Melanophryniscus dorsalis Mertens, 1933

sapinho-da-barriga-colorida


Características gerais: Sapo, os machos têm uma faixa dorsal de cor vermelha com o comprimento do focinho-cloaca entre 20,0 - 25,0 mm e as fêmeas entre 23,1 - 27,0 mm, a espécie possui o dorso em tons de preto escuro com manchas vermelhas brilhantes, não possui manchas amarelas nas áreas dos ombros como ocorre em outras espécies do mesmo grupo. Podem ocorrer manchas amarelas nas laterais, embora esse padrão não seja consistente em todos os locais de ocorrência da espécie.

Ocorrência/Distribuição: é endêmico do litoral brasileiro de Laguna, na porção sul do Estado de Santa Catarina, ao litoral sul do estado do Rio Grande de Sul, entre 0 e 20 metros acima do nível do mar.

Habitat: A espécie ocupa áreas abertas e dunas de areia. É encontrado em pastagens e vegetação de dunas em solo arenoso na região costeira após chuvas recentes. Os machos podem ser encontrados parcialmente submersos em tanques temporários durante a época de reprodução.

Status de conservação:

Vulnerável

Referências:

Amphibiaweb: Melanophryniscus dorsalis. Disponível em: <https://amphibiaweb.org/species/6185>. Acesso em: 16/09/20.

IOP, S. Anfíbios anuros dos Campos Sulinos: espécies com ocorrência nas áreas campestres do Pampa e da Mata Atlântica/ Samanta Iop, Tiago Gomes dos Santos, Sonia Zanini Cechin – Porto Alegre : Rede Campos Sulinos : UFRGS, 2016. Acesso em: 16/09/20

LEMA, T. Anfíbios do Rio Grande do Sul : catálogo, diagnoses, distribuição, iconografia [recurso eletrônico] / Thales de Lema, Luciane Aldado Martins. – Dados eletrônicos. - Porto Alegre : EDIPUCRS, 2011. Acesso em: 16/09/20

Texto: Wellington Vasconcelos de Souza