Platalea ajaja Linnaeus, 1758

colhereiro

Características Gerais: Mede 80 a 85 centímetros de comprimento. Apresenta o corpo rosado, com franja nos ombros, manchas no peito, uropígio e subcaudais vermelhos. Cabeça nua, amareladas, com nuca e auriculares enegrecidas, pescoço e costas brancos. Bico característico, achatado com a ponta alargada em forma de espátula. Íris vermelha. Em voo, apresenta rêmiges rosadas e cauda amarela. Comum, geralmente em pequenos grupos. Peneira a água, sacudindo e mergulhando o bico à procura de alimento, dentre eles peixes, pequenos anfíbios, insetos, camarões, moluscos e crustáceos. A presença de algumas substâncias nestes itens alimentares, chamadas carotenóides, dão uma coloração rosada ao colhereiro, que se torna mais intensa na época reprodutiva.

Ocorrência/Distribuição: Com ocorrência na região neotropical, distribuindo-se do sul dos EUA à Argentina, ocorrendo também em áreas do Equador e Peru.

Hábitat: Vive em ambientes aquáticos, como praias lamacentas e manguezais, e realiza migrações sazonais. O colhereiro, também conhecido por ajajá, é um animal gregário, ou seja, que vive em bandos.

Status de conservação:

Pouco preocupante

Referências

TIMM. C. D.; TIMM. V. F. Aves do Extremo Sul do Brasil: Guia de identificação. Pelotas: USEB, 2016. P. 344.

WIKIAVES - A Enciclopédia das Aves do Brasil. Disponível em: <https://www.wikiaves.com.br/wiki/colhereiro> Acesso em: 14 Dez 2020.

Texto: Filipe Bálsamo Torbes Idalgo
As imagens publicadas no Biota Pampeana estão protegidas pela Lei de Direito Autoral (nº 9610/98), é proibida a cópia e a reprodução sem autorização expressa dos autores.