Tema: Os quatro Períodos da História da Filosofia
Pesquisa: Períodos da Filosofia – Antigo; Medieval; Moderno e Contemporâneo. Destacar de cada período:
1. Contexto histórico.
2. Principais problemas filosóficos.
3. Principais escolas filosóficas.
4. Grandes filósofos do período.
Tema: Áreas da Filosofia
Pesquisa: Destacar as principais áreas da filosofia – Exemplos: política, ética, metafísica, lógica etc.
Tema: Senso Comum e Senso Crítico.
Pesquisa: Diferença entre o Senso Comum e o Senso Crítico.
Habilidades Contempladas na Atividade:
(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
Horas/Aulas da Atividade: 01 aula.
Entrega: Mídias Sociais ou Unidade Escolar (site escolar e facebook)
OBS: 1º) Este conteúdo deverá ser copiado ou o impresso colado no caderno para visto posterior; 2º) Aprofunde o estudo acerca destes temas lendo outras fontes, assistindo documentários e vídeos, etc.3º) Atividades reflexivas.
Tema: Instrumentos de Pesquisa em História da Filosofia
A história da Filosofia ocidental costuma ser dividida em quatro grandes eras:
Filosofia Antiga: estuda-se o surgimento da Filosofia e seu desenvolvimento pelos gregos, especialmente, e pelos romanos. Em geral, ela é repartida, tomando-se Sócrates como referência. Assim, há o período pré-socrático e o pós-socrático. Corresponde ao período compreendido entre os séculos VI e V a.C. Suas figuras de destaque são Platão e Aristóteles, além de outros de quem se sabe menos, como Tales, Anaximandro, Anaxímenes, Heráclito, Parmênides, Empédocles e Demócrito. A transição entre esta etapa e a Filosofia Medieval não é muito nítida. Ela se dá quando o cristianismo ganha status e recorre ao pensamento grego para dar fundamento teórico a suas teses. Em termos cronológicos, esse período coincide aproximadamente com a queda de Roma, no século V.
Filosofia Medieval: se estende até aproximadamente o século XV, quando ocorre o que se chama Renascença. Ela está principalmente subordinada à Igreja Católica e seus representantes capitais são Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. É quase totalmente uma filosofia escolástica. Há ainda alguns filósofos de origem árabe ou judaica, mas não fazem parte da tradição filosófica ocidental, embora seus trabalhos tenham sido fundamentais para que o pensamento antigo atingisse nossos dias.
Filosofia Moderna: vai do final da Idade Média até fins do século XIX. Este é dividido em duas fases. A primeira delas é marcada pela descoberta de obras desconhecidas de Platão e Aristóteles, além de outras obras do mundo grego, sendo seus principais pensadores Maquiavel, Montaigne, Erasmo, Morus, Giordano Bruno, etc. Na segunda, predomina a ideia de conquista científica e técnica de toda a realidade, a partir da explicação mecânica e matemática do Universo e da invenção das máquinas. Seus representantes mais destacáveis foram Galileu, Bacon, Descartes, Pascal, Hobbes, Espinosa, Leibniz, Locke, Berkeley, Newton, Hume e Kant.
Filosofia Contemporânea: estendendo-se de meados do século XIX até nossos dias, é o período mais complexo de definir, afinal está em construção, e não temos o distanciamento afetivo e cronológico para nos ajudar a entendê-lo.
Fonte: www.historiadetudo.com/historia-da-filosofia/Acesso: 03/04/2020.
Leitura Indicada: www.coladaweb.com/Acesso: 03/04/2020.
Filme Indicado: O Mundo de Sophia.
Responda
EXERCICIO: A origem da filosofia
1) Explique onde surgiu e a etimologia da palavra Filosofia:
2) Com suas palavras explique o que a Filosofia estuda.
3) Explique em que estão fundamentados os métodos dos estudos filosóficos?
4) Como surgiu a Filosofia?
5) Quais os quatro períodos da Filosofia?
Habilidades Contempladas na Atividade:
(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
Horas/Aulas da Atividade: 01 aula.
