Foto: Wellington Vasconcelos de Souza

Jacana jacana Linnaeus, 1766

jaçanã

Características Gerais: Mede de 24 a 25 centímetros de comprimento. Apresenta a plumagem preta, com o dorso e as asas castanhos. O escudo frontal vermelho e o bico amarelo. As patas são cinzas com dedos muito longos. As rêmiges amarelo-limão, sendo muito chamativas durante o voo. O juvenil é branco, com o dorso e as asas pardos, píleo e a linha ocular e posterior do pescoço são pretos, escudos menos coloridos e os olhos claros. Muito comum, é visto geralmente em casais ou em grupos. Alimenta-se de pequenos invertebrados e sementes.

Ocorrência/Distribuição: Tem vasta distribuição nas Américas, ocorrendo a partir das Guianas até a Venezuela, Colômbia, Brasil, Bolívia, Argentina, Equador, Peru e Chile.

Hábitat: É encontrada em ambientes aquáticos com vegetação, sobre a qual se desloca com facilidade devido aos longos dedos e unhas.

Status de conservação:

Pouco preocupante

Referências

TIMM. C. D.; TIMM. V. F. Aves do Extremo Sul do Brasil: Guia de identificação. Pelotas: USEB, 2016. P. 344.

WIKIAVES - A Enciclopédia das Aves do Brasil. Disponível em: <http://www.wikiaves.com.br/wiki/jacana> Acesso em: 08 Abr 2021.

As imagens publicadas no Biota Pampeana estão protegidas pela Lei de Direito Autoral (nº 9610/98), é proibida a cópia e a reprodução sem autorização expressa dos autores.