DESENHO
O desenho é a base de todas as outras manifestações artísticas, da pintura à arquitetura. Na Pré-História, antes do homem saber ler e escrever, ele já fazia desenhos nas paredes das cavernas, mostrando cenas do cotidiano, e para isso utilizavam pedras, sangue, folhas de árvores, etc.
Podemos desenvolver o desenho com diversos materiais tais como: grafite, giz de cera, carvão, canetinha, lápis de cor, dentre outros, e em diversos suportes como papel, lousa, tecido, ou até a própria pele humana.
O desenho, dependendo de suas características se divide em três tipos: desenho de observação, desenho de criação e desenho de memória.
Desenho de Observação: Quando desenhamos algo que está à nossa vista representando como vemos, observando todos os detalhes e tentando copia-lo da forma mais parecida com o objeto ou o desenho.
Desenho de Criação: Quando desenhamos algo que não existe, criando-o de nossa própria cabeça ou representamos algo que já existe transformando ou modificando seu formato de uma forma diferenciada. O desenho de criação se divide em:
a) Dirigido: Quando damos um tema para o desenvolvimento do desenho.
b) Livre: Quando o desenho é desenvolvido direto da mente da pessoa, sem um tema.
Desenho de Memória: Quando desenhamos algo que não está à nossa vista, que já vimos em algum lugar e guardamos em nossa mente e depois representamos utilizando a nossa própria memória.
Em seu caderno, faça um desenho de criação dirigido, cujo tema seja “ Vaso “, após realização do desenho, desenvolva a pintura.
Instruções: Leia o texto e responda as questões.
Esta é uma obra do artista Estado Unidense Robert Smithson [1938-1973] . Ela foi construida em um lago nos Estados Unidos em 1970, com cerca de 6500 toneladas de rochas e lama. Ela ainda pode ser visitada quando esta visivel, dependendo dos niveis de agua do lago.
Robert Smithson produziu obras de arte diretamente em espaços naturais, ora interferindo nos locais com a inserção de objetos, ora modificando as caracteristicas da paisagem. Ele tambem criou obras com formas geometricas que eram inseridas em ambientes da natureza onde não existiam originamente. Ao mesmo tempo em que levou a arte para fora das galerias, ele tambem levou a natureza para dentro delas, com obras que ele chamava de “Non-Sites” [não locais, em tradução livre], quando transportava materiais encontrados em locais despovoados ou abandonados para construir obras para ser expostas em museus e galerias.
O termo “land art”, se traduzido, corresponde a “arte da terra” e tem como principal característica a utilização de recursos provenientes da própria natureza para o desenvolvimento do produto artístico. Em outras palavras, a land art surge a partir da fusão e integração da natureza e da arte onde a natureza, além de suporte, faz parte da criação artística.
1- Onde é possível encontrar arte na natureza?
2 - Na sua opinião, o que é ser ecológico fazendo arte? E ser artístico fazendo ecologia?