Rhea americana Linnaeus, 1758

ema

Características Gerais: Ela não voa, e usa suas grandes asas para equilibrar-se e mudar de direção ao correr. É a maior espécie de ave existente no Brasil. Os adultos medem entre 1,27 e 1,40 metro. Tem pescoço e pernas longas, não tem cauda e sua plumagem é pardo-acinzentada. Os machos se diferenciam das fêmeas por apresentarem a região anterior do peito e o pescoço escuros. É onívora, consumindo alimentos tanto de origem vegetal quanto animal: sementes, folhas, frutos, insetos, roedores, moluscos terrestres e outros pequenos animais. Ainda, a espécie ingere muitas pedrinhas, que servem para facilitar a trituração dos alimentos.

Ocorrência/Distribuição: Ocorre em paisagens abertas da América do Sul, do Brasil até o sul da Argentina.

Hábitat: Vive em campos naturais, cerrados e áreas de uso agropecuário (em especial pastos e plantios de soja), mas apenas onde não é alvo de perseguição. Desaparece em locais em que a população humana é mais densa.

Status de conservação:

Quase ameaçada

Referências

TIMM. C. D.; TIMM. V. F. Aves do Extremo Sul do Brasil: Guia de identificação. Pelotas: USEB, 2016. P. 344.

WikiAves. Wiki Aves - A Enciclopédia das Aves do Brasil. Disponível em: <https://www.wikiaves.com.br/wiki/ema> Acesso em: 05 Out 2020.

Texto: Filipe Bálsamo Torbes Idalgo
As imagens publicadas no Biota Pampeana estão protegidas pela Lei de Direito Autoral (nº 9610/98), é proibida a cópia e a reprodução sem autorização expressa dos autores.