Vanellus chilensis Molina, 1782

quero-quero

Características Gerais: Mede 35 centímetros. É a ave símbolo do Rio Grande do Sul. Apresenta a plumagem pardo-acinzentada. Possui um esporão pontudo, ósseo, com 1 centímetro de comprimento no encontro das asas, uma faixa preta desde o pescoço ao peito e ainda umas penas longas (penacho) na região posterior da cabeça, tem um desenho chamativo de preto, branco e cinzento na plumagem. A íris e as pernas são avermelhadas. O esporão é exibido a rivais ou inimigos com um alçar de asa ou durante o voo. É uma espécie comum, geralmente encontrados em grupo, às vezes numerosos. Alimenta-se de artrópodes, anelídeos, moluscos e pequenos vertebrados aquáticos.

Ocorrência/Distribuição: É uma ave típica da América do Sul, sendo encontrado desde a Argentina e leste da Bolívia e principalmente no Rio Grande do Sul, no Brasil. Habita as grandes campinas úmidas e os espraiados dos rios e lagoas.

Hábitat: É uma das aves mais conhecidas, extremamente comum em qualquer ambiente em que haja uma pequena área aberta com vegetação baixa, mesmo em zona urbana. Nidifica no chão. É uma ave briguenta que provoca rixa com qualquer outra espécie habitante da mesma campina.

Status de conservação:

Pouco preocupante

Referências

TIMM. C. D.; TIMM. V. F. Aves do Extremo Sul do Brasil: Guia de identificação. Pelotas: USEB, 2016. P. 344.

WIKIAVES - A Enciclopédia das Aves do Brasil. Disponível

em: <https://www.wikiaves.com.br/wiki/quero-quero> Acesso em: 06 Out 2020.

As imagens publicadas no Biota Pampeana estão protegidas pela Lei de Direito Autoral (nº 9610/98), é proibida a cópia e a reprodução sem autorização expressa dos autores.