Leia com atenção o texto, e responda as questões de 1 a 5:
Formação do território brasileiro
O Brasil é o 5° maior país do mundo em extensão territorial, com uma área de 8.514.876 km².
A sua formação resultou de um longo processo de conquistas de terras, iniciado pelos portugueses a partir de 1500, que foram se apropriando das terras que hoje constituem o Brasil, em que viviam cerca de 4 milhões de pessoas, que foram chamados pelos europeus de indígenas.
Os limites territoriais
Os atuais limites do território brasileiro começaram a ser definidos já em 1494, com o Tratado de Tordesilhas, um acordo feito entre portugueses e espanhóis em relação às terras descobertas.
Em 1532, a Coroa portuguesa organizou o território, dividindo-o em capitanias hereditárias, que eram lotes de terras doadas pelo rei de Portugal. Como os portugueses não conheciam muito bem o território, as fronteiras ainda não estavam definidas.
Expansão territorial
O território inicialmente traçado pelos portugueses teve uma grande expansão, ultrapassando a linha de Tordesilhas.
Os fatores que contribuíram para a ocupação e expansão do território brasileiro foram:
· A atuação dos bandeirantes
· O papel dos jesuítas
· A exploração econômica do território.
1. A partir do sec. XVII, como se deu a expansão do povoamento no território brasileiro?
2. Por que os limites do território brasileiro começaram a ser definidos a partir de 1494?
3. Como ocorreu a formação do Brasil, a partir de 1500?
4. Por que foi importante na expansão territorial do Brasil, a atuação dos bandeirantes?
5. O que estabeleceu o Tratado de Madri, assinado por Espanha e Portugal em 1750?
6. O Sudeste brasileiro foi durante muitos anos a região brasileira que mais recebeu migrantes, no entanto, nas últimas décadas esse cenário mudou, atualmente a região Centro-Oeste é o principal destino para os fluxos migratórios. Essas regiões recebem migrantes de várias partes do Brasil. O complexo regional brasileiro que é a principal origem de emigrantes (que saem) é:
a) Sudeste
b) Centro-Oeste
c) Sul
d) Nordeste
7. Explique os motivos que levam as pessoas a saírem de suas cidades para viverem em cidades grandes, como São Paulo e Rio de Janeiro.
8. Boa parte da população brasileira se concentra nos grandes centros urbanos, como Rio de Janeiro e São Paulo. De acordo com essas informações, e com o que estudamos, a região mais populosa do Brasil é o
a) Norte.
b) Nordeste.
c) Centro Oeste.
d) Sudeste.
9. Em relação as características do território brasileiro, assinale a opção INCORRETA:
a) O Brasil é um país com grande extensão territorial.
b) O Brasil é considerado um ‘país-continente’.
c) O Brasil está entre os cinco maiores países do mundo em área.
d) O Brasil possui 8,5 bilhões de km2, e é um dos países menores do mundo.
10. Com extensão territorial de 8.514.876 quilômetros quadrados, o território brasileiro corresponde a 48% do subcontinente sul-americano. Sua grande dimensão e localização proporcionam fronteiras com quase todos os países da América do Sul. Marque a alternativa que indica as duas únicas nações sul-americanas que NÃO fazem fronteira com o Brasil.
a) Argentina e Uruguai
b) Equador e Chile
c) Colômbia e Suriname
d) Chile e Panamá
e) Paraguai e Venezuela
11. Explique a importância do Tratado de Tordesilhas para a o início da formação territorial do Brasil.
12. Explique uma das razões que levaram Portugal a adotar o sistema de capitanias hereditárias no Brasil.
13. De acordo com o mapa a seguir, cite três estados que passaram a fazer parte do território brasileiro com o avanço do domínio português sobre o domínio espanhol.
14. Observando os diferentes mapas das diferentes regionalizações do Brasil ao longo do século XX no Brasil, explique resumidamente as modificações que foram ocorrendo ao longo do tempo.
15. Observe o mapa abaixo e Agora responde as seguintes questões:
• Do que se trata esse mapa apresentado?
• Cite, ao menos, 5 aspectos que são tratados nesse mapa.
• Cite em que estados estão localizados a planície amazônica.
• Cite em que estados estão localizados as serras e planaltos do leste sul.
BIOMAS
Pode definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada as condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc.) existentes. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade)
Biomas Brasileiros
- Biomas Litorâneos – com um litoral muito extenso, o Brasil possui diversos tipos de biomas nestas áreas. Na região Norte destaca-se as matas de várzea e os mangues no litoral Amazônico. No Nordeste, há a presença de restingas, falésias e mangues. No Sudeste destacam-se a vegetação de mata Atlântica e também os mangues, embora em pouca quantidade. Já no sul do país, temos os costões rochosos e manguezais.
- Caatinga – presente na região do sertão nordestino (clima semi-árido), caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos. Há também a presença de ervas e cactos.