Entrega: Midias Sociais da Unidade Escolar
OBS: 1º) Este conteúdo deverá ser copiado no caderno; 2º) Aprofunde o estudo acerca destes temas lendo outras fontes, assistindo documentários e vídeos, etc; 3º) Efetuar as atividades referente ao texto.
Tema: Áreas da Filosofia
O que é filosofia? Uma forma de responder essa questão é através de uma visão geral das suas principais áreas de estudo, sendo elas: metafísica, epistemologia, filosofia moral, filosofia política, lógica, filosofia da arte, e dos vários problemas abordados em cada uma delas.
Conhecer isso permite uma ter uma noção global do que essa disciplina trabalha. Para usar uma analogia, imagine que é um turista explorando uma nova cidade. Você olha o mapa para ter uma visão geral, conhecer algumas avenidas principais e onde estão os pontos de seu interesse, os lugares que deseja visitar. Conhecer as áreas de estudo e problemas da filosofia é como olhar um mapa. Você terá uma visão geral da disciplina e, assim, saberá, em certo sentido, o que ela é e poderá identificar os temas e problemas que deseja conhecer.
Metafísica
A palavra “metafísica” é o título dado por Andrônico de Rodes a um conjunto de textos aristotélicos que significa “aquilo que está depois da física.” Qual o sentido dessa expressão? A física estuda a natureza e seus fenômenos, porém isso não esgota o que pode ser questionado sobre a realidade. Existem aspectos dela que são ainda mais fundamentais. É essa realidade, que está “depois da física”, o objeto de estudo da metafísica.
Um exemplo clássico de questão metafísica é se o universo é composto apenas por objetos materiais ou se também existem coisas que não são materiais, como a alma ou deus.
Entre as várias perguntas metafísicas estão:
• O que é o ser? Ou seja, quais as características fundamentais disso que chamamos de real?
• Por que existe algo em vez de não existir nada?
• Qual a origem de tudo o que existe? Existe Deus?
• Existe alma?
• A mente é algo imaterial? Ou os pensamentos são totalmente produzidos pelo cérebro?
• Os seres humanos têm livre-arbítrio? Ou a liberdade não passa de uma ilusão?
Epistemologia
Epistemologia vem do grego episteme que significa “conhecimento” e logos que significa “teoria”. Literalmente, então, trata-se de uma teoria do conhecimento. De maneira geral, essa área da filosofia se ocupa do conhecimento, procura definir o que ele é, como ele é possível, além de abordar tipos específicos de conhecimento, como a ciência.
Algumas das questões colocadas nessa área da filosofia são:
• Como sei que existo? Como saber se não está sonhando nesse exato momento?
• O que é conhecimento? O que significa afirmar que se conhece algo?
• Como conhecemos a realidade?
• Quais os limites do nosso conhecimento? O que podemos conhecer e o que não podemos conhecer?
• Qual a natureza do conhecimento produzido pela ciência?
Filosofia Moral ou ética
O ser humano vive em sociedade e para que a convivência seja possível existem os códigos morais. A moral, nesse sentido, da origem a uma série de discussões filosóficas. Como, por exemplo:
• Será que uma vida justa é feliz?
• O que é certo e o que é errado?
Além disso, dentro da filosofia moral há a chamada ética prática. Como o nome sugere, se trata de discussões filosóficas sobre problemas práticos presentes nas sociedades contemporâneas. Algumas dessas questões são:
• Temos o dever moral de fazer caridade?
• É certo usar animais para alimentação ou pesquisa? Ou todos deveriam se tornar vegetarianos?
• É correto praticar eutanásia?
• E quanto ao melhoramento genético, que poderá se tornar possível em breve, quais suas implicações?
Filosofia Política
A filosofia política também pressupõe a convivência do homem em sociedade. Mas nesse caso, o principal objeto de discussão é a própria forma como se da a organização social.
Algumas das questões discutidas pela filosofia política são:
• É necessário um governo para a sociedade? Como ele deve ser?
• Devemos aceitar a autoridade do Estado?
• Quais os limites do poder do governo?
• Os cidadãos deveriam ter direitos?
• Qual a natureza das desigualdades de gênero? Elas são justas?
