Foto: Rafael Balestrin

Geranoaetus albicaudatus Vieillot, 1816

gavião-de-rabo-branco

Características Gerais: Mede 48 a 60 centímetros de comprimento e 125 a 135 de envergadura. Apresenta a cabeça, as laterais do pescoço e o dorso escuros. As asas também são escuras com o encontro ferrugem. Suas partes ventrais são brancas. A garganta geralmente exibe a coloração preta, mas em alguns indivíduos, o branco das partes ventrais se estende até ela. Cauda branca subterminal preta. Em voo, apresenta a face inferior das asas brancas com fino e falho barrado e bordas das rêmiges pretas. O juvenil tem as partes ventrais manchadas e/ou barradas, com ampla área clara no peito. Isso também ocorre em indivíduos que exibem morfo escuro, totalmente pretos, mas com cauda branca. É uma espécie pouco comum, geralmente solitário. Alimenta-se de insetos, répteis, anfíbios e pequenos mamíferos.

Ocorrência/Distribuição: Presente em todo Brasil.

Hábitat: Habita áreas abertas

Status de conservação:

Pouco preocupante

Referências

TIMM. C. D.; TIMM. V. F. Aves do Extremo Sul do Brasil: Guia de identificação. Pelotas: USEB, 2016. P. 344.

WIKIAVES - A Enciclopédia das Aves do Brasil. Disponível em: <https://www.wikiaves.com.br/wiki/gaviao-de-rabo-branco> Acesso em: 24 Mar 2021.

Texto: Filipe Bálsamo Torbes Idalgo
As imagens publicadas no Biota Pampeana estão protegidas pela Lei de Direito Autoral (nº 9610/98), é proibida a cópia e a reprodução sem autorização expressa dos autores.