- Campos – presente em algumas áreas da região Norte (Amazonas, Pará e Roraima) e também no Rio Grande do Sul. A vegetação dos campos caracteriza-se pela presença de pequenos arbustos, gramíneas e herbáceas.
- Cerrado – este bioma é encontrado nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Com uma rica biodiversidade, caracteriza-se pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas. As plantas possuem longas raízes para retirar água e nutrientes em profundidades maiores.
- Floresta Amazônica – é considerada a maior floresta tropical do mundo com uma rica biodiversidade. Está presente na região norte (Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Amapá, Maranhão e Tocantins). É o habitat de milhares de espécies vegetais e animais. Caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte, situadas bem próximas umas das outras (floresta fechada). Como o clima na região é quente e úmido, as árvores possuem folhas grandes e largas.
- Mata dos Pinhais – também conhecidos como Mata de Araucárias, em função da grande presença da Araucária angustifólia neste bioma. Presente no sul do Brasil caracteriza-se pela presença de pinheiros, em grande quantidade (floresta fechada). O clima característico é o subtropical.
- Mata Atlântica – neste bioma há a presença de diversos ecossistemas. No passado, ocupou quase toda região litorânea brasileira. Com o desmatamento, foi perdendo terreno e hoje ocupa somente 7% da área original. Rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais. A floresta é fechada com presença de árvores de porte médio e alto.
- Mata de Cocais – presente, principalmente, na região norte dos estados do Maranhão, Tocantins e Piauí. Por se tratar de um bioma de transição, apresenta características da Floresta Amazônica, Cerrado e da Caatinga. Presença de palmeiras com folhas grandes e finas. As árvores mais comuns são: carnaúba, babaçu e buriti.
- Pantanal – este bioma está presente nos estados de Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul. Algumas regiões do pantanal sofrem alagamentos durante os períodos de chuvas. Presença de gramíneas, arbustos e palmeiras. Nas regiões que sofrem inundação, há presença de árvores de floresta tropical.
1- Defina o que são biomas e Biomas brasileiros
2-Escreva um pouco de cada bioma brasileiro.
3-O que você aprendeu com essa aula?
Inserido em: 19-05-20
Em 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, na República Popular da China. Tratava-se de uma nova cepa (tipo) de coronavírus que não havia sido identificada antes em seres humanos. Uma semana depois, em 7 de janeiro de 2020, as autoridades chinesas confirmaram que haviam identificado um novo tipo de coronavírus. Os coronavírus estão por toda parte. Eles são a segunda principal causa de resfriado comum (após rinovírus) e, até as últimas décadas, raramente causavam doenças mais graves em humanos do que o resfriado comum.
Ao todo, sete coronavírus humanos (HCoVs) já foram identificados: HCoV-229E, HCoV-OC43, HCoV-NL63, HCoV-HKU1, SARS-COV (que causa síndrome respiratória aguda grave), MERS-COV (que causa síndrome respiratória do Oriente Médio) e o, mais recente, novo coronavírus (que no início foi temporariamente nomeado 2019-nCoV e, em 11 de fevereiro de 2020, recebeu o nome de SARS-CoV-2). Esse novo coronavírus é responsável por causar a doença COVID-19.
A OMS tem trabalhado com autoridades chinesas e especialistas globais desde o dia em que foi informada, para aprender mais sobre o vírus, como ele afeta as pessoas que estão doentes, como podem ser tratadas e o que os países podem fazer para responder.
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) tem prestado apoio técnico aos países das Américas e recomendado manter o sistema de vigilância alerta, preparado para detectar, isolar e cuidar precocemente de pacientes infectados com o novo corona vírus.
Exercicio:
Faça um relato, com um gráfico da atualidade, siga exemplo do gráfico abaixo
Inserido em: 04-06-20
São Paulo: Aspectos Territoriais
Esse artigo apresenta algumas informações sobre o território do estado de São Paulo, seus pontos culminantes, limites territoriais e organização administrativa.
O estado de São Paulo possui 645 municípios espalhados por uma área territorial de 248.209,3 km². Isso representa 2,91% do território brasileiro.
Apesar de ter a maior população entre os estados brasileiros, São Paulo é apenas o 12º estado brasileiro em área territorial. O maior estado é o Amazonas, com uma área territorial de mais de 1,5 milhões de km².
Com uma população estimada em 43.359.005 de habitantes (2016), a densidade demográfica de São Paulo é de 174,68 habitantes por km².
Divisão político-administrativa de São Paulo
Os 645 municípios paulistas estão organizados, segundo a legislação estadual vigente, em 42 regiões de governo, 14 regiões administrativas e 6 regiões metropolitanas.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, que possui uma metodologia própria de organização territorial, o Estado é dividido em 15 mesorregiões geográficas, que, por sua vez, dividem-se em 63 microrregiões geográficas.
Abaixo, são apresentados alguns conceitos fundamentais sobre a divisão regional do estado de São Paulo e a legislação aplicada.
Exercicio:
Encontre no Mapa Osasco e faça um breve relato sobre o texto e o vídeo abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=V5Bd2v9in4M