Himantopus melanurus Viellot, 1817

pernilongo-de-costas-brancas

Características Gerais: Mede de 36 a 40 centímetros de comprimento. Apresenta o dorso na cor preta e ventrais brancas. A parte posterior da cabeça e do pescoço pretas e anteriores brancas. E uma franja branca entre o pescoço e o dorso. Tem um bico longo, fino e preto, os olhos são vermelho-escuros e as patas rosadas bastante longas. É uma espécie comum e é encontrado aos pares ou em grupos dispersos em áreas úmidas, com pouca ou nenhuma presença de vegetação, incluindo corpos de água doce e costa atlântica. Alimenta-se de pequenos invertebrados, que captura caminhando nas águas rasas e com a cabeça baixa fazendo movimentos laterais com o bico ou desenterrando-os da areia da zona de arrebentação.

Ocorrência/Distribuição: Está presente em todo o Brasil, com exceção no Centro-meridional, onde é substituído pelo pernilongo-de-costas-negras (Himantopus mexicanus). Também ocorre no sul do Peru, Bolívia, Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai.

Hábitat: É encontrado em lagoas, estuários, praias fluviais e marítimas, manguezais, arrozais e banhados.

Status de conservação:

Pouco preocupante

Referências

TIMM. C. D.; TIMM. V. F. Aves do Extremo Sul do Brasil: Guia de identificação. Pelotas: USEB, 2016. P. 344.

WIKIAVES - A Enciclopédia das Aves do Brasil. Disponível em: <https://www.wikiaves.com.br/wiki/pernilongo-de-costas-brancas> Acesso em: 03 Dez 2020.

As imagens publicadas no Biota Pampeana estão protegidas pela Lei de Direito Autoral (nº 9610/98), é proibida a cópia e a reprodução sem autorização expressa dos autores.