Lógica
Uma das características centrais da filosofia é seu caráter argumentativo. Um filósofo deve saber argumentar para justificar o que diz, portanto, não há nada mais importante que a lógica. Isso porque a lógica estuda as formas corretas e incorretas de argumentação. Em outras palavras, como diferenciar um argumento válido de um argumento inválido. É através de seu estudo que aprendemos a avaliar melhor argumentos apresentados por outras pessoas, saber se são bons ou não, além de possibilitar que melhoremos nossa capacidade de construir argumentos.
Conclusão
Esse é foi um rápido panorama das áreas de estudo da filosofia. Para concluir, é importante destacar uma característica fundamental do pensamento filosófico, que o seu caráter sistemático. Isso quer dizer que um filósofo, quando pensa, o faz de maneira que seu pensamento forma um todo integrado. Assim, se ele pensar sobre metafísica, política e moral, suas concepções sobre cada um desses temas serão relacionadas. Ao iniciar o estudo da filosofia é importante levar isso em consideração.
Fonte: www.filosofianaescola.com/Acesso: 04/04/2020.
Leitura Indicada:. Quais são as áreas de atuação para quem faz Filosofia?, em: www.guiadoestudante.abril.com.br/Acesso: 04/04/2020
Responda
EXERCICIO:
1) Quais são as principais áreas da filosofia? Explique o conceito de cada uma delas.
Habilidades Contempladas na Atividade:
(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
Horas/Aulas da Atividade: 01 aula.
Entrega: Mídias Sociais da Unidade Escolar
OBS: 1º) Este conteúdo deverá ser copiado; 2º) Aprofunde o estudo acerca destes temas lendo outras fontes, assistindo documentários e vídeos, etc.3º) Responder a atividade.
O que é Filosofia?
Filosofia é um campo do conhecimento que estuda a existência humana e o saber por meio da análise racional. Do grego, o termo filosofia significa “amor ao conhecimento”. Segundo o filósofo Gilles Deleuze (1925-1995), a filosofia é a disciplina responsável pela criação de conceitos a questão da filosofia é o ponto singular onde o conceito e a criação se remetem um ao outro.” (Gilles Deleuze)
Os principais temas abordados pela filosofia são: a existência e a mente humana, o saber, a verdade, os valores morais, a linguagem, etc. O filósofo é considerado um sábio, sendo aquele que reflete sobre essas questões e busca o conhecimento através da filosofia. Dependendo do conhecimento desenvolvido, a filosofia possui uma gama de correntes e pensamentos. Como exemplos temos: filosofia cristã, política, ontológica, cosmológica, ética, empírica, metafísica, epistemológica, etc.
Para que serve a Filosofia?
Por meio de argumentos que utilizam a razão e a lógica, a filosofia busca compreender o pensamento humano e os conhecimentos desenvolvidos pelas sociedades. A filosofia foi essencial para o surgimento de uma atitude crítica sobre o mundo e os homens. Ou seja, a atitude filosófica faz parte da vida de todos os seres humanos que questionam sobre sua existência e também sobre o mundo, o universo. De tão importante, esse campo do conhecimento tornou-se uma disciplina obrigatória no currículo escolar, bem como foram criadas diversas faculdades de filosofia.
Surgimento da Filosofia
A filosofia tem início na Antiguidade, quando surgem as cidades-estados na Grécia Antiga. Antes disso, o pensamento, a existência humana e os problemas do mundo eram explicados de maneira mítica. Ou seja, as explicações estavam baseadas na religião, na mitologia, na história dos deuses e, até mesmo, nos fenômenos da natureza. Assim, com o surgimento da polis grega, os filósofos, que na época eram considerados enviados dos deuses, começaram a investigar e sistematizar o pensamento humano. Com isso, surgem diversos questionamentos, que até esse momento não possuíam tal explicação racional. O pensamento mítico foi dando lugar ao pensamento racional e crítico, e daí surgiu a filosofia.
Responda:
Atividade de Pesquisa:
• Aprofunde o seu conhecimento: "Quais acontecimentos na Grécia Antiga colaborarm para o surgimento da Filosofia?"
Os diversos significados da palavra Filosofia.