucro no empreendedorismo!
3) Faça um mural ou um quadro no seu caderno, usando lápis de cor ou canetinhas com principais tópicos abaixo?
ü Tipo de trabalho ou serviço que irá realizar
ü Metas
ü Objetivo
ü Qualificação
ü Sucesso
Observação: Em cada tópico você vai descrever uma ideia para ser um jovem empreendedor
Prezado(a) Aluno(a),
Por gentileza, sempre que realizar uma atividade e enviar para o seu respectivo professor, é obrigatório o seguintes dados abaixo;
Nome:
Turma:
Nº:
1 – Criar um ZINE baseado em situações do seu cotidiano, nessa mudança de rotinas.
2 – Responda:
a) O que é empreendedorismo?
b) Quais as características de um empreendedor?
c) Analisando a fala do fundador da Stoodi, Daniel Liebert e do Lider de Unidade de Negócios Ricardo Sudário, o que você pode concluir?
Responder no caderno, colocar nome, número e turma, tirar foto e enviar por e-mail.