Foto: Filipe Bálsamo Torbes Idalgo

Schoeniophylax phryganophilus Vieillot, 1817

bichoita

Características Gerais: Mede de 20 a 21 centímetros de comprimento. Apresenta a plumagem parda, mais clara nas partes ventrais e com o grosso estriado preto nas partes dorsais. A garganta apresenta uma vistosa mancha amarela e preta com laterais brancas. Sobrancelha ocre. Píleo, encontro e peito, na zona de contato com o colorido da garganta, ferrugíneos. Cauda bastante longa, escalonada, com duas pontas. Íris castanho-ferrugínea. Comum, geralmente em casais. Alimenta-se de pequenos invertebrados.

Ocorrência/Distribuição: Uruguai, Paraguai, Bolívia, regiões do norte da Argentina e extremo sul do Brasil, incluindo o Pantanal.

Hábitat: Vive em campos com árvores baixas e arbustos esparsos. É observado com frequência na vegetação arbustiva de beira de estrada em áreas abertas.

Status de conservação:

Pouco preocupante

Referências

TIMM. C. D.; TIMM. V. F. Aves do Extremo Sul do Brasil: Guia de identificação. Pelotas: USEB, 2016. P. 344.

WIKIAVES - A Enciclopédia das Aves do Brasil. Disponível em: <https://www.wikiaves.com.br/wiki/bichoita> Acesso em: 03 Dez 2020.

As imagens publicadas no Biota Pampeana estão protegidas pela Lei de Direito Autoral (nº 9610/98), é proibida a cópia e a reprodução sem autorização expressa dos autores.