Bartramia longicauda Bechstein,1812

maçarico-do-campo

Características Gerais: Mede de 28 a 30 centímetros de comprimento. Apresenta a plumagem pardo-acanelada sarapintada de claro e escuro, estriada no pescoço e peito. Os flancos e a longa cauda são barrados. Suas partes ventrais branca-acaneladas. A face interior das asas barradas. Bico amarelo com a ponta preta. Patas também amarelas. Raro, pode ser encontrado em grupos ou aos pares na região da campanha e no sul, a oeste da Lagoa Mirim. Alimenta-se de pequenos invertebrados e sementes.

Ocorrência/Distribuição: Ave procedente da América do Norte, aparece em grande parte do Brasil. No outono migra para o hemisfério norte, onde reproduz, retornando na primavera.

Hábitat: Ave migratória visitante do hemisfério norte. Essa espécie faz o percurso desde a tundra do Ártico até os Pampas da Argentina. Alguns maçaricos migram 1.600 quilômetros além dos Pampas, para o extremo meridional da América do Sul. Os indivíduos percorrem os campos, pampas, plantações, cerrados, campos de cupim e varjões. Em certos locais aparece próximo da orla marítima, nos campos litorâneos e nos capinzais. Empoleira-se sobre árvores ou estacas.

Status de conservação:

Pouco preocupante

Referências

TIMM. C. D.; TIMM. V. F. Aves do Extremo Sul do Brasil: Guia de identificação. Pelotas: USEB, 2016. P. 344.

WIKIAVES - A Enciclopédia das Aves do Brasil. Disponível em: <http://www.wikiaves.com.br/wiki/macarico-do-campo> Acesso em: 08 Abr 2021.

As imagens publicadas no Biota Pampeana estão protegidas pela Lei de Direito Autoral (nº 9610/98), é proibida a cópia e a reprodução sem autorização expressa dos autores.