Lycosa erythrognatha Lucas 1836

aranha-lobo

Características gerais: Podendo atingir entre 4 a 5 cm de comprimento, onde as fêmeas são maiores que os machos. Vivem cerca de dois anos e meio. Com coloração marrom ou acinzentada, tem faixas pretas no cefalotórax e possui em desenho no abdome que lembra uma ponta de uma lança. Com hábitos diurnos e noturnos, é uma caçadora errante, não utiliza teias para a captura e sim a imobilização da presa, alimenta-se de baratas, besouros, borboletas... Não oferece risco aos humanos, apesar de existir um grande número de acidentes com a espécie, isso se leva por sua presença em jardins ou em casas, vale lembrar que a mesma só ataca se ameaçada, caso contrário, elas fogem para se esconder.

Referências: SILVEIRA, F.F. Aranha-lobo (Lycosa erythrognatha). Fauna digital do Rio Grande do Sul. Disponível em: < https://www.ufrgs.br/faunadigitalrs/aranha-lobo-lycosa-erythrognatha-2/>. Acesso em: 24/05/2021.

Texto: Wellington Vasconcelos de Souza
As imagens publicadas no Biota Pampeana estão protegidas pela Lei de Direito Autoral (nº 9610/98), é proibida a cópia e a reprodução sem autorização expressa dos autores.